ACER ASPIRE 5 A515-41G-13U1
ViniciusMarinho
Member Posts: 8 New User
em Laptops
Boa tarde. Gostaria de saber sobre o desempenho dessa máquina em muitos jogos e no geral. Por exemplo, faço parte de uma comunidade de pessoas que possuem o mesmo notebook e todos relatam diferentes desempenhos em diferentes tarefas. Os relatos se dividem em pessoas com experiencias boas e pessoas com experiencias nem tão boas, em que eu me encaixo na 2 opção. Dando como exemplo o desempenho do computador ao jogar LOL, os usuarios relatam que rodam o jogo a 80-90 fps nas mesmas configurações em que eu rodo a 30-50 fps, sofrendo com gargalos. Já vi inumeros videos para aumentar a sua performance, ja atualizei todos os drivers da placa de video e recentemente desinstalei esses drivers da amd para testar e nada resolve. Sempre que jogo, faço isso com o computador conectado na tomada e configurado para maximo desempenho. Um dos membros dessa comunidade até limitou o uso da cpu para 75% e nunca relatou problemas de performance, enquanto o meu alcança 90% facilmente. Gostaria de saber se há alguma alternativa para solucionar isso.
0
Melhor resposta
-
ViniciusMarinho disse:MaClane disse:Eu recomendo que faça um teste real.
Benchmark nada mais é do que um teste sintético de acesso bruto de hardware.
Não leva em consideração configurações, otimização, versões de controladoras, etc
Só tenho mais uma duvida antes de fechar esse tópico. Estou interessado em aumentar a velocidade de inicialização do note, qual seria o tamanho do ssd M2 que eu deveria comprar para isso?
Que bom ter lhe ajudado!
Seu modleo possui slot M.2 no fator 2280, porém apenas na interface Sata 3.
A interface PCIe NVMe não é suportada.
Nesse caso, minha recomendação é que adquira um SSD de no minimo 256Gb (ou 512 dependendo dos jogos e de sua utilização)
Apenas deve saber que o SSD não gera nenhum tipo de ganho de FPS em jogos.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0
Respostas
-
Você pode executar o benchmark nesse site e depois copiar o link com o resultado? https://www.userbenchmark.com/resources/download/UserBenchMark.exeOi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Boa tarde ViniciusMarinho !
Esse modelo não possui suporte adequado a jogos.
Isso não significa que não vá poder rodar determinados títulos, mas tudo irá depender de versões dos drivers, da controladoras, da configuração e otimização do sistema.
Então são, virtualmente, milhões de combinações possíveis de cenários.
Deixe que lhe esclareça melhor sobre o processador, A12 9720P :
A AMD desenvolveu esse processador utilizando chip UVL com base na antiga arquitetura Bristol Ridge voltado apenas para desempenho suficiente em aplicativos típicos de escritório e web, além de multitarefa leve.
Então ele tem comparação a no máximo um i3 de 4ªGen dual-core.
Ele possui TDP baixo de apenas 15W, que gera a questão de integração da APU com a GPU.
Nesse cenário, qualquer aplicação de maior desempenho dispara os gatilhos de instruções no processador que tende (dependendo de versões de controladoras, drivers e patchs) a atingir o TDP muito rápido.
Isso gera a queda de desempenho já que o valor máximo é atingido muito rápido.
Qual versão do Adrenalin está utilizando?
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Claro Egydio, ja fiz aqui e aqui está o link https://www.userbenchmark.com/UserRun/31133330.
MaClane, eu sei que ele não é muito bom para jogos, só estou triste com o desempenho do computador em jogos que eu sei que deveriam rodar melhor nesse notebook, comparando com pessoas que possuem um igual ao meu. Quanto ao adrenalin, eu desinstalei todos os drivers da AMD antes de ontem, pois tinha visto em um video que poderia resolver, o que adiantou um pouco, porem nao atingiu o desempenho desejado. Agradeço pela atenção dos senhores !0 -
E outra duvida, vale a pena ligar esse XMP?0
-
ViniciusMarinho disse:Claro Egydio, ja fiz aqui e aqui está o link https://www.userbenchmark.com/UserRun/31133330.
MaClane, eu sei que ele não é muito bom para jogos, só estou triste com o desempenho do computador em jogos que eu sei que deveriam rodar melhor nesse notebook, comparando com pessoas que possuem um igual ao meu. Quanto ao adrenalin, eu desinstalei todos os drivers da AMD antes de ontem, pois tinha visto em um video que poderia resolver, o que adiantou um pouco, porem nao atingiu o desempenho desejado. Agradeço pela atenção dos senhores !
