PH315-52: Dual Boot Helios 300 - SATA no modo AHCI não reconhece 2 ssd ao mesmo tempo

Opções
FelipeAmalfi
FelipeAmalfi Member Posts: 11

Tinkerer

Olá, boa tarde.

Tenho um Helios 300 PH315-52. Recentemente fiz um upgrade e instalei um ssd PCIe modelo XPG TUF S41 de 512gb.

Explicando o caso:
O novo ssd instalado (XPG S41), funciona sem nenhum problema (testado já em ambos slots de ssd nvme). Por razões profissionais, preciso fazer um dualboot para utilizar o Ubuntu. Para isso, é necessário mudar o modo SATA na BIOS de RST para AHCI, já que o instalador do Ubunto não consegue detectar os dispositivos de armazenamento no modo RST. Ocorre que, ao mudar o modo SATA para AHCI, o note congela no logo da Predator. Não é possível nem ao menos acessar a BIOS pelo F2.

Isso só acontece quando há 2 dispositivos ssd instalados, no meu caso, o ssd SATA de fábrica no slot 0 (original, onde está instalado o Windows), e o novo ssd PCIe no slot 1 (onde instalo jogos etc).
Se eu retirar o ssd PCIe do slot 1 e deixar apenas o ssd SATA no slot 0, consigo inicializar o computador sem problemas. 

Resumindo, ocorre um congelamento na inicialização do note ao utilizar o modo SATA AHCI e 2 ssds ao mesmo tempo.

Esse tema já foi discutido em outros tópicos recentes mas, não encontrei uma informação que resolva 100% o problema. 

Uma solução apontada que ainda não testei foi essa:
https://community.acer.com/en/discussion/618968/acer-predator-helios-300-ph315-52-ahci-mode

Um usuário diz que um dispositivo de armazenamento formatado em RST não vai dar boot se o padrão SATA na BIOS for AHCI, logo, a sugestão seria formatar os dispositivos de armazenamento já com o modo AHCI previamente setado.

Parece fazer sentido, mas não houve confirmação de resposta.

Questionamento:
Quero utilizar 2 ssds nvme (o original padrão SATA que veio de fábrica + um novo PCIe), controlados por AHCI, mas a mera mudança de RST para AHCI na BIOS congela a inicilização. Como resolver?

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

  • FelipeAmalfi
    FelipeAmalfi Member Posts: 11

    Tinkerer

    Responder ✓
    Opções
    Opa! Então, resolvi, mas não do jeito que gostaria kkkkk. Vamos lá.

    Primeira resposta bastante óbvia e útil após um pouco de pesquisa foi: deixar o modo sata da bios em AHCI, logicamente, não vai permitir o funcionamento de um um ssd padrão pcie. AHCI é um protocolo de conexão padrão SATA, portanto, permite apenas utilizar dispositivos de armazenamento padrão SATA ou tecnologia anterior. 
    Por isso, quando eu tentava iniciar o notebook com modo sata em AHCI na bios, com um ssd m2 SATA (o ssd que veio de fábrica), e o ssd nvme protocolo pcie novo que comprei, "dava pau". Quando eu retirava o ssd pcie dava de usar normalmente em modo AHCI.

    Infelizmente, não tem o que mudar, a BIOS desse notebook permite apenas modo sata em AHCI ou RST. 

    Ubuntu, Mint e algumas distros Linux não conseguem ler os dispositivos de armazenamento se o padrão sata da BIOS for RST. Então, de duas uma: ou deixava em AHCI para poder fazer o dual boot com Ubuntu, e consequentemente meu ssd nvme novo ficaria sem uso, ou buscaria outra distro linux que fosse compatíveil com RST.

    No meu caso, estou usando o Debian, e funciona normalmente.

    Em resumo, se você quiser usar Ubuntu, Mint ou alguma distro que seja incompatível com RTS (o problema relatado em si), vai ter que deixar o modo sata em AHCI na BIOS, e não vai poder usar ssds nvme padrão pcie (esses ssds mais modernos gen 3 com altas velocidades de leitura e escrita). Ou, se quiser usar um ssd nvme (como eu estou usando um XPG S41 TUF 512gb), vai ter que deixar o modo sata em RST na BIOS, e vai ter que usar uma distro compatível, no meu caso, Debian está funcionando perfeitamente. Não testei nenhuma outra distro (Fedora, Arch etc), mas pode ser que dê certo.

