A515 41g 1480 - Tela azul fora do carregador

Opções
System
System Member Posts: 4,521 Seasoned Practitioner WiFi Icon
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Esta discussão foi criada a partir da divisão de comentários de: A515 41g 1480 - Tela azul fora do carregador

Comentários

  • Cactos
    Cactos Member Posts: 1 New User
    editado junho 2020
    Opções
    Consegui resolver de forma definitiva o problema de tela azul até agora (no Windows 10). Fiz o procedimento ontem e hoje atualizei para o ultimo drive da amd. Já usei bastante ele na bateria e não dá mais a tela azul.

    Primeiro método que testei foi instalar o driver 19.1.1 com 99% de energia para o processador, mas a cpu só chegava a 2.2Ghz no uso normal e a frequência base dele é 2.7Ghz. Isso me deixava incomodado então procurei um jeito de desabilitar o boost do processador, mas normalmente é só na bios, então encontrei o seguinte procedimento:

    SOLUÇÃO (que deu certo para mim até agora.)

    1. O windows tem uma opção de energia escondida chamada de Modo de Aumento de Desempenho do Processador. Para mostra-la nas opções de energia tem que habilitar via powershell. Vá até o powershell e execute como Administrador.

    2. Depois digite o seguinte comando: powercfg.exe -attributes sub_processor perfboostmode -attrib_hide
    3. Agora vá até as opções de energia.


    4. Vá ate alterar as configurações do plano. (O plano que você usa, o que esta ativo)
    5. Vá ate alterar configurações de energia avançadas.

    6. Veja que o estado de desempenho minimo e máximo do meu processador esta 100%. Não testei com ele em outra porcentagem, mas acho que em qualquer outra não dará problema.


    7. Altere o modo de aumento de desempenho do processador e coloque em Desabilitado.


    Salve as configurações e pronto!
    Para mim nunca mais deu problema de tela azul.. e estou com os drivers mais novos da amd instalado o 20.5.1.


    No meu caso o baixo desempenho estava ligado a frequência baixa do processador, uma vez que os outros tutorias limitam a energia dele. Se você parar para perceber, quando vc limita a 98% o processador atinge no máximo 1,78Ghz, a 99% atinge 2,29Ghz. Agora ele vai passar a trabalhar com os 3Ghz sem dar nenhum problema.

    Caso você vá jogar recomendo limitar os FPS através de aplicativos ao invés de limitar o desempenho do processador.E

    Caso dê certo para você deixe um comentário abaixo e compartilhe para quem possui o mesmo problema. Espero que eu tenha ajudado.

    Referencia:
    https://www.ctrl.blog/entry/laptop-boost-mode-battery.html - Os comando foram tirados daqui.
  • Commodore_1995#
    Opções
    Ótima contribuição para a comunidade. com essa alteração, como fica a questão do fps?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite Cactos !

    É um bom compartilhamento.
    Mas perceba que vários usuarios já solucionaram essa questão da tela azul simplesmente com algumas versões otimizadas do driver Adrenalin.

    Apenas entenda que esse processador tem TDP baixo (somente 15W).
    Quando ativa o modo, força o processador mais do que a instruções nativas forma implementadas.
    Sendo assim, a vida útil e possibilidade ocorrer overflow é grande.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!