ACER AN515-52-7974 QUEDA DE FPS BRUSCA (HORRIVEL JOGAR ASSIM)

eimag
eimag Member Posts: 10

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Comprei o Acer para jogos modelo final 7974 (i7-8750H + 8GB DDR4 + SSD 128 + HD TB + 1050TI) paguei 4,100 reais em um notebook que está me dando muita dor de cabeça. Estou com ele a pelo menos 3 semanas e oque acontece é o seguinte, estou jogando o jogo PUBG (battlegrounds Steam) e Simplesmente meu fps dropa de média 80-100 para 25-30 FPSs ficando impossibilitado de me movimentar por pelo menos 5 segundos. De começo achei que o problema poderia ser Memoria 8GB sendo 7,800 Utilizavel porém só o pubg estava consumindo 7,200 a 7,300GB Restando apenas uma média de 500MB para o computador em si. Decidi comprar mais 1 memória ddr4, comprei e fiquei com 16GB e o jogo agora está consumindo 10GB média porém o FPS retorna a continuar dropando para 20-30. Mais uma vez gastei dinheiro por olhar posts e comentários sobre aquecimento, comprei uma base com 5 ventoinhas modelo da multilaser com 3k RPM e CONTINUA A PERSISTIR O FPS DROP. Essa é toda a minha história com esse lindo e belo notebook. Enfim, deduzo eu que pelo fato da bateria não ser removivel exista um erro entre bateria e componentes, vou explicar o porque. Se eu tirar o cabo AC do notebook, e jogar somente na bateria, o jogo dropa para 30FPS cravado e nada mais nada menos, deduzo eu que seja uma forma de economizar energia.. logo então, mesmo jogando com o cabo direto na tomada 24horas, o notebook continua a consumir energia da bateria mesmo jogando, se eu começo a jogar com 100% de bateria e 1 hora depois eu for olhar, vai estar com menos de 100%, talvez 90%-80% (nao importa) oque eu acho muito errado. Resumidamente oque eu acho é que quando vai descarregando a bateria, ele entra naquela questão que falei logo acima, que jogar sem o cabo AC ele dropa pra 30FPS. Oque eu acho é que conforme a bateria vai consumindo, mesmo que seja por uma fração de segundos (oque ocorre no jogo de 90 fps cair pra 30fps e voltar) ele faz isso com o jogo. 
Enfim, estou um pouco arrependido por essa aquisição, solucionando meu problema, com certeza meu arrependimento passará, mas se não houver solução, com certeza meu arrependimento será 100%.
Vi tambem que tem um pino em baixo do notebook sobre bateria, consultei o manual e a função dele não é "remover a bateria", mas sim, simular que voce retirou a bateria a colocou de volta.
Bom, se houver algum anjo que possa me ajudar com esse problema, fico grato. 
«1

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde eimag !

Primeiramente... questões de valores não impedem que nenhum tipo de aparelho, seja de qualquer empresa for, apresente qualquer tipo de problema físico ou de configuração.

A questão da bateria, não há absolutamente nada de errado.
    Aparelhos de alto desempenho utilizam parte da energia da bateria para calibrar voltagens internas.
    É perfeitamente normal ocorrer queda da carga, mesmo conectado na tomada de energia.

Outra questão que deve entender é a situação mundial de pandemia.
    Devido aos altíssimos consumos de banda de internet, TODAS as empresas tem diminuído e limitado banda de servidores e acesso.

Por isso, jogos online como PUBG, COD WZ, LOL, CS:Go, etc tem apresentado quedas de FPS (principalmente jogos com mapas grandes e salas muito cheias)
    Essa questão não tem como ser "solucionada" nem a médio nem alongo prazo.

Eu recomendo que configure seu sistema dessa forma:

1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    5- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Nvidia) para ser a principal
    6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
    7- o batterybooster deve estar desativado
    8- desative o FPS limit
    9- sete a Intel HD Graphics para desempenho máximo.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• eimag

Tinkerer

Antes de eu dar um 100% OK em tudo isso que voce me falou, me explica como eu faço os numeros 4,5,7 e 9 porfavor!
  • MaClane
    4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho

Acesse o plano de energia nas opções do Windows e em avançado, sete a bateria:

5- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Nvidia) para ser a principal

Deve ser setado no painel da Nvdia

7- o batterybooster deve estar desativado

Deve ser desabilitado no geforce experience

9- sete a Intel HD Graphics para desempenho máximo.

