ACER A515 51g 72db & ssd m2 kingston a2000

rodrigoa
rodrigoa Member Posts: 6 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Bons Dias a todos,

Tenho um Aspire a515 51g 72db, comprei um ssd m2 kingston a2000 do link abaixo:

https://www.kabum.com.br/produto/103379/ssd-kingston-a2000-250gb-m-2-nvme-leitura-2000mb-s-gravacao-1100mb-s-sa2000m8-250g?gclid=Cj0KCQjw8rT8BRCbARIsALWiOvSIugJ6oxCLEKyZNs2T5R-ocBtyY3jcVCaThj6HmfWixlgtxe6o5BsaAvzXEALw_wcB

depois de instalado a lua de mel durou 2 semanas, com testes, ele aceitou o Debian 10, Ubuntu 20.04, e Win10 (separadamente).
primeiro sinal de que algo estava errado, no Debian 10 instalei o VMware e tentei virtualizar o Win7, congelou na instalação, apenas ponteiro do mouse funcionava, forcei o desligamento e reiniciou, aparentemente normal, o mesmo ser repediu para o Ubuntu 20.04, tanto para VMware quanto para o VirtualBox, sempre congelelava na instalação do sisteme operacional da maquina virtual.

Enquanto procurava pela resposta da incompatibilidade do ssd m2 com virtualização (com uma instalação do Debian 10, sem vmware ou virtualbox)? (que ainda não sei se existe), o ssd começou a congelar depois de algumas horas de uso (aleatoriamente 2h, 3h45, 6..., sem padrão aparente) sempre mesmo comportamento só o ponteiro do mouse funcionava...

Por fim, os discos de boot sumiram, o ssd e o hdd original (que também tem o Debian 10), recuperação do debian não deu conta, diskpart do win10 tbm não, o Ubuntu agora esta instalado e aparentemente funcionando (testei por cerca de 15min)...

Teria a virtualização de alguma forma alterado o SSD de forma a produzir esses erros?

O desempenho é maravilhoso quando funciona, com o Debian, aperto o liga e ele me pede a senha (depois do enter para selecionar o boot), dou o enter apos a senha e 2 segundos depois tenho uns 4 programas abertos prontinhos para uso, digo isso por não tenho problema em "capar" o ssd para que ele fique de estável.

Usei ele por duas semanas sem problemas, tudo começou depois das tentativas de virtualização, coincidência? 

Obrigado desde já pela atenção!

Respostas

• Qual é a versão do bios?

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • rodrigoa
    v2.02

lspci
    00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Xeon E3-1200 v6/7th Gen Core Processor Host Bridge/DRAM Registers (rev 02)
    00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation HD Graphics 620 (rev 02)
    00:14.0 USB controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP USB 3.0 xHCI Controller (rev 21)
    00:15.0 Signal processing controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP Serial IO I2C Controller #0(rev 21)
    00:15.1 Signal processing controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP Serial IO I2C Controller #1(rev 21)
    00:16.0 Communication controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP CSME HECI #1 (rev 21)
    00:17.0 SATA controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP SATA Controller [AHCI mode] (rev 21)
    00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation Sunrise Point-LP PCI Express Root Port (rev f1)
    00:1c.4 PCI bridge: Intel Corporation Sunrise Point-LP PCI Express Root Port #5 (rev f1)
    00:1c.5 PCI bridge: Intel Corporation Sunrise Point-LP PCI Express Root Port #6 (rev f1)
    00:1d.0 PCI bridge: Intel Corporation Sunrise Point-LP PCI Express Root Port #9 (rev f1)
    00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Sunrise Point LPC Controller/eSPI Controller (rev 21)
    00:1f.2 Memory controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP PMC (rev 21)
    00:1f.3 Audio device: Intel Corporation Sunrise Point-LP HD Audio (rev 21)
    00:1f.4 SMBus: Intel Corporation Sunrise Point-LP SMBus (rev 21)
    01:00.0 3D controller: NVIDIA Corporation GM108M [GeForce 940MX] (rev a2)
    02:00.0 Unassigned class [ff00]: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8411B PCI Express Card Reader (rev 01)
    02:00.1 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 12)
    03:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros QCA9377 802.11ac Wireless Network Adapter (rev 31)
    04:00.0 Non-Volatile memory controller: Kingston Technologies Device 2263 (rev 03)
  • Ok! Você já tentou atualizar o firmware do ssd?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • rodrigoa
    ... então, parece que o utilitário para isso:
    não tem suporte para linux
    achei uma alternativa:
    mas de 2 anos...

dica de onde conseguir uma real atualização? (para Ubuntu)
    Obrigado.

• rodrigoa
    estava com erros por conta do gerenciamento de energia no pcie:
    o link corrigiu vario erro... vou virtualizar agora novamente.

• O problema foi resolvido?

egydiocoelho Trailblazer

• rodrigoa
    infelizmente não, fiquei um tempo sem instalar ou usar VM, precisava usar para outros trabalho...
    no debian com o dmesg abaixo, instalo o vmware ou o virtualbox, coloco para instalar o win7, e congela tudo, só o mouse funciona, esperei uns 30min...  forecei o desligamento e em uma única vez me devolveu o sistema debian funcional. (tentei o ubuntu e debian com vmware e virtualbox 4 vezes) em 3... reinstalei o sistema porque não consegui nem recuperar

erros do dmesg no debian 10 ante de instalar o virtualizador

[    0.976439] Problem loading UEFI:db X.509 certificate (-65)
    [    0.976460] Problem loading UEFI:db X.509 certificate (-65)

[    1.273955] i915 0000:00:02.0: firmware: failed to load i915/kbl_dmc_ver1_04.bin (-2)
    [    1.273960] firmware_class: See https://wiki.debian.org/Firmware for information about missing firmware

[    1.391811] nouveau 0000:01:00.0: bus: MMIO read of 00000000 FAULT at 6013d4 [ IBUS ]
    [    1.405626] nouveau 0000:01:00.0: bus: MMIO read of 00000000 FAULT at 10ac08 [ IBUS ]

[    2.684461] nouveau 0000:01:00.0: DRM: Pointer to TMDS table invalid

[    5.621151] dell_smbios: Unable to run on non-Dell system

[    5.997081] ath10k_pci 0000:03:00.0: firmware: failed to load ath10k/pre-cal-pci-0000:03:00.0.bin (-2)
    [    5.997144] ath10k_pci 0000:03:00.0: firmware: failed to load ath10k/cal-pci-0000:03:00.0.bin (-2)

[    6.183546] r8169 0000:02:00.1: firmware: failed to load rtl_nic/rtl8411-2.fw (-2)

[    6.753361] nouveau 0000:01:00.0: bus: MMIO read of 00000000 FAULT at 619444 [ IBUS ]

• rodrigoa
    ... uma tentativa de corrigir alguns erros instalando os drivers da nvidia ( que no repositorio do  debian tem a versão 418, sendo no site recomendada a v. 450) gerou inúmeros erros e congelamentos ( que: ou se recuperavam sozinhos ou quando reinicializava)...