    Infelizmente existem alguns outros "problemas" (infortúnios), por exemplo, o Debian não consegue (e pelo que entendi, nenhuma distro Linux consegue), acessar os sensores de temperatura do computador. Até consegue acessar alguma coisa usando uns pacotes, mas os dados vêm estranhos, e o OS não faz o gerenciamento das fans com base na temperatura. Em outras palavras, o PC esquenta e as fans continuam na velocidade mínima e o computador fica meio quente. Não é nada que impeça você de usar o note ou o Debian, mas é desagradável (também já fiz uma gambiarra pra arrumar isso, se quiser posso explicar depois).

    Desculpe pela resposta muito longa, espero ter sido suficientemente detalhista. Qualquer dúvida ou se eu falei alguma besteira me diz e vamos chegando numa conclusão melhor kkkk.

    Um abraço!
«1

Respostas

  • raulbsc
    raulbsc Member Posts: 14

    Tinkerer

    Opções
    Oi, conseguiu resolver?
  • Commodore_1995#
    Opções
    Tentem isso : pressionem windows + r, digite msconfig, vá em inicialização do sistema, ative a inicialização segura e reinicie o windows. Depois entrem no bios, vão na guia main, pressione ctrl + s e altere o sata mode para ahci. 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • FelipeAmalfi
    FelipeAmalfi Member Posts: 11

    Tinkerer

    Responder ✓
    Opções
    Opa! Então, resolvi, mas não do jeito que gostaria kkkkk. Vamos lá.

    Primeira resposta bastante óbvia e útil após um pouco de pesquisa foi: deixar o modo sata da bios em AHCI, logicamente, não vai permitir o funcionamento de um um ssd padrão pcie. AHCI é um protocolo de conexão padrão SATA, portanto, permite apenas utilizar dispositivos de armazenamento padrão SATA ou tecnologia anterior. 
    Por isso, quando eu tentava iniciar o notebook com modo sata em AHCI na bios, com um ssd m2 SATA (o ssd que veio de fábrica), e o ssd nvme protocolo pcie novo que comprei, "dava pau". Quando eu retirava o ssd pcie dava de usar normalmente em modo AHCI.

    Infelizmente, não tem o que mudar, a BIOS desse notebook permite apenas modo sata em AHCI ou RST. 

    Ubuntu, Mint e algumas distros Linux não conseguem ler os dispositivos de armazenamento se o padrão sata da BIOS for RST. Então, de duas uma: ou deixava em AHCI para poder fazer o dual boot com Ubuntu, e consequentemente meu ssd nvme novo ficaria sem uso, ou buscaria outra distro linux que fosse compatíveil com RST.

    No meu caso, estou usando o Debian, e funciona normalmente.

    Em resumo, se você quiser usar Ubuntu, Mint ou alguma distro que seja incompatível com RTS (o problema relatado em si), vai ter que deixar o modo sata em AHCI na BIOS, e não vai poder usar ssds nvme padrão pcie (esses ssds mais modernos gen 3 com altas velocidades de leitura e escrita). Ou, se quiser usar um ssd nvme (como eu estou usando um XPG S41 TUF 512gb), vai ter que deixar o modo sata em RST na BIOS, e vai ter que usar uma distro compatível, no meu caso, Debian está funcionando perfeitamente. Não testei nenhuma outra distro (Fedora, Arch etc), mas pode ser que dê certo.

    Infelizmente existem alguns outros "problemas" (infortúnios), por exemplo, o Debian não consegue (e pelo que entendi, nenhuma distro Linux consegue), acessar os sensores de temperatura do computador. Até consegue acessar alguma coisa usando uns pacotes, mas os dados vêm estranhos, e o OS não faz o gerenciamento das fans com base na temperatura. Em outras palavras, o PC esquenta e as fans continuam na velocidade mínima e o computador fica meio quente. Não é nada que impeça você de usar o note ou o Debian, mas é desagradável (também já fiz uma gambiarra pra arrumar isso, se quiser posso explicar depois).

    Desculpe pela resposta muito longa, espero ter sido suficientemente detalhista. Qualquer dúvida ou se eu falei alguma besteira me diz e vamos chegando numa conclusão melhor kkkk.

