A515-52G-78HE: Interface e protocolo
Pauleo
Member Posts: 15 Troubleshooter
Olá, sou novo nessa tecnologia de armazenamento. Meu modelo é o A515-52G-78HE. Eu quero instalar um SSD M2 2280 de 512GB nele. Só que não tem nenhuma lista de modelos e marcas compatíveis. E li algo sobre inteface e protocolo que tem que ser compatíveis. Qual a interface e o protocolo desse notebook para que eu compre um SSD M2 compatível? Tem mais algum detalhe que preciso saber antes de comprar?
[Título editado para adicionar o nome do produto]
[Título editado para adicionar o nome do produto]
0
Respostas
-
Boa tarde Pauleo !
Não há uma "lista de modelos e marcas compatíveis".
SSDs são padronizados dentro das categorias de suporte.
Este modelo tem suporte a SSD com slot M.2 2280 tanto Sata 3 ou PCIe NVMe Gen3x4
No HDD original de sua máquina existe a partição de recuperação do Windows criada pela Acer.
Durante o período vigente de garantia de software, essa partição não deve ser apagada nem danificada.
Recomendo esse método para passar o sistema OEM do HDD para o SSD:
Você não perde garantia de hardware por abrir seu equipamento para realizar um upgrade, contato que no processo não danifique nenhum componente ou parte do aparelho nem rompa nenhum lacre interno.
Lembrando que caso precise acionar a garantia em algum momento, voce deverá remover todos os hardwares instalados e recolocar todos que forem removidos e realizar backup dos seus dados.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!2 -
Existem vários modelos compatíveis. Veja que esses foram instalados com êxito: https://www.userbenchmark.com/System/Acer-Aspire-A515-52G/101972Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Obrigado pelas respostas!0
-
Fiquei com outra dúvida. Assisti o vídeo indicado pelo colega acima. Porém eu já tinha visto alguns vídeos ensinando a clonar o HD antigo no novo. É uma maneira diferente porém fica tudo igualzinho, até meus arquivos. Não posso fazer dessa maneira?0
-
Boa noite Pauleo !
Sim, pode utilizar algum software de clonagem como o Minitool Partition, Macrium Reflect ou EaseUS.
Nesse caso, cada um terá uma interface diferente e particularidades para a clonagem.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!2 -
Esse software, por algumas motivo, não clona o errcovery da Acer.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Depois de mil anos estou aqui de volta. Não consegui clonar o HDD. Aparece um erro no macrium reflect sempre na hora de clonar a partição do sistema. Pelo que pesquisei na internet significa que tem algum defeito ou badblock no HD. Tentei de tudo e não deu.
Consegui fazer uma imagem da partição de recuperação da Acer. É só essa partição de recuperação que devo guardar ou aquelas outras pequenininhas eu também preciso guardar?
Estou tentando zerar o HDD para fazer um zero fill e recuperar ele. Mas não estou nem perto disso pois não consigo fazer o aparecelho iniciar direto pelo SSD M2 nem a pau. Já fiz de tudo e não consigo. O máximo que consegui foi aparecer uma opção para escolher qual sistema iniciar toda qvez que ligo o computador já que tem um sistema em cada armazenamento. No entanto se eu retirar o HDD do aparelho não consigo entrar no sistema somente com o SSD conectado.
Me ajudem de novo por favor.0 -
Verifique com o programa crystaldiskinfo se há algum problema no ssd. Sobre a clonagem, verifique esse link: https://community.acer.com/en/discussion/610886/guide-how-to-back-up-a-system-or-clone-a-drive-with-macrium-reflect#latestOi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:Verifique com o programa crystaldiskinfo se há algum problema no ssd. Sobre a clonagem, verifique esse link: https://community.acer.com/en/discussion/610886/guide-how-to-back-up-a-system-or-clone-a-drive-with-macrium-reflect#latest
E relação a clonagem eu fiz certinho. O erro que apareceu pra mim não foi esse que foi demonstrado no link que você me passou.
vou escrever o erro abaixo pois não tirei print.
O erro que deu aqui foi esse: clone failed - error 9 Read failed - 23 - Erro nos dados (verificação cíclica de redundância)0 -
egydiocoelho disse:Verifique com o programa crystaldiskinfo se há algum problema no ssd. Sobre a clonagem, verifique esse link: https://community.acer.com/en/discussion/610886/guide-how-to-back-up-a-system-or-clone-a-drive-with-macrium-reflect#latest
Estive lendo novamente e com mais atenção o link que você passou. Realmente é um tutorial bem completo. Inclusive vou tentar fazer isso através da imagem pois não havia tentado assim ainda. Ao gravar imagens o programa possibilita ignorar os setores defeituosos do disco.
Vou testar pra ver se funciona.
Mas tem esse ponto que me deixa encucado. meu HDD apresenta status amarelo com menos de 8 meses de uso. Será que é alguma falha que consigo consertar depois ou ele veio com defeito de fábrica?
Outra coisa que eu já estava pensando e vi que o rapaz comenta no post dele. No SSD M2 que instalei o W10 pelo pendrive botável que baixei do site da Microsoft não existe partição EFI / ESP. Ele fala que se a máquina usa UEFI o disco não inicia se não tiver essa partição. Minha máquina, como disse antes, é somente UEFI, pois não tem opção de mudar para LEGACY na BIOS. Na formatação oWindows não deveria ter criado essa partição EFI /ESP automaticamente? ou eu tenho como criar depois? como faço isso?
