Afinal, SSD Faz diferença para jogos? Acer predator Helios 300 - Me tirem essa dúvida!
A principal delas! A configuração de meu notebook possui 1HD de 2TB lento (5400rpm) e um SSD que acredito ser NVME de 256gb.
Hoje em dia qualquer jogo razoável passa dos 50/80gb de dados de instalação, o que por si só já dificultaria colocar alguns neste SSD,
Neste caso, utilizando o HD de 2tb como armazenamento exclusivo destes games, afeta de alguma forma na usabilidade e jogabilidade? (me refiro principalmente a FPS e possíveis lags).
Considero um upgrade imediato porém teria de decidir entre + 16gb de RAM (para habilitar o dual channel) ou então a inclusão de um SSD de 1tb caso os jogos se beneficiem deste local de armazenamento.
Sendo este meu primeiro note gamer, tenho dúvidas (por não ter visto algo parecido sendo esclarecido) Agradeço!
Respostas
-
Legal. O meu comprei há um ano, e ele veio com HD normal de 2TB (nao tenho SSD)
Eu particularmente, se tivesse os 256GB SSD, focaria primeiro na RAM, a não ser que voce tenha muitos jogos pra instalação imediata.
Estou interessado em comprar um SSD de uns 500GB e tb mais 16GB RAM.
Alguém sabe se o NVME é realmente muito superior ao SATA? Vi em um video que a instalação do SATA é mais fácil(desculpem se falei besteira kkk)0 -
VitorBombonato disse:Legal. O meu comprei há um ano, e ele veio com HD normal de 2TB (nao tenho SSD)
Eu particularmente, se tivesse os 256GB SSD, focaria primeiro na RAM, a não ser que voce tenha muitos jogos pra instalação imediata.
Estou interessado em comprar um SSD de uns 500GB e tb mais 16GB RAM.
Alguém sabe se o NVME é realmente muito superior ao SATA? Vi em um video que a instalação do SATA é mais fácil(desculpem se falei besteira kkk)
Depois de pesquisar mais um pouco, inclusive vendo alguns comparativos no YouTube cheguei a conclusão que o SSD faz mesmo diferença somente para o tempo de boot tanto do windows quanto dos jogos, porém no caso dos jogos a diferença é menor (no windows é gritante). Em especial para FPS não se pode afirmar que há diferença, eu pensava que sim.
Sobre o SSD NVME me parece que dá mais diferença se você trabalhar com renderização, edição, tarefas que exigem leitura e gravação bem rápida, li essa matéria que faz um comparativo entre as duas:
https://www.tecmundo.com.br/produto/142567-sata-vs-nvme-vale-pena-fazer-upgrade-ssd.htm
0 -
Depois de pesquisar mais um pouco, inclusive vendo alguns comparativos no YouTube cheguei a conclusão que o SSD faz mesmo diferença somente para o tempo de boot tanto do windows quanto dos jogos, porém no caso dos jogos a diferença é menor (no windows é gritante). Em especial para FPS não se pode afirmar que há diferença, eu pensava que sim.
Sobre o SSD NVME me parece que dá mais diferença se você trabalhar com renderização, edição, tarefas que exigem leitura e gravação bem rápida, li essa matéria que faz um comparativo entre as duas:
https://www.tecmundo.com.br/produto/142567-sata-vs-nvme-vale-pena-fazer-upgrade-ssd.htm
Cara, eu to decidido a comprar um SSD de uns 500 GB. Veio a dúvida se deveria ser NVME ou SATA III. Acho que pra mim nao faria diferença gritante ter um SATA III mesmo...
mas acabou que achei um NVME 500 GB com preço relativamente bom, compatível com o predator
https://www.kabum.com.br/produto/100366/ssd-crucial-p1-500gb-m-2-nvme-leitura-1900mb-s-gravacao-950mb-s-ct500p1ssd8?gclid=CjwKCAjw7e_0BRB7EiwAlH-goH3ZLaUqw11sB_TPaE5Fp9PihH5mFjhCbA9D2oE8it8FLcZL049lDhoCdqkQAvD_BwE
o que vc acha??
E sobre a RAM, vc viu algo? Vou colocar mais 16 depois, mas ainda nao estudei nada sobre isso.
Valeu!0 -
VitorBombonato disse:Depois de pesquisar mais um pouco, inclusive vendo alguns comparativos no YouTube cheguei a conclusão que o SSD faz mesmo diferença somente para o tempo de boot tanto do windows quanto dos jogos, porém no caso dos jogos a diferença é menor (no windows é gritante). Em especial para FPS não se pode afirmar que há diferença, eu pensava que sim.