    Um abraço!
  • FelipeAmalfi
    FelipeAmalfi Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções
    Tentem isso : pressionem windows + r, digite msconfig, vá em inicialização do sistema, ative a inicialização segura e reinicie o windows. Depois entrem no bios, vão na guia main, pressione ctrl + s e altere o sata mode para ahci. 
    Opa, obrigado pela ajuda, mas como relatei acima, isso não resolve o problema. Na verdade, essa resposta é a resposta padrão todas as vezes que esse problema é levantado nos foruns da Acer, e nunca chega numa solução kkkk justamente por isso criei esse tópico tentando ser mais detalhista e buscando uma solução.

    Como eu disse acima, se trocar de RST pra AHCI (tanto faz ser no modo de segurança ou direto na bios), não vai funcionar o ssd nvme. Se quiser usar um ssd padrão pcie (nvme), tem que deixar o RST ativo, senão vai dar aquele problema chato lá de congelar a inicialização quando aparece o logo da Predator.

    A solução que eu encontrei, e, até o momento a única viável, é usar outra distro Linux (no meu caso, Debian), ou deixar em AHCI e usar apenas ssd padrão SATA, tanto faz se for sata m2 (que já vem com o note), ou se comprar ssd 2.5.

    Espero ter sido útil, me ponho à disposição pra discussão e achar melhores soluções! Só não vou mexer mais no pc porque deu um trabalho do caramba pra conseguir chegar nessa solução kkkk. Abraços.
  • raulbsc
    raulbsc Member Posts: 14

    Tinkerer

    editado dezembro 2020
    Opções
    Opa Felipe, muito obrigado pela resposta. Eu temia que teria que fazer isso mesmo. Já estava querendo testar o manjaro ou alguma outra distro a um tempo mesmo rsrs. Mas muito obrigado por responder.
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,767 Trailblazer
    editado dezembro 2020
    Opções
    @FelipeAmalfi Não é uma resposta padrão. Quando você altera o sata mode no bios sem entrar no modo de segurança, sempre irá ocorrer erros. Sim, essa resposta já solucionou problemas de outros usuários. Agora, tenho duas perguntas: Qual é a versão do bios? Você já tentou atualizar o firmware dos ssds? Eu também tenho o ph315-52 que veio com um ssd m2 2280 sata e um hdd de 1tb e eu tentarei alterar o sata mode pelo modo de segurança, para verificar se esse problema ocorre, mesmo sem ter um nvme instalado.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Commodore_1995#
    Opções
    Esse é o meu modelo:

    Eu não tive a oportunidade de testar com um nvme. No entanto, esse modelo vem com um ssd de 128gb sata 3 e um hdd de 1tb. Quando eu ativo a inicialização segura, reinicio o windows, acesso a inicialização segura e somente depois altero o sata mode para ahci, não ocorre travamento no logo do predator.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • FelipeAmalfi
    FelipeAmalfi Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções
    @FelipeAmalfi Não é uma resposta padrão. Quando você altera o sata mode no bios sem entrar no modo de segurança, sempre irá ocorrer erros. Sim, essa resposta já solucionou problemas de outros usuários. Agora, tenho duas perguntas: Qual é a versão do bios? Você já tentou atualizar o firmware dos ssds? Eu também tenho o ph315-52 que veio com um ssd m2 2280 sata e um hdd de 1tb e eu tentarei alterar o sata mode pelo modo de segurança, para verificar se esse problema ocorre, mesmo sem ter um nvme instalado.
    @egydiocoelho! Primeiramente, desculpe minha grosseria. Quando eu disse "resposta padrão" é porque eu já havia visto essa mesma solução nos outros tópicos que esse problema no dualboot foi relatado. Como no meu caso essa solução não foi útil, e também vi que não solucionou o problema de ninguém, utilizei esse termo, mas sem qualquer intenção de desprestigiar a resposta.

    Aliás, acredito que você tenha razão, talvez seja melhor mudar o sata mode em modo de segurança do windows. Realmente não tenho esse conhecimento, então não posso opinar kkk.

    Mas, tentando esclarecer a situação de forma definitiva, vou repetir o que eu havia dito nas minhas próprias respostas anteriores.

    O problema não é que o note não liga quando o AHCI está ativado. Pra mim funciona normalmente em AHCI, seja setando direto na bios ou em modo de segurança do windows.

    O problema é que AHCI é um protocolo de conexão para interfaces SATA, logo, com o HD e o SSD que vêm de fábrica (que são padrão SATA), ou qualquer outro dispositivo de armazenamento padrão SATA, o note vai funcionar normalmente com o AHCI ativo. No entanto, quando instalamos um ssd nvme, que o protocolo é PCIe, se deixar o sata mode em AHCI vai gerar incompatibilidade/mal funcionamento/não reconhecimento desses dispositivos nvme (ao menos é essa conclusão que pude chegar). Por consequência, congela a inicialização do note logo no início.

