Baixo desempenho do chip gráfico no Acer Nitro AN515-52 após retorno na Assistência Técnica

HanzickBR
HanzickBR Member Posts: 9 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Boa tarde amigos,

Meu Acer Nitro AN515-52-7974 retornou da assistência técnica há umas semanas atrás, e foi trocada a placa-mãe, processador e a gpu. Não sei porque raios, mas alguns jogos que antes apresentavam desempenho bom estão simplesmente horríveis. Taxas de quadros baixa, temperatura na CPU altíssima (beirando 95 graus, tive que setar para 99% o desempenho máximo), e o uso da GPU fica em 50, 60%. Costumava jogar fortnite com mais de 70 quadros e agora em alguns momentos no game, chego a ficar com 35 fps!  Não faço ideia do que pode ser. Ressalto que ele voltou da assistência sem estar formatado. Quando liguei meus dados estavam todos aqui.

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite HanzickBR !

Realmente desconheço esse procedimento.
    O padrão é que todo disco é formatado quando enviado ao suporte.

Verifique todas essas configurações:

Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
    Atualize a release do Windows para a 1909 no máximo.

Verifique todas essas questões também:

1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- sete o desempenho mínimo e máximo do processador em 100% em ambos modos (tanto na bateria quanto conectado na tomada de energia)
    4- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    5- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    6- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Nvidia) para ser a principal
    7- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
    8- o batterybooster deve estar desativado
    9- desative o FPS limit
    10- sete a Intel HD Graphics para desempenho máximo
    11- desinstale todas as aplicações X-Box da Microsoft
    12- desative o gravador DVR
    13- habilite a opção maxframerate no painel de controle nvidia
    14- desative as opções do shadow play no geforce experience
    15- todos os jogos devem estar instalados na mesma unidade de disco e partição que o sistema operacional

Depois reinicie e faça um teste.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• HanzickBR
    MaClane disse:
    Boa noite HanzickBR !

Realmente desconheço esse procedimento.
    O padrão é que todo disco é formatado quando enviado ao suporte.

Verifique todas essas configurações:

Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
    Atualize a release do Windows para a 1909 no máximo.

Verifique todas essas questões também:

1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- sete o desempenho mínimo e máximo do processador em 100% em ambos modos (tanto na bateria quanto conectado na tomada de energia)
    4- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    5- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    6- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Nvidia) para ser a principal
    7- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
    8- o batterybooster deve estar desativado
    9- desative o FPS limit
    10- sete a Intel HD Graphics para desempenho máximo
    11- desinstale todas as aplicações X-Box da Microsoft
    12- desative o gravador DVR
    13- habilite a opção maxframerate no painel de controle nvidia
    14- desative as opções do shadow play no geforce experience
    15- todos os jogos devem estar instalados na mesma unidade de disco e partição que o sistema operacional

Depois reinicie e faça um teste.

Pois é, enviei no Centro Nacional de Serviços da Acer (ROM Eirelli Tecnologia), e ele voltou com meus dados intactos, nada formatado. Também achei estranho mas ok. Agora estou notando um desempenho medíocre nos jogos.
  • O que acontece quando você reinstala o windows, pressionando alt+f10 antes do logo da acer?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • HanzickBR
    Pessoal, outra coisa que notei é que as temperaturas estão altíssimas, minha CPU chegou a 100 graus num jogo. A GPU chegou em 77. Antes do envio na Assistência a GPU não passava de 70
  • HanzickBR
    Só me falta eles terem esquecido a pasta térmica... Como eu posso abrir o note para verificar?
  • HanzickBR
    O que acontece quando você reinstala o windows, pressionando alt+f10 antes do logo da acer?
    Vou verificar!
  • HanzickBR
    Então galera, verifiquei também que as quedas de FPS estavam se dando pelo desempenho máximo estar setado para 99%. Quando devolvi para 100%, tive minha taxa de quadros normalizada, ao custo das altíssimas temperaturas que ainda persistem. Quando coloco em 99%, as temperaturas tanto da GPU quanto da CPU ficam como ficavam antigamente. Como poderia resolver a temperatura alta sem abrir o computador visto que viola a garantia? Já tenho uma base resfriadora.
  • MaClane
    Nesse caso, somente acionado a garantia novamente.
    Isso porque pode até abrir, mas dependo dos procedimentos que queira realizar, pode violar a garantia.
    Um teste seria reinstalar o sistema do zero.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Eu verificaria com o suporte técnico novamente:

Passo 2: Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida ou necessite de um auxílio especializado, entre em contato conosco através dos seguintes meios:

Suporte por chat:

Disponível de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h: clique para conversar

Suporte por Telefone:

Centro Nacional de Serviços Acer: 0800-762-2237
    Disponível de Segunda-feira a Sábado das 8h às 22h e aos Domingos das 10h às 18h (horário de Brasília) com exceção dos feriados.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    Dada a questão da pandemia, os correios estão trabalhando de forma menos ativa, o que pode gerar uma demanda maior de tempo.
    Suporte por chat:

Disponível de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h: clique para conversar

Suporte por Telefone:

Centro Nacional de Serviços Acer: 0800-762-2237
    Disponível de Segunda-feira a Sábado das 8h às 22h e aos Domingos das 10h às 18h (horário de Brasília) com exceção dos feriados.

Solicitação de reparo: https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/repair-centers

Somente lhe aconselho a realizar backup prévio de seus dados (pois o sistema será formatado no suporte) e caso tenha realizo algum upgrade, deve remover todos e recolocar qualquer hardware que por ventura tenha removido.

Irá receber um código de rastreio assim que for atendida sua solicitação.
    Será solicitado também que imprima duas cópias da nota fiscal.
    Uma deverá ser enviada juntamente com o notebook, agregada ao documento que enviam para que descreva o problema e outra fora da caixa.

Verifique esse vídeo para ajudar a embalar corretamente:

Se utilizar sua caixa original ela será descartada e será enviado de volta em uma caixa parda padrão.

Sincerely, J. MaClane ™