Ligar notebook com tampa fechada, é possível?
Cleubs
Member Posts: 4 New User
@egydiocoelho, @MaClane... obrigado pela dica para manter o fórum organizado!
A partir de um tópico novo, segue a minha dúvida:
A partir de um tópico novo, segue a minha dúvida:
Olá, pessoal!
Meu notebook é um Aspire E1-532-2_BR606. Tenho usado ele como cérebro do meu setup.
Já uso com um monitor externo, mouse e teclado sem fio... e tenho sido feliz até agora.
Porém botei na cabeça esses dias que queria "automatizar" o processo de inicialização da máquina para que ela ligasse a partir de um comando de voz do Google Assistente.
Tem vários tutorias muito bem explicados online (gringos principalmente)
Consegui certo avanço na questão do Wake On Lan...
Mas só tem funcionado pra mim quando o computador está em estado de suspensão, por causa de alguma configuração do Windows 10 que acaba desligando todas as placas, mesmo com as configurações de WOL devidamente ativadas. (não quero perder tempo com isso agora... dá pra desativar, pois...)
Agora encontrei uma dificuldade real: "descobri" que o notebook só liga com a tampa ABERTA.
Sei que outros notebooks, de outras fabricantes, podem conceder acesso a ativar/desativar essa função através da BIOS...
Sei que outros notebooks, de outras fabricantes, podem conceder acesso a ativar/desativar essa função através da BIOS...
Existe alguma configuração na BIOS, atualmente, para este notebook para permitir que o dispositivo seja iniciado remotamente com a tampa fechada?
Pelo que dei uma olhada aqui não tem nada muito explícito... Talvez alguma atualização?
Pelo que dei uma olhada aqui não tem nada muito explícito... Talvez alguma atualização?
0
Respostas
-
Boa noite Cleubs !
Não é possivel... não da maneira que acredita.
Para ativar por voz, deve ter conhecimento avançado em hardware e programação, configurar um sistema Android (pois o Windows não suporte tal opção do Google nativamente), instalar e adaptar um assistente virtual acoplado a um Arduino ou Raspberry utilizando um sistema de controle de acesso ao notebook.
Sei disso porque já fiz algo parecido.
O WOL somente tem suporte nativo via cabo de rede.
Para isso é necessário que a Bios ofereça suporte, bem como a placa de rede e o roteador, além de todas as configurações avançadas para ativar o "pacote mágico".
O aparelho também sempre deverá estar ligado a tomada de energia e alguns notebooks não é possivel devido ao controle interno de energia da bateria.
Não há nenhuma "atualização" que faça isso.
O que é preciso é suporte, alguns hardwares, conhecimento avançado e vários testes.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
@MaClane... sim essa é uma forma de ser feito, realmente...
Mas o método que esse rapaz ensina aqui me parece bem sólido também e mais acessível a leigos como eu:
https://www.youtube.com/watch?v=PtiX4TcdDSg
Ele mistura comandos de 4 aplicativos (IFTT, JOIN, TASKER, WAKE ON LAN)
resumindo:
Ele pega o app IFTT que tem integração com Google assistente (mas só pra comando em inglês ao que parece), então esse é o ponto inicial.
Vc programa uma frase de gatilho no IFTT, e essa frase vai disparar um comando no App Join que, tem integração com o Tasker que será programado de um jeito que ao receber esse comando do Join vai ativar o comando de ligar meu PC pelo aplicativo Wake On Lan.
Ainda não tive sucesso total com essa técnica... Mas vou continuar queimando meus neurônios em outro momento.
~vou narrar minha LONGA saga agora... sente-se bem confortável na sua cadeira e aproveite a leitura~
Eu comecei indo pela parte "simples" de apenas conseguir um Wake On Lan.
Assisti alguns vários tutoriais e depois de algumas muitas tentativas e misturar o conhecimento de vários vídeos, consegui que funcionasse.
Meu notebook tem na BIOS uma opção de ativar o WOL, ativei todos os ativáveis no Windows...
E "deu certo". Mas só consigo ligar o notebook se ele tiver sido colocado no estado de Hibernar ou Suspensão. Se Desligar, ele desliga mesmo, mortinho da Silva.
E a tampa deve estar aberta pro WOL funcionar. Mesmo em suspensão ou hibernado, a tampa deve estar aberta para ele ser ligado pelo aplicativo.
Esse rapaz aqui, ABRIU o notebook e "tirou" o botão de ligar de dentro do notebook (com todas as instalações elétricas feitas corretamente, imagino) e pretendia apenas apertar o botão e ligar o notebook, e ele não consegue a princípio, mas mostra o que precisou fazer para conseguir: São 11 minutos de vídeo de ele reclamando, e a principal mensagem fica clara antes dos 5 minutos (não vi o video completo, confesso); Há algum sensor dentro da tampa que determina que ela está "fechada" e não permite que o equipamento seja ligado. Mesmo que você fisicamente consiga apertar o botão de POWER.
Ele localizou o sensor, arrancou uma parte complementar desse sensor, que é um ímã, e fica próximo à tela.