    Para usar um ssd nvme o sata mode tem que estar setado com um padrão que reconheça o protocolo PCIe, no caso dos nossos notebooks está disponível apenas o RST da intel.

    Concluindo meu raciocínio: deixar o sata mode em AHCI não é o problema, o problema é fazer isso e querer usar um ssd nvme ao mesmo tempo kkkk. Se quiser usar um ssd nvme precisa deixar em RST, ou então o dispositivo de armazenamento não será reconhecido (independente do OS estar instalado nele ou não), e o notebook congela na tela inicial.

    Por último, respondendo seus questionamentos, o firmware do meu ssd nvme já está na versão mais atual. E a minha bios também foi atualizada enquanto u fazia esses processos, está na versão 1.12. É um PH 315-52.

    Para mim, felizmente, a questão está resolvida, ainda que não tenha sido do modo desejado. A solução ideal seria o firmware desse note ter um sata mode diferente (ou pelo menos adicional) do RST para controlar dispositivos de armazenamento em protocolo PCIe. Como não tem, só há duas possíveis soluções pra fazer o dualboot com um OS que não funcione com RST: deixar o sata mode em AHCI e usar apenas ssd padrão SATA (ou mesmo um HD convencional); ou, deixar em RST e usar distros compatíveis com esse modo (por exemplo, o que venho usando, Debian).

    Espero ter sido claro, e agradeço essas discussões que permitem maior aprendizado! Um forte abraço e um ótimo ano novo para todos!
  • Commodore_1995#
    Opções
    O problema é que AHCI é um protocolo de conexão para interfaces SATA, logo, com o HD e o SSD que vêm de fábrica (que são padrão SATA), ou qualquer outro dispositivo de armazenamento padrão SATA, o note vai funcionar normalmente com o AHCI ativo. No entanto, quando instalamos um ssd nvme, que o protocolo é PCIe, se deixar o sata mode em AHCI vai gerar incompatibilidade/mal funcionamento/não reconhecimento desses dispositivos nvme (ao menos é essa conclusão que pude chegar). Por consequência, congela a inicialização do note logo no início.

    @FelipeAmalfi
    R- sim, realmente o protocolo ahci era utilizado principalmente para hds e ssds sata. Inclusive o apresentador explica muito bem isso: 
    https://youtu.be/q9fpJLZQBIU

    Veja que eu tenho dois ssds nvme no AN515-54 e ambos funcionam no modo ahci, sem problemas:

    Eu creio que o problema todo aconteceu, por que os usuários não ativam a inicialização segura (anteriormente chamado de MODO DE SEGURANÇA).


    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • FelipeAmalfi
    FelipeAmalfi Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções
    O problema é que AHCI é um protocolo de conexão para interfaces SATA, logo, com o HD e o SSD que vêm de fábrica (que são padrão SATA), ou qualquer outro dispositivo de armazenamento padrão SATA, o note vai funcionar normalmente com o AHCI ativo. No entanto, quando instalamos um ssd nvme, que o protocolo é PCIe, se deixar o sata mode em AHCI vai gerar incompatibilidade/mal funcionamento/não reconhecimento desses dispositivos nvme (ao menos é essa conclusão que pude chegar). Por consequência, congela a inicialização do note logo no início.

    @FelipeAmalfi
    R- sim, realmente o protocolo ahci era utilizado principalmente para hds e ssds sata. Inclusive o apresentador explica muito bem isso: 
    https://youtu.be/q9fpJLZQBIU

    Veja que eu tenho dois ssds nvme no AN515-54 e ambos funcionam no modo ahci, sem problemas:

    Eu creio que o problema todo aconteceu, por que os usuários não ativam a inicialização segura (anteriormente chamado de MODO DE SEGURANÇA).


    Eu creio que o problema todo aconteceu, por que os usuários não ativam a inicialização segura (anteriormente chamado de MODO DE SEGURANÇA).
    Muito interessante! Eu havia tentando essa solução anteriormente e não tinha obtido sucesso, mas posso ter feito algo errado durante o processo.

