ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!

volta pro erro anterior.egydiocoelho disse:Clique com o botão direito em synaptics ps/2 por touchpad e clique em desinstalar e selecione a opção "excluir driver". Depois reinicie o windows.
fiz como sugeriu, porem sem sucesso.egydiocoelho disse:Faça o seguinte:
a) atualize o driver do touchpad pelo driverbooster;
b) depois, tente executar o firmware do touchpad.
diz que os drivers ja estao autalizados.egydiocoelho disse:Experimente atualizar os drivers aqui: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/intel-driver-support-assistant.html
o touchpad funcionava com os gestos, mas nao me recordo de qual opçao estava selecionada na bios (bios mais antiga que a desta placa). nunca tive este problema do touchpad nao funcionar, ele funcionava os gestos ate na instalacao do windows com a outra placa.egydiocoelho disse:Este problema ocorria antes de trocar a placa mãe?
sim, eu so utilizo o media creation tool para formatar.egydiocoelho disse:Mesmo utilizando um iso dda microsoft para reinstalar o windows, o problema permanece?
infelizmente o erro persiste.egydiocoelho disse:
Não tenho.egydiocoelho disse:Você tem como testar com outro touchpad?
nao, a placa ja apresentou esse erro no driver desde a primeira instalacao, ela veio com a bios 1.15 (que nao tem no site para download), eu atualizei pra 1.18 pra ver se resolvia (que é a ultima na pagina do modelo no site), depois atualizei pra 1.19 (encontrei o link em topico aqui do forum com um problema semelhante).egydiocoelho disse:Você sabe se esse problema ocorreu após alguma atualização do bios?
nao disse antes pois ainda nao tinha verificado, pois como funcionava até com os gestos, deduzi que identificaria o hardware como synaptics, assim como no windows. so quando fui instalar o libinput gestures para ter os gestos com 3 e 4 dedos, que pude verificar que o sistema estava identificando o touchpad como elantech.egydiocoelho disse:Por que você não disse isso antes? Experimente e excluir todos os driver do dispositivos de interface humana e também do mouse. É por isso que o firmware do touchpad não está funcionando.
estou fazendo isso agora, no modo uefi (secure boot desativado) e com o touchpad no basic.egydiocoelho disse:Eu sugiro que você tente reinstalar o windows, utilizando um iso da microsoft.