Na verdade não... o conjunto de hardware é básico e sem nenhum suporte adequado a jogos, tanto no processador quanto na GPU.
Se desinstalar todos os drivers de vídeo, como poderia "resolver" se as controladoras não teriam acesso ao hardware?
Eu recomendo que utilize o AMD CleanUp e remova os drivers de vidro no modo de segurança.
Depois baixe e instale a versão 19.3 do Adrenalin e faça um teste.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
MaClane disse:ViniciusMarinho disse:Claro Egydio, ja fiz aqui e aqui está o link https://www.userbenchmark.com/UserRun/31133330.
MaClane, eu sei que ele não é muito bom para jogos, só estou triste com o desempenho do computador em jogos que eu sei que deveriam rodar melhor nesse notebook, comparando com pessoas que possuem um igual ao meu. Quanto ao adrenalin, eu desinstalei todos os drivers da AMD antes de ontem, pois tinha visto em um video que poderia resolver, o que adiantou um pouco, porem nao atingiu o desempenho desejado. Agradeço pela atenção dos senhores !
Na verdade não... o conjunto de hardware é básico e sem nenhum suporte adequado a jogos, tanto no processador quanto na GPU.
Se desinstalar todos os drivers de vídeo, como poderia "resolver" se as controladoras não teriam acesso ao hardware?
Eu recomendo que utilize o AMD CleanUp e remova os drivers de vidro no modo de segurança.
Depois baixe e instale a versão 19.3 do Adrenalin e faça um teste.0 -
Só valeria apena, em notebooks de alto desempenho. Além disso, é necessário que o bios possua os perfis xmp.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
ViniciusMarinho disse:MaClane disse:ViniciusMarinho disse:Claro Egydio, ja fiz aqui e aqui está o link https://www.userbenchmark.com/UserRun/31133330.
Mas como lhe informei, seria necessário que seu aparelho tivesses EXATAMENTE as mesmas configurações de sistema, aplicações, versões de drivers, controladoras, etc que os deles.
Seu parelho não possui perfil nativo para módulos de RAM XMP e mesmo que funcionassem, deveria ser em pares idênticos e não iria gerar o ganho que espera.
MaClane disse:ViniciusMarinho disse:MaClane disse:ViniciusMarinho disse:Claro Egydio, ja fiz aqui e aqui está o link https://www.userbenchmark.com/UserRun/31133330.
Mas como lhe informei, seria necessário que seu aparelho tivesses EXATAMENTE as mesmas configurações de sistema, aplicações, versões de drivers, controladoras, etc que os deles.
Seu parelho não possui perfil nativo para módulos de RAM XMP e mesmo que funcionassem, deveria ser em pares idênticos e não iria gerar o ganho que espera.0 -
É uma das versões mais estáveis e com maior suporte já lançadas.
Bom, assim como voces pediram, desinstalei os drivers da amd e reinstalei novamente, dessa vez o adrenalin 19.3.3.
Fiz os testes novamente e aqui vão eles:
Sem driver amd: https://www.userbenchmark.com/UserRun/31133330
Com driver amd: https://www.userbenchmark.com/UserRun/31139406MaClane disse:Boa tarde ViniciusMarinho !
Esse modelo não possui suporte adequado a jogos.
Isso não significa que não vá poder rodar determinados títulos, mas tudo irá depender de versões dos drivers, da controladoras, da configuração e otimização do sistema.
Então são, virtualmente, milhões de combinações possíveis de cenários.
Deixe que lhe esclareça melhor sobre o processador, A12 9720P :
A AMD desenvolveu esse processador utilizando chip UVL com base na antiga arquitetura Bristol Ridge voltado apenas para desempenho suficiente em aplicativos típicos de escritório e web, além de multitarefa leve.
Então ele tem comparação a no máximo um i3 de 4ªGen dual-core.
Ele possui TDP baixo de apenas 15W, que gera a questão de integração da APU com a GPU.
Nesse cenário, qualquer aplicação de maior desempenho dispara os gatilhos de instruções no processador que tende (dependendo de versões de controladoras, drivers e patchs) a atingir o TDP muito rápido.
Isso gera a queda de desempenho já que o valor máximo é atingido muito rápido.
Qual versão do Adrenalin está utilizando?0 -
Eu recomendo que faça um teste real.