    Acredito que essa sua solução possa ser viável! Só não vou testar isso agora porque vai dar trabalho demais, e já resolvi meu problema de outra forma. Mas, futuramente, com certeza vou tentar sua solução de forma pausada, com atenção em todas as etapas, e vou postar os resultados!

    Muito obrigado pelas informações!!! E mais uma vez me desculpe pelo "resposta padrão", pode ser que realmente isso funcione se o usuário realizar as etapas corretamente.
  • Commodore_1995#
    Opções
    Sem problemas. Mas eu também fiquei intrigado por ainda não funcionar no modo ahci corretamente. Eu tenho outra pergunta: você tem muito domínio sobre o ubuntu? Eu estou querendo instalar no outro ssd. Mas eu tenho uma dúvida se eu devo ativar a memória swap em ssds  ou não. Há muita contradição sobre isso. Eu tenho dúvidas se isso pode ser prejudicial para a saúde do ssd. @FelipeAmalfi
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • FelipeAmalfi
    FelipeAmalfi Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções
    Sem problemas. Mas eu também fiquei intrigado por ainda não funcionar no modo ahci corretamente. Eu tenho outra pergunta: você tem muito domínio sobre o ubuntu? Eu estou querendo instalar no outro ssd. Mas eu tenho uma dúvida se eu devo ativar a memória swap em ssds  ou não. Há muita contradição sobre isso. Eu tenho dúvidas se isso pode ser prejudicial para a saúde do ssd. @FelipeAmalfi
    Então @egydiocoelho, tenho que me considerar iniciante no mundo linux, isso quer dizer que não posso te dar uma resposta com autoridade de dizer "sim, essa resposta é a correta".

    Mas assim, em primeiro lugar, até onde eu sei o gerenciamento da memória SWAP não tem muita diferença de distro para distro, então, seja no Ubuntu seja outra distro Debian based (Mint, Deepin, Kali etc), não vai interferir no resultado. Acredito que até em distros red hat ou arch não vai ter diferença na alocação de memória SWAP.

    Como sabemos a memória SWAP era um recurso mais interessante no passado, em setups mais limitados de hardware. Ali no começo da década passada a maioria dos pcs vinham com 4gb de memória RAM, e a memória SWAP ajuda nessa carência.

    Como hoje usamos máquinas com pelo menos 8gb, ou, provavelmente no seu caso use 16gb (assim como eu uso), a memória SWAP acaba sendo um recurso quase inútil (claro, sempre a depender do uso que você faz máquina). Então confesso que é algo que, inclusive, nunca estudei muito profundamente para entender melhor kkkk.

    Acredito que a celeuma de alocar a memória SWAP em partições criadas em ssd seja pelo fato de que os ssd tem uma vida útil menor que dos HD, e a memória SWAP, teoricamente, poderia encurtar a vida útil do ssd por aumentar desnecessariamente o uso. Não sei se é disso que você falou e se é essa a discussão, mas acredito que seja.

    Em suma, apenas como sugestão (como eu disse, não posso afirmar nada, por falta de experiência aprofundada), eu dexei setado 1gb de swap na instalação do Debian (que você vai fazer igual no Ubuntu), e esse número é meio aleatório, não é baseado em nenhum cálculo ou fundamento pra dizer categoricamente que "de acordo com meu uso e meu hardware, 1gb de memória SWAP é o ideal" kkkkk. Eu não me preocupo com memória SWAP enquanto tenho memória RAM suficiente para as minhas necessidades, deixei esse 1gb por desencargo de consciência, não sinto diferença nenhuma no uso e meu Debian roda perfeitamente bem. Da mesma forma, estou tranquilo que 1gb alocado em SWAP não vai danificar meu ssd de forma significativa.

    Vou pesquisar mais sobre o tema! Muito interessante! Muito enriquecedor o debate!
  • FelipeAmalfi
    FelipeAmalfi Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções
    ERRATA: deixo 2gb de memória SWAP, não 1gb, como havia dito. Mas não me faz diferença no momento.
  • raulbsc
    raulbsc Member Posts: 14

    Tinkerer

    editado dezembro 2020
    Opções
    Teve que seguir algum procedimento diferente na instalação do Debian no modo RST? Quando tentei ele não reconhece os SDDs na instalação.

