Aspire VX15 - Carregador, bateria, leds de energia e afins: dúvidas

gxmc
gxmc Member Posts: 28 Enthusiast WiFi Icon
editado janeiro 2021 em Gaming - Predator e Nitro
Tem um bom tempo que estou tendo esses problemas e eles estão piorando, agora tneho que fazer algo, minha vida está ficando mto complicada por causa disso. Começo tentando me informar melhor. Vou deixar já aqui encima uams dúvidas padrões pq não achei nada no manual falando sobre os leds frontais do meu modelo, a que cada um se refere e o que significa cada código de piscadas.

1- O que cada luz significa?
Parecem ser, da esquerda pra direita: indicador de ligado/desligado (o ícone é uma lâmpada e a cor desse led é azul até onde lembro), indicador de bateria (o ícone é uma bateria, a luz desse led é laranja), o próximo parece ser o de armazenagem, nem lembro a cor desse led.

2- O que significa cada padrão de piscagem de cada LED?

Problemas:

Parece puro e simples mal contato, vc encaixa e o Windows não detecta que o note está na tomada. Quando ele detecta é bem fácil de notar pq ele muda instantaneamente o modo de energia pra um que ilumina mais a tela, então ela fica bem mais acesa, e alguns instantes depois o ícone de "conectado à tomada" aparece na área de notificação. Depois de muito mexe-mexe, encaixa desencaixa, mexe no fio, não encaixa até o final, bota o notebook de lado...... Ele conecta e sustenta a conexão, aí eu nem toco mais, pra poder trabalhar ou deixar ele carregando.

Detalhes:

-Quando eu encaixo o carregador na entrada dele no notebook, o teclado LED acende. SEMPRE. Se ele acende quando detecta que tem energia entrando no notebook por fonte externa, isso quer dizer que não há um mal contato naquela entrada.
-O carregador foi testado com multimetro, ele funciona perfeitamente, sem mal contato nenhum. E a voltagem dispensada por ele está perfeita. Testei ostensivamente.
-Não parece ser um problema do Windows pois acontece com frequência de eu deixar o notebook desligado e carregando pra ver se carrega, e ele não carrega.
-Quando a bateria carrega, ela funciona normalmente. Tem uma autonomia de umas boas 3-4 horas se usado pra trabalho de escritório. Mas não tenho muita certeza disso, apenas tenho certeza de que ele funciona sem problemas fora da tomada quando a bateria tem carga.

Neste exato momento, após não conseguir ligar nem carregar ele por alguns dias, mexi um bocado nele pra ver. Quando ligo ele apenas dá a mensagem de "battery critical level" (não lembro a msg exata) e desliga. Depois de muito mexer vi que agora o led da bateria está ativo sem piscar, estou supondo que a bateria esteja carregando e parei de mexer, vou deixar lá por algumas horas pra testar e ver mesmo se ele estava carregando. Se carregar, ligarei o notebook e poderei fazer mais testes de acordo com o que me orientarem por aqui.

Melhores respostas

• gxmc
    Responder ✓
    Depois de testar tudo isso resolvi tentar o procedimento de "resetar a bateria" que vi algumas pessoas sugerindo em outros tópicos, que não relatavam meu problema especificamente. O procedimento em que vc aperta um botão cujo acesso é um pequeno furo na parte de baixo do notebook. O problema parou completamente....................

Já estava com esse negócio me enchendo a paciência tinha uns 6 meses.

Se o problema voltar a acontecer eu reabro esse tópico pra continuar com os relatos.
  • gxmc
    Responder ✓
    Vi aqui na empresa que tinha vários carregadores 19v, apesar da amperagem não ser a mesma, não era muita a diferença. Um desses outros notebooks tb era Acer e usei o carregador dele (19v 4ah). Até agora funcionou 100% do tempo, sem falha nenhuma, sem um "mal-contato" sequer. Parece que o problema é no carregador original mesmo. Deixei esse carregador do Aspire VX15 no outro acer do escritório e vou falar com o pessoal amanhã pra saber como foi o funcionamento desse notebook hoje. Como a demanda do note do escritório é bem menor, pode ter funcionado bem lá pra eles. Vou fazer mais alguns testes antes de marcar como solucionado, pra não cometer o mesmo erro de antes, de achar que tinha descoberto o problema.

