Boa tarde pessoal. Sou novo aqui no fórum, tentei buscar a resposta para minha dúvida, porém não consegui encontrar nada que respondesse exatamente o que procuro.
Recentemente adquiri um Aspire 3 A315-42G-R5Z7, o qual vem com 8GB de RAM (2x4GB, não soldado na placa), e o que está me incomodando é a velocidade da RAM. Ela não passa de 933 MHz (DDR4-1866), mesmo com o processador (Ryzen 5 3500u) e chipset suportando velocidade de até 1200 MHz (DDR4-2400). Já verifiquei a velocidade durante jogos e realmente não passa disso.

Seguem as informações do Chipset:

E segue também o SPD da memória. Reparei que não tem nenhum profile de 1200 MHz (DDR4-2400). Seria esse o motivo?
Detalhe, é uma memória DDR4-2666 (1333 MHz) em um notebook que suporta (teoricamente) até DDR4-2400.

Queria fazer um upgrade de memória, porém estou com receio de jogar dinheiro fora (comprando uma de velocidade DDR4-2400), pois não sei onde está essa limitação de velocidade. Se é no CPU, na placa mãe ou na própria memória (SPD).
Um adicional, não sei se caberia em outro tópico, mas aqui vai. Estou com 2GB de RAM reservados para hardware (imagino que seja para a placa de vídeo integrada Vega 8). Porém o note já possui uma placa Radeon 540X com 2GB dedicados. É possível diminuir essa memória reservada? Como? Traria algum problema de desempenho?

Desde já muito obrigado!