Como desinstalar o Linux e instalar o Windows de forma segura no Notebook Acer Nitro 5 AN515-52-5771

13»

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia LincolnCosta !

Feliz em poder ter lhe ajudado!
    Sempre que precisar de algo, basta postar!

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Jamil_Jr
    Jamil_Jr Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon
    1) sobre a licença, realmente deve ser a original. O que você disse que já tem;
    2) sobre a instalação do windows, o problema é que o windows não possui a opção "instalar ao lado do linux" e é por isso que o recomendável instalar o windows e depois o linux, pois o linux possui a função "instalar ao lado do windows boot manager". Você pode criar uma partição dentro do linux e depois instalar o windows 10 nesta partição, mas será necessário corrigir o grub do linux.
    3) se você pretende instalar o linux depois, basta pressionar shift+f10 na instalação do windows e digitar isso:
    diskpart
    list disk
    sel disk x
    clean
    convert gpt
    Depois, instale o windows normalmente.
    4) sobre o sata mode, o windows detecta corretamente o rst with optane. Mas o linux, é recomendável deixar no modo ahci.
    Boa tarde. Fiquei curioso sobre você ressaltar a necessidade da licença ser original. 
    Qual seriam os riscos de usar uma licença não original?
  • Jamil_Jr
    @MaClane e @egydiocoelho

Boa tarde. 

A partir da experiência de vocês com a instalação de windows em que há o HD e o SSD. Pelo o que entendi, o Windows vai instalado no SSD. A minha dúvida é em como seria o ideal para particionar o restante da memória.

Como vocês fizeram?

Se o HD for de 1 TB, seriam umas 3 partições de 330 GB?

Em relação ao funcionamento do SSD, sei que é uma memória mais rápida do que o disco rígido, não entendo mais nada além disso. O espaço que no SSD é relativamente pequeno caso a pessoa tenha muitos programas e jogos instalados. Então, instalar os programas e jogos no HD gera uma perda significativa de desempenho quando comparado à instalação no SSD?
  • Qual é o tamanho exato do ssd? Sobre a outra pergunta, acho que ficaria mais lento o windows procurar acessar informações que estão no hdd do que no próprio ssd.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    Jamil_Jr disse:
    1) sobre a licença, realmente deve ser a original. O que você disse que já tem;
    2) sobre a instalação do windows, o problema é que o windows não possui a opção "instalar ao lado do linux" e é por isso que o recomendável instalar o windows e depois o linux, pois o linux possui a função "instalar ao lado do windows boot manager". Você pode criar uma partição dentro do linux e depois instalar o windows 10 nesta partição, mas será necessário corrigir o grub do linux.
    3) se você pretende instalar o linux depois, basta pressionar shift+f10 na instalação do windows e digitar isso:
    diskpart
    list disk
    sel disk x
    clean
    convert gpt
    Depois, instale o windows normalmente.
    4) sobre o sata mode, o windows detecta corretamente o rst with optane. Mas o linux, é recomendável deixar no modo ahci.
    Boa tarde. Fiquei curioso sobre você ressaltar a necessidade da licença ser original. 
    Qual seriam os riscos de usar uma licença não original?
    Riscos e fatores:
    - crime de violação de propriedade de software
    - viola a garantia do equipamento
    - sem bases de patchs de segurança originais, o sistema se torna aberto para invasões e acessos remotos de ataques virtuais
    - os DRMs cada vez mais impostos pela Microsoft podem causar erros de acesso a hardwares essenciais, como placa de rede, determinadas funções especificas do Windows, dentre outras

Jamil_Jr disse:
    @MaClane e @egydiocoelho

Boa tarde. 

A partir da experiência de vocês com a instalação de windows em que há o HD e o SSD. Pelo o que entendi, o Windows vai instalado no SSD. A minha dúvida é em como seria o ideal para particionar o restante da memória.

Como vocês fizeram?

Em relação ao funcionamento do SSD, sei que é uma memória mais rápida do que o disco rígido, não entendo mais nada além disso. O espaço que no SSD é relativamente pequeno caso a pessoa tenha muitos programas e jogos instalados. Então, instalar os programas e jogos no HD gera uma perda significativa de desempenho quando comparado à instalação no SSD?
    Não há absolutamente nenhuma necessidade em se particionar discos com esse tipo de instalação.
    Tendo acesso a duas ou mais unidades, particionamento se torna algo desnecessário e muitas vezes arriscado.

Sim, instalar jogos e aplicações no HDD irá gerar lags erros de acesso, travamentos, dentre outros.

A diferença padrão entre um HDD de notebook (5400rpm) e um SSD Sata 3 é cerca de 400 vezes menor

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Jamil_Jr
    @MaClane e @egydiocoelho

Boa tarde. 

A partir da experiência de vocês com a instalação de windows em que há o HD e o SSD. Pelo o que entendi, o Windows deve ser instalado no SSD. A minha dúvida é em como seria o ideal para particionar o restante da memória.