O Disco grande eu acabei fazendo essas partições pra tentar separar umas coisas. Por isso que tem uma que nem está iniciada ainda.
Mas como pode ver, o disco 2 não tem a tal partição ESP / LBA. Será que é por isso que esse disco não aparece na BIOS como uma opção de boot?
0 -
Você pode enviar uma captura de tela do gerenciamento de discos? Sobre o setor c5 do disco com problemas, experimente desconectar primeiro a bateria de lition depois desconecte o disco rígido e o cabo sata da placa mãe:
https://www.youtube.com/watch?v=b5-oIhj2ew4&t=31s
Depois, conecte o cabo sata, o hdd e a bateria de lition nessa ordem, para verificar se o problema ainda permanece. Pode ser apenas uma falha de conexão. Se o problema persistir, seria interessante entrar em contato com o suporte da acer.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Você pode enviar uma captura de tela do gerenciamento de discos? Sobre o setor c5 do disco com problemas, experimente desconectar primeiro a bateria de lition depois desconecte o disco rígido e o cabo sata da placa mãe:
https://www.youtube.com/watch?v=b5-oIhj2ew4&t=31s
Depois, conecte o cabo sata, o hdd e a bateria de lition nessa ordem, para verificar se o problema ainda permanece. Pode ser apenas uma falha de conexão. Se o problema persistir, seria interessante entrar em contato com o suporte da acer.
Segue a foto do gerenciamento de disco
Ontem acabei formatando o SSD de novo para fazer outras tentativas. Inclusive fiz um "chkdsk / r" conforme o macrium solicitou em uma mensagem de erro. Até verifiquei no log e consta erros que foram reparados.
Aí hoje consegui fazer uma imagem do disco. Antes de passar o chkdsk não estava conseguindo fazer imagem. Só que mesmo assim ainda não consigo clonar o disco. continua dando o erro que eu falei antes de redundância cíclica.
Como fiz uma imagem do disco e fiz o pedrive de inicialização do macrium vou tentar montar a imagem aqui pra ver se funciona. Mas antes vou fazer o procedimento que você sugeriu.
0 -
Finalmente consegui fazer o que eu queria.
Utilizando as informações do link que nosso amigo egydiocoelho postou mais acima eu fiz o disco de inicialização do Macrium Reflect e deixei separado. Como disse antes, consegui fazer uma imagem do HDD somente com as partições que importavam, sendo elas: Partição ESP de inicialização, aquela partição reservada da microsoft, partição do sistema e a partição de recuperação. Deixei de fora minha partição de arquivos. Queria só o sistema mesmo.
Fiz a imagem disso exatamente na mesma ordem e usando o redimensionamento das partições conforme orientado no link. Ficou perfeito. Funcionou a jato e tudo redondinho.
Fiquei meio preocupado de que devido ao problema que o HDD vem apresentando os arquivos ficarem corrompidos ou faltando alguma coisa. Aparentemente isso não aconteceu.
Guardei a imagem e formatei o HDD. Depois fiz um procedimento chamado "zero fill" utilizando um programa bem simples que achei no youtube e dizia que com ele geralmente resolve o alerta amarelo do HDD. Após o procedimento o HDD voltou a ficar azul e não mais apresenta o alerta de erro no crystal disk info.
O link do vídeo explicando o programinha é esse: https://youtu.be/12UZvnT94JQ
A máquina passou a inicializar direto do SSD e nem precisei fazer nada na BIOS. Porém, entrei na BIOS e verifiquei que lá na aba Boot agora aparecem duas opções para escolher, mas com o mesmo nome. Sei que cada uma é um dos discos do computador.
Dessa forma cheguei a conclusão que esse tal de sistema UEFI, no qual a BIOS trabalha, realmente precisa ter essa partição ESP em FAT32(LBA) para que a BIOS identifique como um disco inicializável. Só não sei o que tem dentro dessa partição e nem sei como criá-la ou como fazer o sistema operacional criá-la automaticamente para tornar o disco inicializável. Na instalação crua que fiz no SSD da primeira vez, o sistema funcionou, mas não aparecia como opção na BIOS e eu só conseguia acessá-lo pois aparecia uma opção de qual sistema escolher somente quando os dois discos estavam na máquina.
Resumindo, deu tudo certo e agora estou com a máquina como eu queria. O SSD Nvme realmente deixa a máquina extremamente rápida. Gostei muito.
Obrigado pela ajuda.0 -
Estava bom demais para ser verdade. Nossa que coisa chata viu!
Estava tudo funcionando direitinho, até escrevi a mensagem acima direto do notebook. Agora estou usando o pc pois o notebook pifou de vez.
Estava tudo funcionando bem no entanto o aparelho estava ligado desde ontem, ficou a madrugada fazendo o procedimento do zero fill no HDD. Por isso hoje quando acordei usei o computador o dia todo e não reiniciei ele nenhum momento.
Ao terminar o trabalho no fim do dia fui desligar e o computador e ele simplesmente não aceitava o comando de desligar. a tela piscava e ele não desligava. até que meti o dedão no cotão e segurei para forçar o desligamento. Eu sabia que já tinha dado algum problema. Ao reiniciar ele vai pra tela azul e fica nisso. Erro 0xc000000e.
Tentei mil coisas e nada. Toda hora aparece um problema chato.0 -
Eu sugiro que você remova o disco rígido, como no vídeo anterior e tente conectá-lo novamente.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0