Aspire E 15 E5-553G-T4TJ . Dúvidas sobre sobre R8 M445DX.

LPLSoldier
LPLSoldier Member Posts: 1 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Olá amigos, gostaria de tirar uma dúvida sobre a sobre as minhas placas de videos. Sei que esse sistema R8 consiste no conjunto de uma R5 integrada e uma R7 M340 como dedicada.Dessa forma, tive problemas com o desempenho com o computador no geral pelo fato da memória sempre estar ,praticamente, sendo todo usada e adicionei mais 8gb de ram. Junto com esta adição decidi formatar o note para deixa-lo mais leve. A partir desse momento fui testar jogos, mais especificamente o  League of Legends, e houve uma melhora, porém muito menor que o esperado. Logo, percebi que o notebook não usava a placa dedicada(R7 M340), então usei em jogos que o driver reconhecia e também não usava a placa, mesmo o radeon software mostrando a existência da placa. Atualizei novamente o driver e a R7 M340 sumiu do radeon software, porém percebi que começou a ser usada. Entretanto, percebi que o rendimento não melhorou em nada, talvez tenha percebido uma ligeira piorada, então fui investigar e no meio da minha investigação para resolver a detecção da placa dedicada e descobri que nas configurações do windows eu poderia escolher  a opção de GPU  dependendo entre economia de energia ou alto desempenho e as 2 opções mostravam o uso apenas da R5, sendo que todos os guias mostravam que no alto desempenho a placa dedicada era vista.

Além disso, pelas especificações,a placa integrada AMD Radeon R5 graphics possui 512 mb de VRAM e quando fui ver a R7 M340 que em teoria deveria ter 2 gb de VRAM, porém também apresenta 512 de VRAM. 

Então pensei que poderia ser que a R7 M340 possa ter vindo com problema, ou que por algo extraordinário sejam 2 placas R5, porém uma veio com o código da R7( Pessoal peço perdão se falei algo muito absurdo, pois sou leigo no assunto).
Imagem que o Radeon software mostra apenas  AMD Radeon R5 Graphics:.

Melhor resposta

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa noite LPLSoldier !

Não há nada de "extraordinário" e não haveria forma alguma do sistema possuir 2 GPUs dedicadas.

É apenas questão de identificação das bases de driver.
    A placa dedicada desse aparelho realmente é uma Radeon R7 M440 / 445DX
    Ocorre que muitos identificadores reconhecem pela base de dados como M340 já que as duas são idênticas em sua base de produção.
    A R7 M440 / 445DX é uma remarcação direta da M340.
    Ou seja, uma designação diferente para a mesma placa.
    A "R8 M445DX" se refere ao trabalho conjunto da "R5 + R7 M440 e/ou R7 M340"

Esse modelo não é de segmento gamer e o conjunto de hardware não possui suporte adequado a jogos.

Eu recomendo que utilize a versão 19.3 dos drivers.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• MaClane
    Responder ✓
    Boa noite LPLSoldier !

Não há nada de "extraordinário" e não haveria forma alguma do sistema possuir 2 GPUs dedicadas.

É apenas questão de identificação das bases de driver.
    A placa dedicada desse aparelho realmente é uma Radeon R7 M440 / 445DX
    Ocorre que muitos identificadores reconhecem pela base de dados como M340 já que as duas são idênticas em sua base de produção.
    A R7 M440 / 445DX é uma remarcação direta da M340.
    Ou seja, uma designação diferente para a mesma placa.
    A "R8 M445DX" se refere ao trabalho conjunto da "R5 + R7 M440 e/ou R7 M340"

Esse modelo não é de segmento gamer e o conjunto de hardware não possui suporte adequado a jogos.

Eu recomendo que utilize a versão 19.3 dos drivers.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• TiagoCA
    TiagoCA Member Posts: 79 Devotee WiFi Icon
    editado abril 2020
    Bom dia... Vou fazer uma sugestão que parece funcionar para muitos... Talvez seja o caso de você testar e ver se o desempenho fica melhor.

Primeiramente eu sempre recomendei a utilização dos drivers oficiais da AMD, tudo atualizado ao máximo através do próprio software da AMD (Adrenaline).

Porém pesquisando na internet parece que tem muita gente conseguindo melhor desempenho com o "drive genérico" que o próprio windows fornece para este hardware.

Pelo que vi, é possível ir em "gerenciador de dispositivo" e atualizar o drive diretamente pelo gerenciador, procurando a melhor versão na internet através do gerenciador.... Somente assim o Windows reconhecera a placa como "R8 M445dx".

Após esta atualização do gerenciador, faça a desinstalação do software adrenaline, mas marque a opção de desintalar apenas o software e não o drive da placa de vídeo (Pois lembre-se, o drive instalado é o sugerido pelo windows através do gerenciador de dispositivos).

Fazendo este procedimento, você não tera o software "Adrenaline" fornecido pela AMD, porém poderá ajustar o desempenho da placa nas configurações de energia do windows, utilizando as configurações de alto desempenho para os momentos em que seu notebook estiver conectado a tomada.

Assim, muitas pessoas estão conseguindo uma melhor performance em alguns jogos, já que o windows passa a identificar sua placa como R8 M445dx e ativa sua placa de vídeo dedicada através do drive que ele mesmo sugeriu.

Só não esqueça por favor de fazer um backup regular de seus dados importantes e criar um ponto de restauração no windows antes de todo e qualquer procedimento que envolva drivers e sistema.

Acho que vale a pena o teste... E poste feed back caso realize. Abraço.
  • Além disso, é também recomendável deixar a bateria carregar 100%.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    Bom dia LPLSoldier !

Realize o que indica o TiagoCA pois ele possui o mesmo modelo.
    Depois me informe aqui.

Sincerely, J. MaClane ™