    Sobre SWAP: faz mais sentido ter SWAP pra quem costuma hibernar o PC pq nesse caso o Linux vai armazenar os dados dos processos que estão na sua RAM nesse espaço reservado pra SWAP, por isso pra quem pretende usar o recomendado é que o SWAP seja do mesmo tamanho da sua RAM. Se n me engano é algo parecido com o que o arquivo de paginação faz no Windows.
  • FelipeAmalfi
    FelipeAmalfi Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções
    raulbsc disse:
    Teve que seguir algum procedimento diferente na instalação do Debian no modo RST? Quando tentei ele não reconhece os SDDs na instalação.

    Sobre SWAP: faz mais sentido ter SWAP pra quem costuma hibernar o PC pq nesse caso o Linux vai armazenar os dados dos processos que estão na sua RAM nesse espaço reservado pra SWAP, por isso pra quem pretende usar o recomendado é que o SWAP seja do mesmo tamanho da sua RAM.
    Sim, tive alguns problemas incomuns na instalação do Debian.

    Primeiro, como o Debian é uma distro muito cru ele nem reconheceu a placa de rede do notebook, logo, ele não conectou na internet, e, por mais que não seja impossível instalar o Debian sem conexão com a internet, é altamente aconselhável que não faça isso (vai dar trabalho demais). Na verdade assim, não sei dizer se é um problema do Debian, ou se esse notebook é, digamos assim, voltado pra funcionar bem com windows mas com linux muita coisa simplesmente não funciona (como eu disse o caso das fans).

    Então, primeira coisa, certifique-se que o note está com um cabo de rede conectado durante a instalaçao do Debian, pra você ter conexão na internet.

    Eu me lembro que tive algum problema sim durante a instalação, relativo ao reconhecimento do SSD, mas eu não me lembro exatamente o que era kkkkk

    Eu ACHO que, quando eu chegava na parte de particionamento de disco, não dava pra ir na modalidade "particionamento assistido", nesse modo ele simplesmente não reconhecia o SSD, tinha algum problema assim. Aí fiz o particionamento manual mesmo (só aloquei um espaco de SWAP e direcionei onde eu queria instalar o Debian).

    Tem umas chatisses, mas que é possível é. Se você tiver dificuldades, posta aqui exatamente qual tela de erro ou exatamente qual problema está tendo e vamos resolver! Solução tem! Mas geralmente não é tão simples kkkk
  • ab3L
    ab3L Member Posts: 64 Troubleshooter
    Opções
    raulbsc disse:
    Teve que seguir algum procedimento diferente na instalação do Debian no modo RST? Quando tentei ele não reconhece os SDDs na instalação.

    Sobre SWAP: faz mais sentido ter SWAP pra quem costuma hibernar o PC pq nesse caso o Linux vai armazenar os dados dos processos que estão na sua RAM nesse espaço reservado pra SWAP, por isso pra quem pretende usar o recomendado é que o SWAP seja do mesmo tamanho da sua RAM.
    Sim, tive alguns problemas incomuns na instalação do Debian.

    Primeiro, como o Debian é uma distro muito cru ele nem reconheceu a placa de rede do notebook, logo, ele não conectou na internet, e, por mais que não seja impossível instalar o Debian sem conexão com a internet, é altamente aconselhável que não faça isso (vai dar trabalho demais). Na verdade assim, não sei dizer se é um problema do Debian, ou se esse notebook é, digamos assim, voltado pra funcionar bem com windows mas com linux muita coisa simplesmente não funciona (como eu disse o caso das fans).

    Então, primeira coisa, certifique-se que o note está com um cabo de rede conectado durante a instalaçao do Debian, pra você ter conexão na internet.

    Eu me lembro que tive algum problema sim durante a instalação, relativo ao reconhecimento do SSD, mas eu não me lembro exatamente o que era kkkkk

    Eu ACHO que, quando eu chegava na parte de particionamento de disco, não dava pra ir na modalidade "particionamento assistido", nesse modo ele simplesmente não reconhecia o SSD, tinha algum problema assim. Aí fiz o particionamento manual mesmo (só aloquei um espaco de SWAP e direcionei onde eu queria instalar o Debian).

    Tem umas chatisses, mas que é possível é. Se você tiver dificuldades, posta aqui exatamente qual tela de erro ou exatamente qual problema está tendo e vamos resolver! Solução tem! Mas geralmente não é tão simples kkkk
    Felipe, nessa luta toda que passou até descobrir essa questão do AHCI/RST, pós conclusão você chegou a realizar testes de velocidade do SSD XPG?
    Pergunto isso pq tb tenho um S41 TUF de 1TB e está abaixo da velocidade indicada!
  • FelipeAmalfi
    FelipeAmalfi Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções
    ab3L disse:
    raulbsc disse:
    Teve que seguir algum procedimento diferente na instalação do Debian no modo RST? Quando tentei ele não reconhece os SDDs na instalação.