Como vocês fizeram?

Em relação ao funcionamento do SSD, sei que é uma memória mais rápida do que o disco rígido, não entendo mais nada além disso. O espaço que no SSD é relativamente pequeno caso a pessoa tenha muitos programas e jogos instalados.
    Então, instalar os programas e jogos no HD gera uma perda significativa de desempenho quando comparado à instalação no SSD?
  • MaClane
    Jamil_Jr disse:
    @MaClane e @egydiocoelho

Boa tarde. 

A partir da experiência de vocês com a instalação de windows em que há o HD e o SSD. Pelo o que entendi, o Windows deve ser instalado no SSD. A minha dúvida é em como seria o ideal para particionar o restante da memória.

Como vocês fizeram?

Em relação ao funcionamento do SSD, sei que é uma memória mais rápida do que o disco rígido, não entendo mais nada além disso. O espaço que no SSD é relativamente pequeno caso a pessoa tenha muitos programas e jogos instalados.
    Então, instalar os programas e jogos no HD gera uma perda significativa de desempenho quando comparado à instalação no SSD?

Não há absolutamente nenhuma necessidade em se particionar discos com esse tipo de instalação.
    Tendo acesso a duas ou mais unidades, particionamento se torna algo desnecessário e muitas vezes arriscado.

Sim, instalar jogos e aplicações no HDD irá gerar lags erros de acesso, travamentos, dentre outros.

A diferença padrão entre um HDD de notebook (5400rpm) e um SSD Sata 3 é cerca de 400 vezes menor

Sincerely, J. MaClane ™

• Jamil_Jr
    Qual é o tamanho exato do ssd? Sobre a outra pergunta, acho que ficaria mais lento o windows procurar acessar informações que estão no hdd do que no próprio ssd.
    Comprei o Nitro 5 AN515-52-5771. O mesmo do colega do post. São 128GB de SSD. 

Pelo o que entendi, então esse SSD integrado tem a única finalidade de iniciar de forma mais rápida o sistema operacional. Porque a depender do jogo já se ocuparia metade dessa memória SSD. 
  • Jamil_Jr
    editado maio 2020
    MaClane disse:
    Jamil_Jr disse:
    @MaClane e @egydiocoelho

Boa tarde. 

Como vocês fizeram?

É que, desde quando me entendo por gente, há o costume de separar o HD em várias partições (duas ou três). Assim, caso haja um erro grave no sistema operacional ou em algum programa, basta formatar aquela partição e preservar o restante dos arquivos. Tecnicamente eu não sei os riscos que isso traz e os possíveis danos ao hardware, por isso a minha pergunta. 

Pensei em deixar uma partição para a instalação de programas e outra para arquivos, sendo que o OS irá ficar sozinho no SSD. 
  • Eu particularmente, atualizaria o ssd para um de pelo menos 512gb.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    Jamil_Jr disse:
    MaClane disse:
    Jamil_Jr disse:
    @MaClane e @egydiocoelho

Boa tarde. 

Como vocês fizeram?

É que, desde quando me entendo por gente, há o costume de separar o HD em várias partições (duas ou três). Assim, caso haja um erro grave no sistema operacional ou em algum programa, basta formatar aquela partição e preservar o restante dos arquivos. Tecnicamente eu não sei os riscos que isso traz e os possíveis danos ao hardware, por isso a minha pergunta. 

Pensei em deixar uma partição para a instalação de programas e outra para arquivos, sendo que o OS irá ficar sozinho no SSD. 

Um procedimento já ultrapassado de épocas em que se tinha apenas uma unidade de disco nos aparelhos.
    Geralmente era realizado para separar o sistema dos arquivos, caso fosse necessário a formatação.

Em absolutamente deve instalar aplicações no HDD estando o sistema no SSD.
    Terá sim problemas e erros de lags, atrasos, lentidão e em alguns casos até mesmo erros de acesso.

Quanto mais partições, mais entradas são geradas nas indexações do sistema e no registro.

A partição de uma unidade pode flexibilizar a mobilidade de acesso a dados, mas somente quando a capacidade for maior que 500Gb.
    Dependendo do conjunto de hardware, até mesmo um HDD de 2Tb pode ser deixado de forma integra, sem partições.

Existe sim uma questão fisica na partição que se não for corretamente realizada pode gerar erros de trilhas e bad blocks.

Se seu SSD não tem capacidade suficiente, eu sugiro que adquira um maior.