Respostas

• gxmc
    O notebook estava de fato pegando carga. Os testes que já fiz:

Tudo isso aqui foi feito em ordem cronológica agora há pouco:

-Ao desligar, desconectar e reconectar o carregador, ele ficou com o led laranja meio maluquinho, acho que ele piscava em um padrão mas por causa de algum mal contato nessa área de energia, esse padrão ficava falhando de vez em quando. O mais estável que essas piscadas apresentaram após esse procedimento foi: LED aceso por 9 segundos/LED apagado por 9 segundos.

-Religuei o notebook pra ver se nesse estado, o Windows considerava o notebook como estando ou não ligado na tomada. E o Windows diz que o notebook NÃO está ligado na tomada, e enquanto o notebook está ligado e no Windows tanto o led do Power quanto o da Bateria ficam piscando em uníssono, intermitentemente.

-Após delsigar novamente o notebook, ele voltou ao padrão de Led de bateria 9s por 9s. Todos esses testes foram feitos com a tela do notebook aberta: quando ele foi desligado, não fechei a tela em nenhuma vez, pra evitar que as mexidas no corpo do notebook influenciassem nos resultados.

-Após testar tudo, fechei a tampa para ver se algo mudava. O padrão 9-9 mudou pra uma piscada intermitente por uns 3 segundos depois voltou para o 9-9 mesmo com a tampa fechada.

-Desconectei o cabo de força do notebook e o led apagou completamente. Reconectei o cabo de força no notebook e o led da bateria acendeu permanentemente. Sem piscada, sem nada. conectei e acendeu na hora, e ficou.

-Liguei o notebook e o Windows indica que o carregador está conectado (essa parte do texto aqui eu coloquei depois de terminar toda essa testagem, esqueci de registrar essa passagem aqui na hora que fiz esse teste)

-Quando o notebook está ligado no Windows SEM o carregador conectado nele, ele fica apenas com o LED azul do power aceso e sem piscar. O LED da Bateria fica completamente apagado. Quando vc reencaixa o carregador no notebook e o Windows não detecta ele, os leds do power e da bateria voltam a piscar intermitentemente em uníssono.

-Fiquei reencaixando o carregador até o Windows detecta-lo pra ver como os leds ficavam, e vi que quando o windows entende que o carregador está conectado, ambos os leds de power e bateria ficam acesos permanentemente.

-Após desligar o notebook com o carregador conectado e com o Windows indicando que o carregador estava conectado, a luz do led da bateria fica acesa permanentemente.
  • gxmc
    Responder ✓
    Depois de testar tudo isso resolvi tentar o procedimento de "resetar a bateria" que vi algumas pessoas sugerindo em outros tópicos, que não relatavam meu problema especificamente. O procedimento em que vc aperta um botão cujo acesso é um pequeno furo na parte de baixo do notebook. O problema parou completamente....................

Já estava com esse negócio me enchendo a paciência tinha uns 6 meses.

Se o problema voltar a acontecer eu reabro esse tópico pra continuar com os relatos.
  • gxmc
    O problema persiste. Ficou funcionando perfeitamente bem por uns 5 minutos de tira-e-põe, depois volta ao que era. Inclusive comecei a fazer os testes tirando o carregador da tomada em vez de tira-lo do notebook, pra ter certeza de que não era mal contato ali na conexão entre ambos. E tem vez que o carregador é reconhecido e tem vez que não. O problema definitivamente não é mal contato.
  • Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • gxmc

Acredito que já fiz todos esses procedimentos. O problema acontece mesmo sem o pc ligado. Mesmo fora do Windows. Acredito que não seja algo que se resolva via sistema operacional.
  • gxmc
    O único modo que consegui fazer o notebook carregar consistentemente, sem mal contato em nenhum momento, foi assim. Tirando o encaixe do conector do recarregador da posição original. Alguma sugestão do que eu possa olhar antes de pensar em ir atrás dessa peça pra fazer a troca?

