Jogando GTA V e Monster Hunter World com as configurações no médio-alto, percebi pelo RivaTuner E medidor de FPS da NVIDIA que meu fps estava bem menor do que o esperado no benchmark do site
https://www.systemrequirementslab.com/cyri e o abaixo:

Também passei a perceber que meu note não apresenta desempenho satisfatório em outros jogos, rodando de 50 a 60 fps quase todo jogo de meu note (não está com fps limitado).
Informações:
Não fiz repaste nem limpeza dos fans tanto por não saber quanto por não ter nenhum serviço disponível na quarentena,está FORA da garantia (+1 ano), já coloquei a bateria e o geforce experience em modo de alto desempenho,já fiz optimização do windows,driver nvidia já está atualizado e também já tentei usar a versão do driver recomendada na página dos drivers de meu modelo de note, não apresenta temperaturas altas significantes o suficiente para throttle, testei por um tempo undervolt tanto da cpu (XTU/throttlestopper) quanto da gpu (MSI Afterburner) e melhorou,mas em poucos fps.
Sinceramente não sei o que falta para configurar meu notebook pra ele apresentar o alto desempenho que tanto me foi prometido.
Abaixo, alguns prints de momentos em que obtive fps baixo durante uma de minhas jogatinas de MHW, em que subitamente o uso de meu cpu e gpu atingem 100%/meu fps cai ridiculamente pra 20 fps de uma média de 45-50

Gostaria de saber se outros donos de Helios 300/notes no geral já apresentaram esse problema e se alguém tem alguma sugestão para mim, valeu!