Como escolher disco para boot/inicialização no Aspire A515-54 ?
LucasOdS
Member Posts: 23 Troubleshooter
Olá. Adquiri um Aspire A515-54 e logo tive alguns problemas no sistema, sendo que o mais recente eu publiquei nessa pergunta https://community.acer.com/pt/discussion/621043/aspire-a515-54-novo-menos-de-uma-semana-de-uso-nao-sai-do-modo-do-reparo-automatico#latest
Após tentar várias coisas sem sucesso, descobri que o problema reside no fato de que o notebook está inicializando pelo HD de 1TB que coloquei como upgrade (o qual possuía W10 e fora formatado para colocar no computador), ao invés de dar boot pelo SSD que veio de fábrica. Quando tiro o HD e fico só com o SSD, tudo volta ao normal (porque daí o boot se dá pelo SSD). Já quando coloco o HD, o notebook permanece por um tempo inicializando pelo SDD, mas às vezes inicia pelo HD (não sei por que) e os transtornos voltam. Daí eu pergunto: como faço para que o boot se dê única e exclusivamente pelo SSD, excluindo a possibilidade de que o HD seja acionado como disco de inicialização?
Após tentar várias coisas sem sucesso, descobri que o problema reside no fato de que o notebook está inicializando pelo HD de 1TB que coloquei como upgrade (o qual possuía W10 e fora formatado para colocar no computador), ao invés de dar boot pelo SSD que veio de fábrica. Quando tiro o HD e fico só com o SSD, tudo volta ao normal (porque daí o boot se dá pelo SSD). Já quando coloco o HD, o notebook permanece por um tempo inicializando pelo SDD, mas às vezes inicia pelo HD (não sei por que) e os transtornos voltam. Daí eu pergunto: como faço para que o boot se dê única e exclusivamente pelo SSD, excluindo a possibilidade de que o HD seja acionado como disco de inicialização?
0
Melhores respostas
-
Tente alterar a posição do windows boot manager, pressionando f5 para subir ou fazer para descer. Depois pressione f10.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Veja que no disco 0, há uma partição de 100mb e outra de 500mb que são relacionadas a inicialização do windows. Por isso que o problema estava ocorrendo. Eu aconselho fazer o backup dos arquivos e formatar o disco rígido assim:
diskpart
list disk
sel disk x
clean
convert gpt
create partition primary
format fs=ntfs quick
assign
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0
Respostas
-
Na tela de boot da BIOS não aparece a opção para escolher, somente "Windows Boot Mananger", como na imagem abaixo:
Já os meus discos são esses da imagem abaixo. O Windows tá instalado no Kingston (SSD), mas o boot tá sendo feito pelo HD WDC. Por favor, me ajudem a resolver isso para que o boot se dê só pelo SSD. Tô com o note há uma semana e não estou conseguindo usá-lo em razão disso
[Comentário editado para excluir informação pessoal]0 -
Você pode criar um pendrive com o boot do windows, pressionar shift f10 dentro da instalação do Windows e digitar esses comandos:
Diskpart
List disk
Sel disk x sendo x o número do hdd
Clean
Convert gpt
Ou você pode conectar o ssd em outro computador e executar os mesmos comandos acima.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:Você pode criar um pendrive com o boot do windows, pressionar shift f10 dentro da instalação do Windows e digitar esses comandos:
Diskpart
List disk
Sel disk x sendo x o número do hdd
Clean
Convert gpt
Ou você pode conectar o ssd em outro computador e executar os mesmos comandos acima.0 -
Tente alterar a posição do windows boot manager, pressionando f5 para subir ou fazer para descer. Depois pressione f10.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Tente alterar a posição do windows boot manager, pressionando f5 para subir ou fazer para descer. Depois pressione f10.
0 -
Verifique no gerenciamento de discos do windows, se há uma partição efi no disco rígido.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Verifique no gerenciamento de discos do windows, se há uma partição efi no disco rígido.0
-
Veja que no disco 0, há uma partição de 100mb e outra de 500mb que são relacionadas a inicialização do windows. Por isso que o problema estava ocorrendo. Eu aconselho fazer o backup dos arquivos e formatar o disco rígido assim:
diskpart
list disk
sel disk x
clean
convert gpt
create partition primary
format fs=ntfs quick
assign
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Veja que no disco 0, há uma partição de 100mb e outra de 500mb que são relacionadas a inicialização do windows. Por isso que o problema estava ocorrendo. Eu aconselho fazer o backup dos arquivos e formatar o disco rígido assim:
diskpart
list disk
sel disk x
clean
convert gpt
create partition primary
format fs=ntfs quick
assign
0 -
egydiocoelho disse:Veja que no disco 0, há uma partição de 100mb e outra de 500mb que são relacionadas a inicialização do windows. Por isso que o problema estava ocorrendo. Eu aconselho fazer o backup dos arquivos e formatar o disco rígido assim:
diskpart
list disk
sel disk x
clean
convert gpt
create partition primary
format fs=ntfs quick
assign0 -
Você digitou create partition primary erradoOi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Você digitou create partition primary errado0
-
De nada meu amigo.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1