Placa de vídeo não atinge seu máximo desempenho

Joubert
Joubert Member Posts: 9

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Bom, em agosto do ano passado comprei um acer e5-553g-t4tj, acreditando que seria uma máquina de entrasa suficiente para rodar alguns jogos leves como lol, cs, etc. Inclusive adicionei mais 4 gb de ram de mesma frequência.
Me decepcionei ao perceber que ele não conseguia segurar o lol com estabilidade, sempre mantendo 55 fps, e dropando para 40-45 em momentos de luta, jogo que eu jogava tranquilamente com um notebook antigo a 60+ fps. Assim que enfrentei esses problemas comecei a pesquisar em inúmeros lugares, inclusive este próprio site, maneiras de otimizar o uso do notebook.
Apesar de muito, muito esforço mesmo, ele continua com péssimo desempenho, principalmente em jogos.
Eu já tentei configurar a questão da energia 1 milhão de vezes, mudei de driver pra driver, até coloquei windows 7 para ver se melhorava, e nada.
Agora me deparo com o mais frustante de tudo, vou jogar valorant, um jogo ABSURDAMENTE leve, e o jogo não passa de 40 fps, e ainda fica dropando pra 20.
Mudei o driver várias vezes de novo pra tentar jogar e nada.
Até que olhei o desempenho da placa gráfica enquanto rodava o jogo, e ela simplesmente não passava de 26% de sua capacidade, além do fato de que, mesmo a placa de vídeo sendo de 2gb, ela aparece apenas como 512 Mb em diversos jogos que já tentei jogar, inclusive no desempenho do gerenciador de tarefas.
Queria conseguir alguma solução para esse uso do placa, pois depois de 9 meses encontrei algo que pode ser a causa do problema.

Respostas

• Olá! Coloque o notebook para alto desempenho aqui ou no centro de mobilidade do windows:

Desinstale o driver atual e atualize para a versão 19.5.1: https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-5-1
    Depois coloque a placa de vídeo para alto desempenho:

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Joubert

Tinkerer

Cara, fiz tudo que você falou, mas o desempenho continua horrível

veja que na segunda imagem aparece que a memória da GPU tem apenas 512 MB, sendo que a placa de vídeo dela tem 2 GB, há mt tempo acho isso bastante estranho
  • Deixe a bateria carregar 100% e coloque o notebook em alto desempenho
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Joubert

Tinkerer

Eu só uso meu notebook conectado à tomada, e a bateria está em 100%
  • Há algum antivírus instalado?

egydiocoelho Trailblazer

• Joubert

Tinkerer

Só o windows defender
  • Você já configurou no adrenalin, para que os jogos utilizem a placa de vídeo dedicada?

egydiocoelho Trailblazer

• Joubert

Tinkerer

Eu configurei para alto desempenho como vc indicou
  • Este tópico tem algumas respostas: https://community.amd.com/thread/228805

egydiocoelho Trailblazer

• Tomasi
    Tomasi Member Posts: 3 New User
    Estou tendo o mesmo problema. Comprei esse notebook pra jogar csgo e agora valorant mas só tive decepção até agora. A maquina trava, os jogos não rodam direito. A placa dedicada NUNCA é usada. Ja vasculhei a internet inteira e nada. A vontade que tenho é de processar. O que tenho é um notebook que não cumpre com o que promete. o CSGO e Valorant rodam a 20 fps, não sei mais o que fazer.
  • Joubert

Tinkerer

Pois é véi, tô nessa há 9 meses, gastei 2500 reais nesse notebook, achei que fosse ter pelo menos um desempenho decente, mas nem isso, meu notebook antigão que tinha intel graphics 3000 era melhor que essa torradeira, me sinto totalmente frustrado e arrependido da compra. Felizmente vou passar esse notebook pro meu irmão e comprar um pc, nunca mais na minha vida compro algo da acer, os mods dopdo fórum defender o que for, mas uma empresa vender um notebook de 2-2,5k com um hardware desse, SABENDO que ele não funciona direito na minha opinião é pura SACANAGEM.
    Ps.: Fiz tudo que esse cara ai falou e nada, já tentei um bilhão de coisas de vários fóruns diferentes e nada👍

E @Tomasi conselho que te dou, tenta vender essa porcaria e compra um pc pra ti, muito mais em conta, com 2-2,5k vc compra um pc infinitamente melhor
  • Joubert

Tinkerer

Do fórum podem*
  • Tomasi
    Infelizmente no momento não tenho capacidade de comprar outro. Comprei esse no ultimo semestre da faculdade pra fazer o TCC porém vi que tinha placa de video, pois jogo alguns jogos. No entanto, não consegui jogar nada até agora. A vontade é de comprar um pc melhor mesmo. Vou seguir nessa dor de cabeça tentando rodar Valorant
  • Joubert

Tinkerer

Cara, se vc conseguir juntar uma grana da pra vender o note e comprar um pc
    Mas boa sorte ai mano
    Infelizmente fomos dois trouxas :/
  • Tomasi
    E os caras simplesmente não dao uma resposta ou solucionam o problema. Colam link de outra situação, em lingua estrangeira, e o consumidor que se dane, bando de inuteis
  • Joubert

Tinkerer

Pse, sempre com a mesma coisinha de "coloca seu notebook na tomada, bota no alto desempenho e bla bla bla bla", tão achando que quem usa o notebook é uma batata
  • Karp-Acer_Retired
    Karp-Acer_Retired Member Posts: 2,599 Guru

Se seu equipamento apresenta falha e não foi possível solucionar através da Comunidade Acer, sugerimos que entre em contato com o canal direto de suporte da Acer para que receba auxilio.

https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/service-contact

minimizar para MAXIMIZAR.

Descubra a mais recente e inovadora tecnologia que chegará no mercado, next@acer.