• Você já testou o conector dcin com um multímetro? 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • gxmc
    Você já testou o conector dcin com um multímetro? 
    O macho do carregador, sim. Tudo nos conformes, não consegui simular um malcontato por mais que tentasse. O fêmea eu nunca fiz nenhum teste e não creio que adiantaria, talvez um teste de condutividade, testando a ponta do conector e a outra ponta do cabo, que conecta na placa mãe. Mas não saberia o que olhar, precisaria de alguma instrução.
  • Quando você desconecta a bateria,  liga o notebook e mexe no conector dc-in, o computador desliga? 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!

egydiocoelho Trailblazer

• gxmc
    Não fiz nenhum teste com a bateria desconectada ainda, vou fazer esse teste e posto o resultado
  • gxmc
    Ficou rodando aqui uns 20 minutos sem a bateria, e do nada, apagou. Ao tentar religar ele, não ligava. Só ligou depois que mexi um pouco no conector do carregador. Percebi que às vezes o plug do carregador, a parte metálica que faz contato no fêmea do notebook, está bem quente. Agora mesmo estava. Não sei se é normal ou não pq nunca parei pra ver isso antes.
  • Você tem como verificar se esse problema ocorre com outro carregador? 

egydiocoelho Trailblazer

• gxmc
    Você tem como verificar se esse problema ocorre com outro carregador? 

não tenho outro carregador desses pra testar. O máximo que posso ver é o teste com multimetro, que sempre me diz que está tudo funcionando e o carregador libera 17 volts no conector. Está descrito no verso dele que a voltagem de saída é 19v.
  • gxmc
    Sabem me dizer como eu desconecto esse cabo flat que liga essa usb e card reader à placa-mãe? Quero verificar a conexão do plug de energia do notebook à placa mãe mas essa conexão fica exatamente embaixo desse cabo flat e eu já quebrei muitos desses tentando desconecta-los.
  • gxmc
    Fui medir a voltagem chegando nos pinos de conexão da placa-mae, em um momento que o notebook não estava ligando (carregador conectado e mesmo assim notebook não ligava) e vi que a energia sempre chega, não importa o que eu fizesse. Mas vi que estava chegando apenas 13v. Fui medir novamente no conector do carregador e tb dava apenas 13v. Talvez ele não esteja ligando simplesmente por causa disso, carregador não consegue mais jogar a voltagem mínima necessária. Pra descobrir isso, acho que apenas arrumando um carregador similar. Não tenho ideia de onde eu conseguirei isso.

• Esse vídeo mostra como desmontar 
    https://youtu.be/5iISP_iPwh8
    Eu sugiro que você verifique esses botoes https://community.acer.com/pt/discussion/599249/vx-15-nao-liga

egydiocoelho Trailblazer

• gxmc
    Responder ✓
    Vi aqui na empresa que tinha vários carregadores 19v, apesar da amperagem não ser a mesma, não era muita a diferença. Um desses outros notebooks tb era Acer e usei o carregador dele (19v 4ah). Até agora funcionou 100% do tempo, sem falha nenhuma, sem um "mal-contato" sequer. Parece que o problema é no carregador original mesmo. Deixei esse carregador do Aspire VX15 no outro acer do escritório e vou falar com o pessoal amanhã pra saber como foi o funcionamento desse notebook hoje. Como a demanda do note do escritório é bem menor, pode ter funcionado bem lá pra eles. Vou fazer mais alguns testes antes de marcar como solucionado, pra não cometer o mesmo erro de antes, de achar que tinha descoberto o problema.
  • O problema estava no adaptador de energia?

egydiocoelho Trailblazer