Como evitar que o HD desligue?
ArnoHamel
Member Posts: 9
Tinkerer
Percebi, desde que comecei a usar, que após poucos minutos de inatividade, o HD
"desliga" e, quando é necessário, há uma demora na resposta, devido ao
tempo que leva para atingir a rotação de funcionamento. Isso acontece
apesar de estar usando o plano de alto desempenho e que o HD só deve
desligar após 15 minutos. Há alguma outra configuração para evitar isso? É desgastante estar digitando um texto, com auto-salvamento e, a cada vez, ter que esperar o HD ligar para salvar o que foi digitado. Além disso acredito que a quantidade de vezes que o HD liga e desliga deve diminuir a sua vida útil.
0
Melhor resposta
-
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0
Respostas
-
Você já verificou a configuração de energia no intel rapid storage?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Isso também acontece comigo, já tentei todo tipo de configuração relacionada ao hd mas sem sucesso, me parece que é uma configuração para economia de energia da placa-mãe e não há o que fazer, ou você retira o hd e fica só com o ssd ou aprende a conviver com essa questão dele ficar se desligando automaticamente.
0 -
Verifique o link power management no intel rapid storage.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Obrigado ao egydiocoelho pela resposta rápida. Mas não encontrei a configuração do Intel Rapid Storage, será que tem no meu Nitro AN515-51?A Solução do MaClane resolveu. Não achei a opção de nunca desligar, então coloquei pra desligar após 1.000 minutos de inatividade. Funcionou.O que acho estranho é que estava para desligar após 15 minutos de inatividade mas desligava em menos de 5. Agora está OK, responsivo como deveria ser.Quanto ao EmersonNeves, antes eu mexia nos tempos, mas sempre em tempos em torno de 10 a 20 minutos. Tente com 1.000 minutos. Se não funcionou, deixe-nos saber.
0 -
egydiocoelho disse:Verifique o link power management no intel rapid storage.Acho que meu note não tem essa opção. Só aparece o básico. Verifiquei na BIOS e não encontrei nada. Aparentemente resolveu colocando "Nunca" no tempo para desligar o HD. Veja o que aparece nas opções de energia.
Digo que funcionou pois não há mais latência perceptível ao acessar os arquivos e a bateria está acabando mais rápido... ;-)
0 -
Eu aconselho instalar o intel rapid storage aqui: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/intel-driver-support-assistant.htmlOi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Boa tarde ArnoHamel !
Que bom ter lhe ajudado!
Se solucionou e esta estável, minha recomendação é que não instale nem altere nada.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Eu estou impressionado. Não sei o que pensar. Mas a solução foi provisória. O HD voltou a desligar, em menos de 1 minuto, quando voltei a usar, depois que desliguei o note. A imagem mostra a ação do HD.Pesquisei um bocado e parece que deve mesmo estar relacionado ao AHCI Power Link Management. Achei as chaves do registro, conforme as figuras em anexo. Já alterei ourtas chaves, em outras ocasiões, quando sabia o que devia fazer. Alguém pode me dizer quais os valores que devo inserir, ou se devo remover algumas chaves? Agradeço qualquer ajuda.
0 -
Não funciona dessa forma.
Se altera chave de registro sem fatores seu sistema irá se tornar inacessível.
Seu Windows esta instalado no sata mode AHCi?
Todos os drivers estão devidamente atualizados?