    Sobre SWAP: faz mais sentido ter SWAP pra quem costuma hibernar o PC pq nesse caso o Linux vai armazenar os dados dos processos que estão na sua RAM nesse espaço reservado pra SWAP, por isso pra quem pretende usar o recomendado é que o SWAP seja do mesmo tamanho da sua RAM.
    Sim, tive alguns problemas incomuns na instalação do Debian.

    Primeiro, como o Debian é uma distro muito cru ele nem reconheceu a placa de rede do notebook, logo, ele não conectou na internet, e, por mais que não seja impossível instalar o Debian sem conexão com a internet, é altamente aconselhável que não faça isso (vai dar trabalho demais). Na verdade assim, não sei dizer se é um problema do Debian, ou se esse notebook é, digamos assim, voltado pra funcionar bem com windows mas com linux muita coisa simplesmente não funciona (como eu disse o caso das fans).

    Então, primeira coisa, certifique-se que o note está com um cabo de rede conectado durante a instalaçao do Debian, pra você ter conexão na internet.

    Eu me lembro que tive algum problema sim durante a instalação, relativo ao reconhecimento do SSD, mas eu não me lembro exatamente o que era kkkkk

    Eu ACHO que, quando eu chegava na parte de particionamento de disco, não dava pra ir na modalidade "particionamento assistido", nesse modo ele simplesmente não reconhecia o SSD, tinha algum problema assim. Aí fiz o particionamento manual mesmo (só aloquei um espaco de SWAP e direcionei onde eu queria instalar o Debian).

    Tem umas chatisses, mas que é possível é. Se você tiver dificuldades, posta aqui exatamente qual tela de erro ou exatamente qual problema está tendo e vamos resolver! Solução tem! Mas geralmente não é tão simples kkkk
    Felipe, nessa luta toda que passou até descobrir essa questão do AHCI/RST, pós conclusão você chegou a realizar testes de velocidade do SSD XPG?
    Pergunto isso pq tb tenho um S41 TUF de 1TB e está abaixo da velocidade indicada!
    Fala meu parceiro, tudo certo?

    Excelente ponto. Quando comprei esse ssd ele era lançamento, não havia nenhuma review ainda. Pelo que sei é um modelo exclusivo da Kabum e foi lançado na blackfriday do ano passado (2020). Pelo preço que paguei na blackfriday (R$ 499,00 no de 512gb), não posso reclamar.

    Vou me dar ao luxo de colar aqui a avaliação que fiz do produto no próprio site da Kabum, em 07/12/2020:

    ” No geral o produto é muito rápido, mas, não cumpre exatamente o que promete. Em benchmark com o Crystal Disk 7 a velocidade de leitura fica entre 2500-3000mb/s, e escrita entre 1700-2000mb/s. Ou seja, no geral é 15-25% menos veloz do que promete ser. Mas, pelo menos não esquenta tanto (opera normalmente em torno de 45º). É um ótimo produto pelo preço que paguei (499). Só é um pouco decepcionante comprar um componente de hardware com descrições empolgantes (um dos mais velozes da categoria, em tese), e na prática não ser exatamente o esperando, ainda que seja um ótimo produto.

    Prós: - Preço (se não for mais que R$ 50,00 mais caro que qlq outro ssd padrao PCIe) - Não esquenta - Boa velocidade de leitura

    Contras: A velocidade do produto não é a anunciada.”

    Agora quando fui visitar o site da Kabum e procurar esse meu comentário pra colar aqui, vi que algumas pessoas relataram que as velocidades são compatíveis com a descrição, e outros, assim como eu, também relataram desempenho um pouco abaixo do anúncio.

    Em resumo, no meu note ele opera frio, nunca chegando a 50 graus, e as velocidades de leitura e escrita são isso aí que eu disse, de 15 a 25% menores que o anunciado (depende do teste, os benchmarks variaram bastante). Isso tudo gera um pouco de decepção em razão da propaganda, mas me parece ser mais um típico problema de silício. Alguns consumidores vão ter sorte de pegar um exemplar mais rápido, e outros (eu e você aparentemente), vão pegar uns que entregam menos desempenho do que o prometido. 

