Frequência da RAM abaixo da frequência base - Acer A315-41-R4RB
RandomOne
Member Posts: 72 Devotee
O notebook possui 2 módulos de RAM instalados de fábrica, um 8GB DDR4-2666 (2 x 1333MHz) e outro 4GB DDR4-2400 (2 x 1200MHz).
Como os módulos possuem freq diferentes, o sistema vai operar na menor freq, nesse caso em 1200MHz. Mas o CPUZ mostra que o sistema está operando a 933MHz, como mostrado nos prints.
No momento da verificação o processador estava sob carga elevada. O notebook estava conectado a tomada com desempenho no máximo. A temperatura do processador estava por volta de 60 graus celsius.
A aba "Memory" mostra que a frequência da ponte norte (NB Frequency) está praticamente em 1200MHz, o que é correto. O problema é que as memórias em si não estão operando nessa frequência.
0
Respostas
-
Boa noite RandomOne !
Suas RAMs estão trabalhando a 1866Mhz
Testou com outra aplicação, como AIDA64 e HWInfo64 para certificar?
Testou as RAMs separadamente já?
Trocou as RAMs de slot (a de 2666 no primeiro slot e a de 2400 no segundo) ?
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
@MaClane Eu usei o AIDA64 pra fazer benchmark de memória, a freq da memória chega a 1200MHz e permanece por pouco tempo. Creio que a freq máxima só é alcançada quando a freq do processador tá alta, nesse caso 3.5GHz. Quando o processador não está sob carga alta, a freq fica em 933MHz. As vezes a freq cai pra 400MHz quando o notebook está num estado indle.0
-
O que acontece quando você colocar em alto desempenho? Além disso, há uma versão fo bios referente à memória RAM?.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
@egydiocoelho Todos os testes foram feitos com o notebook conectado à tomada e em alto desempenho. No uso normal a freq fica em 933MHz. A freq máximo como eu falei só é antingida por um breve período de tempo quando o processador está com a freq alta, acima de 3GHz. Não sei se preciso atualizar algo referente a BIOS, a Acer deveria ter um app pra verificar isso. Aqui está a lista de drivers: https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/7540?b=1
0 -
Fiz um teste com o computador desconectado da tomada. Percebi que o alto desempenho só é ativado quando o notebook está conectado a tomada, essa configuração não pode ser feita pelo Windows. Eu configurei máximo desempenho nas Opções de Energia do Windows para bateria. Eu creio que essa é uma limitação imposta pela Acer no hardware, a configuração deve ser feita pela BIOS.Perceba que o multiplicador do clock da CPU está cravado em x16, no teste anterior o multiplicador chegou a x36. A freq da NB também caiu pela metade, 598MHz. A freq da DRAM fica cravada em 400MHz.0
-
Eu creio que o seu problema seja devido ao fato das memórias rams não estarem sincronizadas, como informa o fsb:dram.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
@egydiocoelho Eu notei que na realidade a memória alcança a freq máxima, 1200MHz, quando a CPU tá em 100% de uso.
0 -
Ok! Agora respondendo a sua pergunta inicial, sim, a velocidade será a mais baixa!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Bom dia RandomOne !
Utilize o HWInfo64 e verifique com ele.
Não é padrão RAM utilizar a base de clock em dependência do FSB do processador.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Fiz o teste de estresse do AIDA64 com o notebook conectado à tomada, como falei antes a freq máxima do módulo de RAM (não da NB) chega a 1200MHz quando a CPU tá em 100% de uso (como mostrado na gráfico "CPU Usage")0
-
Neste caso, coloque o notebook em alto desempenho. Além disso, coloque o desemepenho mínimo e máximo, tanto na bateria quanto na energia em 100%.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Boa tarde RandomOne !
Ele exibe o valor correto agora, 2400Mhz.
Isso porque com 2 módulos de frequências diferentes, elas serão setadas para a menor.
@MaClane Sim, mas eu creio que aquela informação mostrada pelo HWInfo não é equivalente a "DRAM Frequency" mostrada pelo CPU-Z. O HWInfo mostra o mesmo que o "NB Frequency" do CPU-Z. Talvez eu tenha que testar os módulos separadamente pra ver qual está trabalhando a 933MHz.
0