ArnoHamel disse:Obrigado ao egydiocoelho pela resposta rápida. Mas não encontrei a configuração do Intel Rapid Storage, será que tem no meu Nitro AN515-51?A Solução do MaClane resolveu. Não achei a opção de nunca desligar, então coloquei pra desligar após 1.000 minutos de inatividade. Funcionou.O que acho estranho é que estava para desligar após 15 minutos de inatividade mas desligava em menos de 5. Agora está OK, responsivo como deveria ser.Quanto ao EmersonNeves, antes eu mexia nos tempos, mas sempre em tempos em torno de 10 a 20 minutos. Tente com 1.000 minutos. Se não funcionou, deixe-nos saber.Já tinha tentado tanto com um intervalo de tempo maior como setado para "nunca", mas sem sucesso em ambos, depois de muito pesquisar eu desisti de encontrar uma solução pra isso.Mas caso consiga encontrar algo que solucione isso, não deixe de compartilhar aqui.1
-
Como eu disse antes, baixe o programa intel rapid storage e desative essa função: https://downloadcenter.intel.com/download/28992/Intel-Rapid-Storage-Technology-Intel-RST-User-Interface-and-Driver?product=55005
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho, instalei e funcionou. Mas, como no caso da sugestão do MaClane, no dia seguinte voltou a história do desliga liga em menos de um minuto. Não sei qual é o problema da Acer, parece que muitos tem o mesmo problema. Se não afetasse o desempenho, nem me incomodaria tanto. Será que alterar os valores do registro não resolve? Vou desinstalar o Intel RST e ver o que acontece. Depois posto uma atualização.
0 -
Nada tem a ver com aparelhos Acer.
A questão é a configuração do sistema em relação com as controladoras.
Qual a release do Windows 10 ?
Você desativou o lin power management no intel rapid storage?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
MaClane disse:Nada tem a ver com aparelhos Acer.
Qual a release do Windows 10 ?O release é o 2004. Mas o problema existe desde novo, com a versão do Windows de setembro de 2018. Sempre permito as atualizações do Windows. Recentemente que me aborreci com a questão estou tentando solucionar. O curioso é que as "soluções" funcionam no dia em que as aplico. No dia seguinte volta a apresentar o "problema".Você pode me ajudar com a configuração em relação às controladoras?Eu até pensei em voltar à configuração original de fábrica, mas, como disse antes, esse comportamento é "de nascença". E, conheço muitos notebooks e só vi acontecer com a Acer (me refiro a não conseguir resolver).egydiocoelho, eu instalei o Intel RST, desativei o Link Power Management. Reiniciei o note e funcionou. Mas, no dia seguinte estava como se eu não tivesse feito nada. Depois desinstalei o Intel RST e não mudou nada.Não me comparo a vocês, McLane e egydiocoelho, mas sou um entusiasta da computação e lido com computadores desde a época do IBM 1130. Já montei muitos PCs, ajudo os amigos e já tive notebooks de diversas marcas, inclusive um Acer, na época do Vista. Estou realmente incomodado por não conseguir resolver isso.
0 -
O mesmo problema ocorre quando você desativa a inicialização rápida nas opções de energia e o fastboot no bios? Além disso, qual é o modelo exato do computador? Exemplo an515-51-75kz. Utilizando a dica do colega maclane, ao invés de colocar em 0, aumente para um tempo bem maior:
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
ArnoHamel disse:MaClane disse:Nada tem a ver com aparelhos Acer.
Qual a release do Windows 10 ?O release é o 2004. Mas o problema existe desde novo, com a versão do Windows de setembro de 2018. Sempre permito as atualizações do Windows. Recentemente que me aborreci com a questão estou tentando solucionar. O curioso é que as "soluções" funcionam no dia em que as aplico. No dia seguinte volta a apresentar o "problema".Você pode me ajudar com a configuração em relação às controladoras?Eu até pensei em voltar à configuração original de fábrica, mas, como disse antes, esse comportamento é "de nascença". E, conheço muitos notebooks e só vi acontecer com a Acer (me refiro a não conseguir resolver).egydiocoelho, eu instalei o Intel RST, desativei o Link Power Management. Reiniciei o note e funcionou. Mas, no dia seguinte estava como se eu não tivesse feito nada. Depois desinstalei o Intel RST e não mudou nada.Não me comparo a vocês, McLane e egydiocoelho, mas sou um entusiasta da computação e lido com computadores desde a época do IBM 1130. Já montei muitos PCs, ajudo os amigos e já tive notebooks de diversas marcas, inclusive um Acer, na época do Vista. Estou realmente incomodado por não conseguir resolver isso.
Qual modleo do HDD?
Já verificou se existe uma firmware pro hardware dele?
Testou com outro HDD?
"Você pode me ajudar com a configuração em relação às controladoras?"
Não há como "configurar" as controladoras.
Elas são uma integração fisica/lógica entre o hardware e software e controlam como as informações e conexões serão realizadas.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0