Bons Dias a todos,
Tenho um Aspire a515 51g 72db, comprei um ssd m2 kingston a2000 do link abaixo:
https://www.kabum.com.br/produto/103379/ssd-kingston-a2000-250gb-m-2-nvme-leitura-2000mb-s-gravacao-1100mb-s-sa2000m8-250g?gclid=Cj0KCQjw8rT8BRCbARIsALWiOvSIugJ6oxCLEKyZNs2T5R-ocBtyY3jcVCaThj6HmfWixlgtxe6o5BsaAvzXEALw_wcBdepois de instalado a lua de mel durou 2 semanas, com testes, ele aceitou o Debian 10, Ubuntu 20.04, e Win10 (separadamente).
primeiro sinal de que algo estava errado, no Debian 10 instalei o VMware e tentei virtualizar o Win7, congelou na instalação, apenas ponteiro do mouse funcionava, forcei o desligamento e reiniciou, aparentemente normal, o mesmo ser repediu para o Ubuntu 20.04, tanto para VMware quanto para o VirtualBox, sempre congelelava na instalação do sisteme operacional da maquina virtual.
Enquanto procurava pela resposta da incompatibilidade do ssd m2 com virtualização (com uma instalação do Debian 10, sem vmware ou virtualbox)? (que ainda não sei se existe), o ssd começou a congelar depois de algumas horas de uso (aleatoriamente 2h, 3h45, 6..., sem padrão aparente) sempre mesmo comportamento só o ponteiro do mouse funcionava...
Por fim, os discos de boot sumiram, o ssd e o hdd original (que também tem o Debian 10), recuperação do debian não deu conta, diskpart do win10 tbm não, o Ubuntu agora esta instalado e aparentemente funcionando (testei por cerca de 15min)...
Teria a virtualização de alguma forma alterado o SSD de forma a produzir esses erros?O desempenho é maravilhoso quando funciona, com o Debian, aperto o liga e ele me pede a senha (depois do enter para selecionar o boot), dou o enter apos a senha e 2 segundos depois tenho uns 4 programas abertos prontinhos para uso, digo isso por não tenho problema em "capar" o ssd para que ele fique de estável.
Usei ele por duas semanas sem problemas, tudo começou depois das tentativas de virtualização,
coincidência?
Obrigado desde já pela atenção!