Dúvida sobre memória RAM no Nitro 5

Mguilherme
Mguilherme Member Posts: 4 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Tenho um notebook Nitro 5 an515-51 e estava a fim de comprar um pente extra de 8gb de RAM. Um amigo meu tem um Aspire 5 que queimou com estática e não liga mais, então pensei em pegar o pente de RAM dele e pôr no meu. 
Algumas dúvidas que eu tenho quanto a isso:

1- a memória do Aspire 5 é compatível com o Nitro 5?

2- se a memória estiver queimada devido à estática, tem algum risco de eu colocar no meu notebook e estragar ele? Ou é só tirar a memória e tudo bem?

3- pra instalar a memória é só colocar o pente no slot dele e o notebook já vai identificar a RAM ou eu teria que abrir a BIOS pra configurar a nova RAM?

Se vocês puderem me tirar essas dúvidas, fico agradecido
Obrigado e boa noite

Comentários

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Mguilherme !

Primeiramente, vamos corrigir um termo... RAM é um módulo, não pente.

R: não é dessa forma que funciona.
    Aspire 5 é uma serie de notebooks, assim como Nitro 5.
    Em cada serie, existem dezenas de modelos.
    Então deve informar os modelos EXATOS de ambos notebooks.

2- se a memória estiver queimada devido à estática, tem algum risco de eu colocar no meu notebook e estragar ele? Ou é só tirar a memória e tudo bem?

R: sim, pode gerar um micro-curto e queimar o aparelho.

3- pra instalar a memória é só colocar o pente no slot dele e o notebook já vai identificar a RAM ou eu teria que abrir a BIOS pra configurar a nova RAM?

R: para instalar, deve desligar o aparelho, abrir a tampa traseira, desconectar a bateria interna e conectar o modulo no slot.
    Não há nenhuma configuração a ser realizada na Bios.

Essa serie (an515-51) suporta no máximo 32Gb de RAM (sendo 2 slots, 2x16Gb cada) SO-DIMM DDR4 2133/2400Mhz

Verifique a sua instalada com CPUz

Essa serie também tem suporte com slot M.2 no fator 2280 tanto Sata 3 quanto PCIe NVMe Gen3x4

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Mguilherme

MaClane disse:
    Boa noite Mguilherme !

Primeiramente, vamos corrigir um termo... RAM é um módulo, não pente.

R: não é dessa forma que funciona.
    Aspire 5 é uma serie de notebooks, assim como Nitro 5.
    Em cada serie, existem dezenas de modelos.
    Então deve informar os modelos EXATOS de ambos notebooks.

R: sim, pode gerar um micro-curto e queimar o aparelho.

R: para instalar, deve desligar o aparelho, abrir a tampa traseira, desconectar a bateria interna e conectar o modulo no slot.
    Não há nenhuma configuração a ser realizada na Bios.

Essa serie (an515-51) suporta no máximo 32Gb de RAM (sendo 2 slots, 2x16Gb cada) SO-DIMM DDR4 2133/2400Mhz

Verifique a sua instalada com CPUz

Essa serie também tem suporte com slot M.2 no fator 2280 tanto Sata 3 quanto PCIe NVMe Gen3x4

Obrigado pela resposta! Vou perguntar ao meu amigo o modelo exato do Aspire dele.
    Quais exatamente são os "sintomas" de um computador afetado por estática? Nós pensamos que seja isso pois ele fez manutenção sem descarregar o corpo, mas moramos no rio de janeiro e a umidade do ar aqui é bem alta, o que teoricamente iria dissipar a estática correto? Depois dessa manutenção que ele fez, quando ele conectava alguma coisa na entrada USB o notebook desligava, e começou a acontecer mais frequentemente até não ligar mais. Será que realmente é estática? E caso seja, tem algum método de testar a RAM sem colocar em risco o meu aparelho?
  • MaClane
    Quais exatamente são os "sintomas" de um computador afetado por estática?
    R: se esta se referindo a descarga estática do corpo, em vários caso podem ocorrer queima total das placas.

Nós pensamos que seja isso pois ele fez manutenção sem descarregar o corpo, mas moramos no rio de janeiro e a umidade do ar aqui é bem alta, o que teoricamente iria dissipar a estática correto?

R: não.
    Estática não se dissipa com umidade do ar dessa forma.

Depois dessa manutenção que ele fez, quando ele conectava alguma coisa na entrada USB o notebook desligava, e começou a acontecer mais frequentemente até não ligar mais. Será que realmente é estática?

R: pode sim ter ocorrido descarga que alterou voltagens internas ou até mesmo queima de algum componente.

E caso seja, tem algum método de testar a RAM sem colocar em risco o meu aparelho?

R: sim, se possuir uma unidade testadora de RAM.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Sobre o notebook dele, se o notebook não está mais ligando, ele tentou pelo menos resetar a bateria? Além disso, a memória que você irá adquirir é uma ddr4 também?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Mguilherme
    Sobre o notebook dele, se o notebook não está mais ligando, ele tentou pelo menos resetar a bateria? Além disso, a memória que você irá adquirir é uma ddr4 também?
    Cara, ele fez de tudo no notebook dele e nada deu certo. Levou inclusive num suporte técnico mas o rapaz nem encontrou o problema. Enfim, peguei a memória com ele hoje e fazendo minhas pesquisas eu vi que é uma ddr4 de 8GB, 2400Hz. É perfeitamente compatível com a minha, só estou receoso de colocar no meu aparelho e queimar tudo, você sabe me dizer se vale a pena o risco ou é provável que vá queimar meu computador? Eu quero levar em alguém que teste a memória com aqueles aparelhos, mas com essa quarentena tá complicado.
  • MaClane
    "Seguro" realmente não é, pelo fato de ter informado do surto que correu no aparelho.

Sincerely, J. MaClane ™

• Mguilherme
    MaClane disse:
    "Seguro" realmente não é, pelo fato de ter informado do surto que correu no aparelho.
    Entendi, vou aguardar então e levar num técnico pra testar ela. Obrigado pela atenção de vocês
  • É a melhor opção. Depois, poste o resultado aqui.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    Mguilherme disse:
    MaClane disse:
    Entendi, vou aguardar então e levar num técnico pra testar ela. Obrigado pela atenção de vocês

Disponha!
    Assim que testar, informe aqui!

Sincerely, J. MaClane ™