Sincerely, J. MaClane ™

• TriberSolutions
    TriberSolutions Member Posts: 23 Troubleshooter
    Olá, adquiri um notebook Acer modelo Nitro 5 AN515-52-5771
    O mesmo vem com o sistema operacional Linux instalado, mas gostaria de trocar pelo Windows. Essa minha dúvida acredito ser a dúvida de muita gente que também adquiri notebooks com sistema Linux (por serem mais baratos) mas tem a intenção de migrar para Windows.
    Já li alguns artigos aqui na comunidade sobre como proceder com essa troca mas ainda tenho algumas dúvidas. Gostaria de fazer eu mesmo o procedimento, mas não tenho muito conhecimento sobre o assunto, apenas o que já li e pesquisei sobre. Mas creio que se eu for bem orientado não terei problemas em realizar.
    O artigo que achei que melhor explica o tema, inclusive baixei o PDF disponibilizado pelo @egydiocoelho foi esse que vou colar abaixo

"Bom dia! Sim, você pode instalar o windows 10. O ideal é que você faça um dualboot com o linux e o windows 10, para que dessa forma, a partição de recuperação da acer não seja apagada e não perca a garantia do software!
    Você pode tentar o seguinte:
    Você deve selecionar a opção x64 (única que funciona no modo uefi) e depois selecione baixar em formato .iso!
    2) entre no powershell como administrador e digite esses comandos para programar o pendrive para dar boot: diskpart, list disk, sel disk x (x é o número do pendrive), clean, convert gpt, create partition primary, format fs=fat32 quick e assign! "Dê enter em cada comando"!
    3) extraia a iso x64 e cole os arquivos no pendrive!
    4) depois entre na bios pressionado f2 ao ligar o notebook, desative o secureboot criando uma senha no setsupervisorpassword, selecione modo uefi e coloque o pendrive em primeiro e o hd em segundo na seção boot ou pressione f12 e selecione o pendrive! Depois da primeira reinicialização, você deve colocar o ssd em primeiro!
    5) dentro da instalação do windows 10! Pressione shift+f10 e digite notepad.exe e salve os seus arquivos em outro pendrive caso precise fazer algum backup!
    6) Dentro da instalação do windows 10, precisamos converter o hd ou o ssd em gpt para funcionar no modo uefi! Para fazer isso pressione shift+f10 e digite diskpart, list disk, sel disk x (x é o número do ssd ou hd), clean (apaga tudo), convert gpt e depois saia do programa e continue a instalação!
    Se optarem por fazerem uma formatação lenta, digitem: diskpart, list disk, clean, convert gpt, create partition primary, format fs=ntfs, assign! E depois na instalação exclua e criem uma nova partição, caso o Windows não permita a instalação!
    7) Irá aparecer uma opção com as partições do hd! Existe uma que se chama pushbutton ou pqservice, que é a partição de recuperação da Acer (não é recomendável deletá-la)! As outras, é necessário deletar para não ficar nenhum resquício do Windows anterior!
    8) para ativar, basta colocar o mesmo email e senha no final do processo que você utilizou para ativar pela primeira o notebook!"

As minhas dúvidas são: Não quero fazer dual boot, apenas retirar o Linux e instalar o Windows (já possuo uma licença Windows). Sei que é recomendação do @MaClane deixar os dois sistemas para caso de garantia, mas caso seja necessário instalo o Linux depois, no momento quero deixar apenas o Windows mesmo. 
    Então mesmo assim devo fazer o passo a passo de instalação mencionado a cima que vai funcionar para o meu caso? Uma outra dúvida em um outro artigo o @egydiocoelho cita sobre desativar a função rst with optane e alterar o sata mode para ahci. Preciso realizar esse procedimento também e o que ele faz exatamente e como proceder para realizar? E uma última dúvida é em relação aos drives. Após a instalação do Windows eu devo baixar todos os drives correto? Os drives que estão disponíveis no site da Acer são todos os drives que vou precisar ou existem mais alguns que terei que baixar de outros lugares?

Por enquanto é isso, muito obrigado desde já!

que número seria este (x) do pendrive?
  • TriberSolutions
    TriberSolutions Member Posts: 23 Troubleshooter
    MaClane disse:
    Boa noite TriberSolutions   !

Para manter o fórum organizado e sua duvida ter maior visibilidade, por favor, evite de postar em tópicos já solucionados, abertos por outros usuarios ou inativos.
    Sempre abra um novo post, assim como já foi orientado pelos moderadores.
    Coloque um @ na frente do meu nome que lhe oriento por lá para qualquer duvida.

ok, fiquei com medo de abrir tópico repetido.
  • MaClane
    O ideal é abrir outro mesmo, até para que sua questão tenha maior visibilidade.

Sincerely, J. MaClane ™

• lukeras
    lukeras Member Posts: 3 New User
    MaClane disse:
    Bom dia LincolnCosta !

Feliz em poder ter lhe ajudado!
    Sempre que precisar de algo, basta postar!
    Boa noite, estou tentando o mesmo procedimento de instalar Windows no notebook, segui os passos, já deixei o pen drive bootável, mas sempre que desabilito o Secure Boot e vou pra trocar o UEFI, nunca aparece outra opção e o Secure Boot torna a ficar habilitado. Como prosseguir? Agradeço desde já.