    Mas, sinceramente, esses 15-25% a menos de desempenho em benchmark não me incomodam, já que no uso diário é bem eficiente de forma geral, e não dá pra perceber nenhuma diferença no uso que faço (só tenho jogos instalados nele). É um pouco decepcionante por conta das promessas não cumpridas, mas sem prejuízos práticos.


    Por fim, só faço uma ressalva interessante:

    Todos esses testes que eu fiz foram feitos no Windows, nunca fiz no Debian (linux), e, quando estou usando o Debian esse ssd esquenta MUITO, muito mesmo! Detalhe, meu Debian está instalado no outro ssd (o SATA que vem de fábrica), e tudo que instalo no Debian boto numa partição que está neste mesmo ssd SATA onde também está instalado o OS, ou seja, o XPG S41 nem “é usado” enquanto estou no linux. Mesmo assim o ssd esquenta DEMAIS, dá pra sentir tocando a parte debaixo do note como fica quente.

    Como não consigo medir a temperatura do ssd no Debian (o OS não tem acesso a alguns componentes de hardware pra poder informar a temperatura), eu saio do Debian, inicio o Windows e vou ver a temperatura lá. Mesmo já tendo passado uns 2min, a temperatura passa dos 65 graus! Então assim, pode ser que o desempenho mude conforme o OS, pelo menos a temperatura muda (sei lá porquê).

    Por conta dessa temperatura altíssima do XPG S41 usando Debian, sempre faço uso de uma boa base ventilada (que ajuda muito no controle de temperatura).

    Enfim, desculpe o longo texto, espero ter sido útil, e qualquer coisa diz aí e vamos trocando ideias!

    Abração!

  • Commodore_1995#
    Opções
    Eu acho que pode ser uma limitação da porta pcie. Vocês podem checar isso com o hwinfo64. Veja que esse usuário fez o teste de desempenho:
    https://youtu.be/P309JJhwilo
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • FelipeAmalfi
    FelipeAmalfi Member Posts: 11

    Tinkerer

    editado fevereiro 2021
    Opções
    Aliás, um pequeno obs:

    Essa situação aí que passei (passamos), com esse ssd “topo de linha” (para um gen3) entregando menos performance que o prometido me fez ver algo bem simples: um ssd com velocidades declaradas de 1800 de escrita ou algo assim (os nvme menos velozes), muitíssimo provavelmente teria atendido minhas necessidades e teria sido mais barato kkkk.

    No uso comum (pra jogos, abrir e utilizar aplicativos), acredito que tenha de ser uma diferença de performance MUITO gritante, do tipo, comparar um ssd SATA de 500mb de leitura com um ssd nvme gen4 com 5000mb, e olhe lá!

    Eu tinha feito testes instalando o windows do ssd SATA que veio de fábrica e depois no XGP S41, e a velocidade de inicialização do OS foi exatamente a mesma em ambos ssds. 

    Os jogos que eu mais jogo (Magic Arena, Gears 5, The Witcher 3 etc), que antes estavam instalados no hd mecânico tiveram uma diferença muito sutil nos loads. Melhorou, de fato, mas nada que tenha mudado minha experiência com os jogos.

    Enfim, entendo sua decepção com a velocidade anunciada e a velocidade que te entregaram (me irritei muito com isso no início), mas sugiro a pensar como eu penso agora: fomos enganados pela propaganda de que ssds “super velozes” seriam muito melhores que ssds convencionais, e não pela propaganda da XPG kkkkk

    Hoje meu arrependimento é: eu poderia ter comprado um ssd sata com 500mb de leitura e 2tb de espaço. Teria muito mais espaço, não teria me incomodado com essa chatisse de AHCI e RST, e na prática duvido que sentiria muita diferença.

    OBS final:
    Talvez as velocidades sejam “prejudicadas/alteradas” por conta dessa tecnologia de controle de dispositivos de armazenamento da Intel RST. É apenas um chute meu, mas pode ser que em outros chipsets esse ssd funcione melhor. Um dia vou querer fazer esse teste.
  • FelipeAmalfi
    FelipeAmalfi Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções
    Eu acho que pode ser uma limitação da porta pcie. Vocês podem checar isso com o hwinfo64. Veja que esse usuário fez o teste de desempenho:
    https://youtu.be/P309JJhwilo
    Excelente! Vou testar depois, e mostro os resultados!!! Valeu @e@egydiocoelho!