Cara, eu to decidido a comprar um SSD de uns 500 GB. Veio a dúvida se deveria ser NVME ou SATA III. Acho que pra mim nao faria diferença gritante ter um SATA III mesmo...
mas acabou que achei um NVME 500 GB com preço relativamente bom, compatível com o predator
https://www.kabum.com.br/produto/100366/ssd-crucial-p1-500gb-m-2-nvme-leitura-1900mb-s-gravacao-950mb-s-ct500p1ssd8?gclid=CjwKCAjw7e_0BRB7EiwAlH-goH3ZLaUqw11sB_TPaE5Fp9PihH5mFjhCbA9D2oE8it8FLcZL049lDhoCdqkQAvD_BwE
o que vc acha??
E sobre a RAM, vc viu algo? Vou colocar mais 16 depois, mas ainda nao estudei nada sobre isso.
Valeu!
https://www.kabum.com.br/produto/100020/ssd-adata-xpg-sx6000-1tb-m-2-nvme-leitura-2100mb-s-grava-o-1500mb-s-asx6000pnp-1tt-c
Acho que pela diferença de valor já seria bacana puxar um de 1tb,
Quanto a memória RAM eu entendi que é melhor ter 2x pentes de 8gb que 1 de 16gb rss, portanto, no caso de um up para 32GB Eu iria para 2 pentes novos e iguais (mesma marca e frequencia 2666mhz)
Pois será bem difícil encontrar uma igual ao que veio no ACER, e convenhamos, em geral as memórias não são da melhor qualidade...(as que vem com ele)...0 -
Obrigado pela dica quanto ao SSD, vou considerar esse!
Mas olha, eu nao sei se há alguma variação entre os modelos, mas eu tava raciocinando aqui com apenas dois slots para RAM.
Ou seja, se vc tem já os 16, sobra espaço pra 1 de 16GB. Não é isso? Olha esse texto, tirado do site da crucial onde fala dos upgrades pra ele:Memory
Maximum Memory: 32GB
*Not to exceed manufacturer supported memory.
Slots: 2 (2 banks of 1)
Standard Memory: 16GB removable
0 -
VitorBombonato disse:Obrigado pela dica quanto ao SSD, vou considerar esse!
Mas olha, eu nao sei se há alguma variação entre os modelos, mas eu tava raciocinando aqui com apenas dois slots para RAM.
Ou seja, se vc tem já os 16, sobra espaço pra 1 de 16GB. Não é isso? Olha esse texto, tirado do site da crucial onde fala dos upgrades pra ele:Memory
Maximum Memory: 32GB
*Not to exceed manufacturer supported memory.
Slots: 2 (2 banks of 1)
Standard Memory: 16GB removable
Porém eles preferiram entregar com 1 pente SOLO de 16GB, este cenário beneficia quem quer colocar outro pente de 16 certo? Nem sempre! Pois é de conhecimento que para um perfeito resultado as 2 memórias devem ser idênticas sempre que possível (marca, frequência e capacidade) como ela usa marcas as vezes "quase genéricas" fica difícil conseguir um par igual! O que nos obriga a correr atrás de um novo par, seja de 2x 8gb ou 2x 16gb.
No seu caso e também no meu, caso não tenha condição do upgrade imediato seria melhor trocar com alquém o pente de 16gb e ter 2 de 8! O notebook fica mais flúido principalmente nos jogos (a GPU trabalha com mais folga).
Portanto minha idéia inicial será (assim que puder) adquirir 2x pentes de 16gb novos, iguais, e vender o que veio nele.
Lembrando que tudo isso que digo advém de pesquisas, rs, ainda não tenho o pc em mãos para mais detalhes, mas pretendo postar logo que o fizer!
Grato pelas respostas Vitor, qualquer tipo de interação favorece conhecimento e uma melhor experiência com nossas máquinas!
0 -
Obrigado amigo!
Como voce viu, sou leigo no assunto mas to com a máquina aqui já. Então se eu puder te ajudar com alguma informação, teste etc... posso tentar eheheh
Interessante, eu estava pensando simplesmente em colocar mais uma RAM de 16GB. Agora voce falou que seria interessante fazer a substituição total! Tem ideia se esse diferença na performance é muito perceptível (RAM de marca diferentes vs RAM de mesma marca)?
Tem algum modelo de RAM em mente já?!
Abraço!!0 -
VitorBombonato disse:Obrigado amigo!
Como voce viu, sou leigo no assunto mas to com a máquina aqui já. Então se eu puder te ajudar com alguma informação, teste etc... posso tentar eheheh
Interessante, eu estava pensando simplesmente em colocar mais uma RAM de 16GB. Agora voce falou que seria interessante fazer a substituição total! Tem ideia se esse diferença na performance é muito perceptível (RAM de marca diferentes vs RAM de mesma marca)?
Tem algum modelo de RAM em mente já?!
Abraço!!
