Configurações na opção de energia Windows viola a garantia?

System
System Member Posts: 4,552 Seasoned Practitioner WiFi Icon
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Esta discussão foi criada a partir da divisão de comentários de: Intel XTU ou Throttlestop?

Respostas

• evandrorech
    evandrorech Member Posts: 30 Die Hard WiFi Icon
    editado abril 2020
    Boa noite!

Considerando que esse tópico está tratando sobre o assunto da garantia ao utilizar softwares de ajuste de desempenho, achei melhor postar aqui a dúvida, mas se acharem melhor, posso abrir outro tópico.

Tenho acompanhado o fórum e vi que uma das recomendações que tem sido passadas para diminuir a temperatura é limitar o desempenho da CPU em 99% nas opções avançadas de energia do Windows, desabilitando assim o Turbo Boost e sem violar a garantia.

Pesquisando a respeito, encontrei que é possível habilitar no Windows, via registro, algumas opções de energia normalmente ocultas, como o "Processor performance boost mode", no qual é possível desabilitar diretamente o Turbo Boost (além de outras opções, que não entendi) sem limitar a frequência base e "Maximum Processor Frequency", que pode ser usado para limitar o clock, inclusive em Turbo Boost. Essas mesmas configurações podem ser feitas com o comando powercfg no PowerShell (Admin).

Essas configurações estão no Windows, apesar de ocultas. Pela interpretação adotada pro Throttlestop e Intel XTU, nesse caso, também haveria violação da garantia? Ou a violação está relacionada ao uso de um software que, se configurado de maneira errada, pode causar um problema?
  • Neste caso, como é uma função do próprio windows, não há problemas com a garantia.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite!

Considerando que esse tópico está tratando sobre o assunto da garantia ao utilizar softwares de ajuste de desempenho, achei melhor postar aqui a dúvida, mas se acharem melhor, posso abrir outro tópico.

Tenho acompanhado o fórum e vi que uma das recomendações que tem sido passadas para diminuir a temperatura é limitar o desempenho da CPU em 99% nas opções avançadas de energia do Windows, desabilitando assim o Turbo Boost e sem violar a garantia.

Pesquisando a respeito, encontrei que é possível habilitar no Windows, via registro, algumas opções de energia normalmente ocultas, como o "Processor performance boost mode", no qual é possível desabilitar diretamente o Turbo Boost (além de outras opções, que não entendi) sem limitar a frequência base e "Maximum Processor Frequency", que pode ser usado para limitar o clock, inclusive em Turbo Boost. Essas mesmas configurações podem ser feitas com o comando powercfg no PowerShell (Admin).

Essas configurações estão no Windows, apesar de ocultas. Pela interpretação adotada pro Throttlestop e Intel XTU, nesse caso, também haveria violação da garantia? Ou a violação está relacionada ao uso de um software que, se configurado de maneira errada, pode causar um problema?

Essa questão é mais complexa.
    Entenda que mesmo estando presente no Windows, várias opções podem gerar alterações no funcionamento padrão de equipamentos, e é exatamente essa questão que acaba se enquadrando em violação de garantia.
    A questão de haver ou não determinada opções não significa que possam ser utilizadas sem que haja consequências.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• evandrorech
    evandrorech Member Posts: 30 Die Hard WiFi Icon
    Neste caso, como é uma função do próprio windows, não há problemas com a garantia.
    MaClane disse:

Essa questão é mais complexa.
    Entenda que mesmo estando presente no Windows, várias opções podem gerar alterações no funcionamento padrão de equipamentos, e é exatamente essa questão que acaba se enquadrando em violação de garantia.
    A questão de haver ou não determinada opções não significa que possam ser utilizadas sem que haja consequências.
    Obrigado! Concordo com o egydio no sentido que, sendo recursos do Windows, acho difícil que exponham a CPU a uma condição de operação mais exigente do que a padrão (na qual o Turbo Boost está ativo na frequência de especificação) e, no máximo, podem vir causar um problema no próprio Windows, o que afetaria a garantia do software que não é a questão principal.

Mas entendi o ponto da complexidade. Algumas dos recursos que estão ocultos não são muito intuitivos mesmo, e não encontrei um bom suporte sobre o que todos eles fazem na internet, acho que é aí que pode ser gerada a dúvida da garantia de hardware por parte da Acer. Por ser um ponto subjetivo, seria interessante um posicionamento mais objetivo da Acer sobre o que considera "modificação de configurações" que se enquadrem como violação da garantia, da mesma forma que se posicionou que o upgrade, por si só, não é violação da garantia, mas que um problema causado pelo upgrade é. Acho que o maior medo de quem precisa usar essas configurações (para diminuir o aquecimento da CPU) não é que elas venham a causar um problema no hardware, mas que a Acer as considere como violação da garantia mesmo que a falha (que porventura venha a ocorrer) não tenha relação alguma com elas.

Uma outra solução seria a Acer disponibilizar as configurações que julgar confiáveis para reduzir a temperatura da CPU, por exemplo, no NitroSense (pois ele já permite escolher o plano de energia e controlar as ventoinhas), pois aí não haveria esse receio por parte dos usuários quanto a violação da garantia. Só não sei o caminho para expor o problema e enviar essa sugestão para a equipe de desenvolvimento da Acer.
  • Além desse questionamento, o que acho diminuiria muito a quantidade de reclamações, seria o fato de todos os fabricantes utilizarem pasta térmica de melhor qualidade. Alguns usuários mais experientes e que também participam do fórum, já relataram que a pasta aplicada por qualquer fabricante, não são de qualidade. 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado abril 2020
    A questão da pasta térmica é mais a forma como ela é aplicada do que a marca em si.
    Em dezenas de testes já realizados em vários sites renomados (até mesmo no clube do hardware) já foi comprovado por exemplo em um teste extremo que maionese suportou por várias horas um processador ligado no lugar de pasta térmica.
    A correta forma e aplicação é que fazem realmente a diferença, bem como o tipo de contato de dos dissipadores.
    Esses sim deveriam ser mais bem observados. 

A questão  de garantia é mais complexa ainda pois infelizmente as leis brasileiras estão muito sujeitas a interpretações e dessa forma se torna extremamente fácil a qualquer empresa que seja alegar alguma interpretação técnica que quase sempre é acatada pelos juízes.

Minha posição é a seguinte... todo usuario que queira realizar os procedimentos, tem direito legal de faze-lo, mas sabendo que a chance de perderem a garantia por qualquer alegação ou interpretação é grande.

Em resumo... pode fazer? Pode... contanto que assuma todas as consequenciais.
    Acredita que não valha a pena?
    Espere o término legal da garantia.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!