Altas temperaturas da CPU mesmo em idle - Nitro 5 AN515-51-78D6
Boa noite,
Tenho um Nitro 5 AN515-51-78D6 que está com 7 meses de uso.
Desde os primeiros usos sempre notei alguns travamentos mesmo em jogos leves, mas nunca dei muita atenção. Porém, nos últimos 2 meses esses travamentos tornaram-se frequentes ao jogar e durante uso normal. Então resolvi checar as temperaturas da CPU e GPU nos jogos e durante uso normal (apenas o navegador aberto com poucas abas) e notei que a temperatura está acima do normal.
Ao ligar o computador, a temperatura da CPU salta para 90~93ºC e depois estabiliza em 55~60ºC sem ou com pouco uso. A da GPU se mantém entre 50~55ºC.
Porém, quando faço algum teste de stress ou inicio qualquer jogo, a temperatura da CPU dá um salto quase que instantâneo para 90~95ºC e fica oscilando muito durante os primeiros minutos. Varia em faixas de 70º a 90º, demonstrando muita instabilidade. Após algum tempo jogando (20~30 minutos) ou rodando o teste de stress, a temperatura da CPU estabiliza em valores altos (94~100ºC) e começo a sofrer um Throttling persistentemente.
Gostaria de saber o que posso fazer nesse caso.
Vi algumas recomendações de troca de pasta térmica e limpeza do notebook, mas gostaria de saber se isso pode afetar a garantia.
Gostaria de saber também se vocês resolveriam esse problema se eu mandasse para a garantia.
Agradeço a atenção.