Não leva em consideração configurações, otimização, versões de controladoras, etc
MaClane disse:Eu recomendo que faça um teste real.
Só tenho mais uma duvida antes de fechar esse tópico. Estou interessado em aumentar a velocidade de inicialização do note, qual seria o tamanho do ssd M2 que eu deveria comprar para isso?0 -
Esse modelo aceita apenas ssd sata 3: https://www.userbenchmark.com/System/Acer-Aspire-A315-41/82076 e https://www.userbenchmark.com/System/Acer-A315-41G/161425
https://www.youtube.com/watch?v=KxQE5rm8vMc&t=189s
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
ViniciusMarinho disse:MaClane disse:Eu recomendo que faça um teste real.
Só tenho mais uma duvida antes de fechar esse tópico. Estou interessado em aumentar a velocidade de inicialização do note, qual seria o tamanho do ssd M2 que eu deveria comprar para isso?
Que bom ter lhe ajudado!
Seu modleo possui slot M.2 no fator 2280, porém apenas na interface Sata 3.
A interface PCIe NVMe não é suportada.
Nesse caso, minha recomendação é que adquira um SSD de no minimo 256Gb (ou 512 dependendo dos jogos e de sua utilização)
Apenas deve saber que o SSD não gera nenhum tipo de ganho de FPS em jogos.
Quando testei esse notebook, os drivers de fábrica que vinham com o notebook não eram otimizados para jogos. Ao atualizar o Windows 10 para uma versão mais recente e pegar uma versão da Adrenalin atual, o notebook funciona muito bem para jogos compatíveis com o mesmo. Não é um notebook gamer, mas serve bem esse propósito se você levar em conta suas limitações.
Sempre ao instalar uma nova versão de driver da placa gráfica, selecione a opção de desinstalar a versão antiga. Isso é importante para se ter uma instalação limpa, tanto para placas Nvidia quanto AMD.
Dito isso, tenham em mente que o que limita esse notebook é o processador. Alguns benchmarks apontam que o processador é similar a Core i3 dual core de quarta geração, outros benchmarks dizem a um Core i3 dual core da sétima geração. A placa gráfica AMD RX 540 é muito mais potente para jogos do que o processador.
Pelo que pude testar, pois a percepção de benchmark é diferente do uso real, o processador apresenta um desempenho melhor que um Core i7 5500U dual core da quinta geração. No geral o desempenho multi core é similar a um Core i5 7200U dual core da sétima geração, talvez um pouco melhor, pois o AMD A12 9720P é um processador quad core. Agora o desempenho single core é sofrível mesmo, deve ser equivalente a um processador Core i5 dual core da quarta geração mesmo.
Em jogos ou aplicativos que usem todos os 4 núcleos desse processador, o desempenho é bom. Eu testei CS GO com quase tudo no máximo, rodou muito bem a 60 fps com V-Sync ligado. Dying Light rodou bem a 30 FPS no médio com V-Sync ligado, esse jogo baixa para 30 fps caso o jogo não consiga manter 60 fps. Rodou o jogo melhor que um Core i5 4210U e uma Geforce 840M 2 GB. GTA V eu não cheguei a testar, mas vi várias pessoas com esse notebook que conseguiram rodar satisfatoriamente.1 -
Gostaria de corrigir meu comentário acima. Não consigo editar a mensagem, então vou colocar a correção aqui. O processador AMD A12 9720p só vai chegar próximo do desempenho de um Intel Core i5 7200U somente se este estiver no clock padrão, que é 2.5 Ghz, ou seja com o turbo boost desligado. A diferença do i3 7100U para o i5 7200U é que o i3 não tem turbo boost, ou seja, seu clock é 2.4 Ghz sempre. Portanto, o AMD A12 9720p tem desempenho similar a um Core i3 7100U e não ao Core i5 7200U. O Core i5 7200U mesmo sendo dual-core, apresenta um desempenho muito superior, pois pode chegar até a 3.1 Ghz.
Os processadores Intel da sétima geração têm o processo de fabricação de 14nm. O A12 da sétima geração é fabricado em 28nm. Tanto o AMD quanto o Intel são processadores de 15W. O que isso quer dizer? O AMD 9720p esquenta muito mais, sem falar que é um quad core limitado a 15W, não dá pra usar todo o potencial, sem falar que seria preciso um cooler muito mais potente para dar conta do calor extra gerado, duração da bateria menor e outros fatores.
Como foi falado pelos outros utilizadores acima, não é um notebook gamer, mas dá para instalar jogos bons como falei acima.1