Fiz o teste aqui, com o notebook aberto e ligado, fui passando um imã em toda a borda dele e achei um lugar que é fortemente atraído pelo ímã, e quando isso acontece, a tela apaga.
Desliguei o notebook, com a tela aberta, coloquei o imã nesse lugar, e apertei o botão de ligar, e o notebook não ligou...
Deve ser ali o tal "sensor" que quando pega no imã da tampa, fechada, não deixa a máquina ligar
Eu não tenho planos de abrir esse notebook.
Nos comentários do vídeo algumas pessoas falam que não seria necessário ele ter sido tão radical pra fazer isso, pois algumas maquinas dão acesso, na BIOS, à outras formas de ligar o computador, que não pelo botão (e também, ignorando o status do sensor)
Então, de ontem pra hoje pensei numa forma de interromper o contato dessas duas áreas quando eu fechar a tampa no notebook.
Basicamente dobrei um pedaço de papel e coloquei sobre a área que detectei ser o sensor. Deixei grosso o suficiente para diminuir o campo magnético do ímã sobre o sensor, mas também fino o suficiente pra não correr o risco de com a pressão danificar a tela, ou deixar uma aparência torta ao notebook como se ele estivesse empenado, torto...
Tem funcionado!! Está longe de ser o que eu gostaria, mas... é o que consegui.
Meu noteboook fica """fechado""" no canto da minha mesa, sem bateria, permanentemente ligado à tomada (pra não ficar ali estragando a bateria à toa) e com o cabo de rede conectado, consigo dar o comando do aplicativo do meu celular e iniciar ele. Como ele está fechado, já inicia transmitindo a imagem para o meu monitor, e o teclado e mouse são sem fio, com o dongle ligado no USB dele.
Quando quiser que ele vire um portátil novamente, conecto a bateria, desplugo tudo, e pronto.
"Consegui"!!!!!!! rs
Durante o processo aos 03:42, ele acessa a BIOS e mostra que precisa mudar a forma que o computador seja ligado pra não depender de um um botão. Por isso eu citei a possibilidade de haver alguma atualização da BIOS para o meu notebook que pudesse trazer essa função, pois procurei bastante e apenas localizei a função de Wake On Lan, que é "inútil" com a tampa abaixada.
Desculpem o textão, mas queria deixar esse conhecimento guardado aqui caso alguém tenha vontade de executar um projeto parecido;
Ou queiram somar com outras soluções além do meu papel dobrado em cima do sensor. rs0 -
Não vi nada tão diferente do procedimento que lhe passei.
Até mesmo já havia lhe dito isso antes de ver o vídeo:"Para ativar por voz, deve ter conhecimento avançado em hardware e programação, configurar um sistema Android (pois o Windows não suporte tal opção do Google nativamente), instalar e adaptar um assistente virtual acoplado a um Arduino ou Raspberry utilizando um sistema de controle de acesso ao notebook."
Já o procedimento de acesso sem botão viola garantia de equipamento por essa razão não é permitido compartilhar tais informações no fórum.
Qualquer procedimento que altere o padrão de uso do aparelho viola a garantia.
Nesse caso, minha recomendação é que busque outros fóruns.
É sim um projeto legal e eu mesmo já realizei alguns, mas devemos respeitar as regras do fórum.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Exceto que no método que eu citei não é necessário "instalar e adaptar um assistente virtual acoplado a um Arduino ou Raspberry utilizando um sistema de controle de acesso ao notebook"; é feito apenas com aplicativos em um celular, e um notebook ligado com cabo de rede ao roteador. O que imagino que seja menos proibitivo e até mesmo amigável pra quem não tem conhecimento de programação em Arduíno/Raspberry.
Sobre o acesso sem botão, o procedimento feito no vídeo pelo rapaz não é em um notebook dessa marca, nem ele próprio recomenda que seja feito por outras pessoas em seus dispositivos. Nem eu recomendo, nem executei em minha máquina.
Minha intenção é justamente descobrir até onde posso ajustar minhas necessidades ao que meu dispositivo pode me oferecer sem violá-lo.
E foi pra procurar outra solução mais amigável ao meu dispositivo que vim ao fórum pesquisar e trocar ideias
"Qualquer procedimento que altere o padrão de uso do aparelho viola a garantia"
Isso inclui personalizar as configurações do meu dispositivo à minha vontade, que são configurações que estão disponíveis a qualquer usuário curioso que se dispor a procurar?
Mesmo quando propus atualizar a BIOS, citei o arquivo que a própria marca disponibiliza no site de Download.
Não creio que estaria infringindo quaisquer regras compartilhando ideias sobre esse projeto, que envolvem apenas ferramentas disponíveis na minha máquina ou feitas para ela disponibilizadas pelas marca, porém... de acordo com as regras do fórum é recomendado que eu edite/retire algo de algum dos meus posts?0 -
Apenas não devemos compartilhar aqui, pois nem todos os usuarios tem conhecimento adequado para tais procedimentos o que pode gerar duvidas e até mesmo causar problemas para os mesmos.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0