Deve ser setado no painel da Intel
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• eimag

Tinkerer

Agora uma dúvida, já que estou vendo que é considerado "NORMAL" jogar e Descarregar a bateria enquanto carrega, então analisando oque eu pude ver aqui, a cada 1 hora eu gasto 10% de bateria, logo então, mesmo na "tomada", o notebook desligaria depois de 10 horas continuas? Ironico não?
  • MaClane
    eimag disse:
    Agora uma dúvida, já que estou vendo que é considerado "NORMAL" jogar e Descarregar a bateria enquanto carrega, então analisando oque eu pude ver aqui, a cada 1 hora eu gasto 10% de bateria, logo então, mesmo na "tomada", o notebook desligaria depois de 10 horas continuas? Ironico não?

Não... não funciona dessa forma como afirma.
    O desgaste não é continuo e o sistema realiza calibragens, aumentando ou baixando a carga de acordo coma utilização e configuração.
    Não há nada de "irônico".
    E não... ele NUNCA desligará conectado na tomada de energia se estiver perfeitamente funcional.

Sincerely, J. MaClane ™

• eimag

Tinkerer

Bom, fiz uns testes hj e pude reparar que meu CPU está indo de 3.700 - 3.900 Ghz e despenca para 800Mhz que é o mesmo problema que ocorre com o camarada aqui: https://community.acer.com/pt/discussion/562824/acer-nitro-5-an515-51-frequencia-da-cpu-caindo-para-800mhz-durante-jogos/p1

SErá que o problema dele foi solucionado apos trocar placa mae e atualizar BIOS? Enfim, eu fiz tudo que estava nesse post do camarada Victor, mas nada adiantou, meu problema é exatamente como o dele!!!
  • Sobre a bateria, ela somente descarregara até 40% e voltará a ser carregada novamente. Sobre setar a bateria para altô desempenho, coloque o desempenho mínimo e máximo em 100% nas opções de energia 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    eimag disse:
    Bom, fiz uns testes hj e pude reparar que meu CPU está indo de 3.700 - 3.900 Ghz e despenca para 800Mhz que é o mesmo problema que ocorre com o camarada aqui: https://community.acer.com/pt/discussion/562824/acer-nitro-5-an515-51-frequencia-da-cpu-caindo-para-800mhz-durante-jogos/p1

SErá que o problema dele foi solucionado apos trocar placa mae e atualizar BIOS? Enfim, eu fiz tudo que estava nesse post do camarada Victor, mas nada adiantou, meu problema é exatamente como o dele!!!

Foi trocada no suporte da garantia?

Sincerely, J. MaClane ™

• eimag

Tinkerer

Sobre a bateria, ela somente descarregara até 40% e voltará a ser carregada novamente. Sobre setar a bateria para altô desempenho, coloque o desempenho mínimo e máximo em 100% nas opções de energia 
    Ja fiz todos os procedimentos que voces mandam mas parece que é um "erro" digamos assim, PADRÂO!
  • eimag

Tinkerer

Vi algo sobre UNDERVOLT RESOLVER o problema, ja tive PC gamer com essas placas maes mais modernas que voce pode fazer de tudo na BIOS. Porem esse notebook é bem limitado na BIOS dele, portanto, n dá pra mexer com voltagem nem nada por lá. Acredito que seja por programas, li sobre um tal de throttleshot. Mas de qualquer maneira, n sei mexer em nada disso. 
  • O seu modelo veio com o linux e um ssd+hdd. Por acaso, os jogos estão instalados no hdd?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • eimag

Tinkerer

MaClane disse:
    eimag disse:

Nao, eu fiz os procedimentos que voces falaram pra ele fazer (atualização de driver, troca de driver nvidia, desempenho de bateria, desempenho de processador, etc etc etc) mas de nada adianta. Só nao mandei pra suporte de garantia (ainda)!!! Ele lá diz que mandou mas em seguida ele nao diz se obteve vitória ou derrota na troca da placa mae e att da Bios!
  • Ok! Mas os jogos estão instalados no ssd ou no hdd?