Dai que o mais interessante seria mirar num par de pentes novos (Ambos idênticos e com 2666mhz) Pelo que pesquisei as marcas mais indicadas seriam HyperX, crucial, adata ou corsair,
Porém o preço delas não me agrada muito no momento, por isso estou apenas considerando o upgrade um pouco mais para frente,
segue um exemplo da que encontrei com melhor valor:
https://www.mercadolivre.com.br/memoria-ram-16-gb-1x16gb-crucial-ct16g4sfd8266/p/MLB11903925?source=search#searchVariation=MLB11903925&position=1&type=product&tracking_id=45164241-5a34-4a87-803f-8d8e58baf5b8
Seria bacana se você descobrisse o exato modelo de sua memória! Seja você fisicamente olhando no PC ou utilizando algum aplicativo para isso (eu não me recordo de nenhum agora aqui, porém sei que existem vários)0 -
Boa noite!
Cara, abri compartimento da memória...
A minha é a seguinte:
Marca SK Hynix
Modelo H5AN8G8NAFR - UHC
Olhei e pesquisei no site do fabricante: https://www.skhynix.com/products.view.do?vseq=2005&cseq=73
Aqui diz que é uma memória de 8GB
Bom, as especificações dizem que o notebook tem 16GB, e no sistema aqui também aparece que há 16GB de RAM instalados
Outra coisa, parece que ela pe 2400mhz (no site, as letras finais "UC" correspondem a essa velocidade)
Não to entendendo, tem duas de 8GB, é isso??
To vendo uma só, olha na foto eheheh
Abraço!
0 -
Tenho visto aqui que existem algumas de 16GB que na verdade são 2x8, é esse o caso?
Estranho, pq no fabricante não há citação de 16GB, fala apenas 8GB
0 -
Apenas para finalizar esse problema que tive...
O código H5AN8G8NAFR inscrito no chip de refere realmente a uma memória de 8GB
Entretanto, a minha memória é uma SK Hynix HMA82GS6AFR8N (não tem essa informação in loco, era pra ter um adesivo). Esse modelo, pelo que entendi é um módulo de 16GB que tem 2 elementos da memória citada primeiro, a de 8GB (foi o que entendi)
Depois de alguma pesquisa que pude checar a conclusão do modelo exato da minha memória (HMA82GS6AFR8N)
Além disso, pra tirar a prova, instalei o RAMExpert. Um programa bem pequeno e eficiente, vai direto ao que interessa. E ele confirmou esse modelo! Recomendo o RAMExpert.
No fim, sabendo o modelo exato, comprei outra SK Hynix igual no mercado livre usada por 400 reais, e vou dobrar a memória com outro pente idêntico.
Agora vou atrás de um SSD compatível e com bom custo/benefício.
Abraço!0 -
VitorBombonato disse:Apenas para finalizar esse problema que tive...
O código H5AN8G8NAFR inscrito no chip de refere realmente a uma memória de 8GB
Entretanto, a minha memória é uma SK Hynix HMA82GS6AFR8N (não tem essa informação in loco, era pra ter um adesivo). Esse modelo, pelo que entendi é um módulo de 16GB que tem 2 elementos da memória citada primeiro, a de 8GB (foi o que entendi)
Depois de alguma pesquisa que pude checar a conclusão do modelo exato da minha memória (HMA82GS6AFR8N)
Além disso, pra tirar a prova, instalei o RAMExpert. Um programa bem pequeno e eficiente, vai direto ao que interessa. E ele confirmou esse modelo! Recomendo o RAMExpert.
No fim, sabendo o modelo exato, comprei outra SK Hynix igual no mercado livre usada por 400 reais, e vou dobrar a memória com outro pente idêntico.
Agora vou atrás de um SSD compatível e com bom custo/benefício.
Abraço!
Exatamente, você tem um pente de 16GB 2400mhz, se você encontrou uma igual perfeito! Aproveite para fazer um benchmark do antes e do depois!
Eu faria com o MSI Afterburner, configure ele para habilitar o HUD de temperatura, FPS uso de memória, do processador e da GPU, rode os jogos mais pesados que tem (tudo no máximo) anote os resultados, depois faça exatamente o mesmo com o novo pente!
eu observei que em alguns jogos (Tom Raider, Btf5) o uso da minha RAM solitária de 16gb chega quase ao limite, assim que eu tiver condições irei duplicar a memória e posto os resultados aqui, caso esse tópico ainda exista até lá!
boa sorte com o upgrade!
0 -
Beleza valeu pela dica! Vou fazer esse antes e depois!
Pois é, espero melhor desempenho com a duplicação da RAM com outro pente idêntico
Encomendei também um SSD Crucial 500GB NVMe (CT500P1SSD8). Achei por 399 na kabum e acabou sendo uma boa compra, eu acho.
Quando checar vou instalar tudo e aprender como migrar o windows para o SSD...
Acho que vai melhorar bastante depois desses upgrades.
Abraço!0