egydiocoelho Trailblazer

• eimag

Tinkerer

O seu modelo veio com o linux e um ssd+hdd. Por acaso, os jogos estão instalados no hdd?
    Sim, mas formatei e instalei o SO W10 Pro. Atualmente versão 1909 e windows original com serial na minha conta.
    O PUBG está no SSD mas ja transferi para o HDD e também acontece o mesmo problema!
  • MaClane
    eimag disse:
    Sobre a bateria, ela somente descarregara até 40% e voltará a ser carregada novamente. Sobre setar a bateria para altô desempenho, coloque o desempenho mínimo e máximo em 100% nas opções de energia 
    Ja fiz todos os procedimentos que voces mandam mas parece que é um "erro" digamos assim, PADRÂO!
    Desconheço esse tal "erro PADRÃO" ao qual se refere.
    eimag disse:
    Vi algo sobre UNDERVOLT RESOLVER o problema, ja tive PC gamer com essas placas maes mais modernas que voce pode fazer de tudo na BIOS. Porem esse notebook é bem limitado na BIOS dele, portanto, n dá pra mexer com voltagem nem nada por lá. Acredito que seja por programas, li sobre um tal de throttleshot. Mas de qualquer maneira, n sei mexer em nada disso. 
    Nenhum notebook gamer possui opções de acesso direto a fatores de configuração avançada como desktops.
    A arquitetura de construção é diferente.

eimag disse:
    O seu modelo veio com o linux e um ssd+hdd. Por acaso, os jogos estão instalados no hdd?
    Sim, mas formatei e instalei o SO W10 Pro. Atualmente versão 1909 e windows original com serial na minha conta.
    O PUBG está no SSD mas ja transferi para o HDD e também acontece o mesmo problema!
    Todas as aplicações somente devem ser instaladas no disco de origem do sistema.
    Contanto que não haja nenhum defeito físico de hardware, toda sua questão é referente a configuração adequada do sistema.

Sincerely, J. MaClane ™

• eimag

Tinkerer

Padrao meu amigo, por haver INUMERAS reclamações do mesmo problema. Não é uma nem duas, são Várias. E nenhuma solução resolve esse tipo de problema que há nesse notebook, isso é claro e explicito!!! Coisas como "internet por conta de coronavirus, atualizar driver, voltar versao de driver, atualizar o windows" isso sendo bem honesto, sao respostas bem robotizadas e bem sem nexo quando são todas feitas e nada se soluciona. Essa é a grande verdade!!! Enfim, ...
  • MaClane
    editado abril 2020
    eimag disse:
    Padrao meu amigo, por haver INUMERAS reclamações do mesmo problema. Não é uma nem duas, são Várias. E nenhuma solução resolve esse tipo de problema que há nesse notebook, isso é claro e explicito!!! Coisas como "internet por conta de coronavirus, atualizar driver, voltar versao de driver, atualizar o windows" isso sendo bem honesto, sao respostas bem robotizadas e bem sem nexo quando são todas feitas e nada se soluciona. Essa é a grande verdade!!! Enfim, ...

Não.. não é.
    ESSE modelo ESPECÍFICO somente tem 4 tópicos em todo fórum e SOMENTE o seu se refere ao erro informado.
    Ou seja... não há absolutamente nada de "explicito"

Não há NADA de "robotizado" nas opções de solução.
    São testes básicos para qualquer usuario com minimo conhecimento em tecnologia.
    TODAS tem base de conhecimento e MUITO nexo.

Enfim... essa sim é a "grande verdade"

A maior parte de suas alegações demonstra a falta de conhecimento.

Se não tem o conhecimento adequado e não esta disposto a tentar as soluções aqui oferecidas, eu recomendo que acione sua garantia.

Sincerely, J. MaClane ™

• eimag

Tinkerer

MaClane disse:
    eimag disse:

Nao, eu fiz os procedimentos que voces falaram pra ele fazer (atualização de driver, troca de driver nvidia, desempenho de bateria, desempenho de processador, etc etc etc) mas de nada adianta. Só nao mandei pra suporte de garantia (ainda)!!! Ele lá diz que mandou mas em seguida ele nao volta aqui para comentar se houve vitória ou derrota.
  • Por acaso, você utiliza um monitor externo?

egydiocoelho Trailblazer

• LuigiTM
    LuigiTM Member Posts: 80 Fixer WiFi Icon
    Veja as temperaturas enquanto joga, acontecia a mesma coisa comigo no CS GO, o processador esquenta tanto que acontece thermal trottling, ele corta a frequência pra evitar esquentar demais.
    Se for isso eu resolvi limitando o uso da CPU em 99% nas configurações avançadas de energia, assim o turbo boost não ativa e ele esquenta menos, tive quedas de 15 C, é uma alternativa ao undervolt já que tem ele a pouco tempo.
    Acer Nitro 5 AN515-51-70J1
    Intel Core i7 7700HQ Quad-core 3.8 GHz
    Geforce GTX 1050 TI 4 GB GDDR5
    16 GB DDR4
    HD de 1 TB e SSD de 128 GB
    Windows 10 Pro