Bateria com comportamento incomum - Nitro AN515-52-5771
Respostas
-
Exatamente maclane.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
MarcosBarros disse:O suporte da Acer é super rápido e a melhor opção é enviar mesmo pra eles. Tive um problema com meu Helios 300 que do nada não ligou mais, a luz do carregador acedia normalmente em azul mas a da bateria não dava nem sinal, o notebook não ligava mesmo depois de todo o procedimento de reset e tudo mais. Como tá na garantia enviei pra eles e em menos de uma semana recebi o notebook de volta já funcionando tudo perfeitamente.
Postei o meu nos Correios hoje seguindo todas indicações. Quando peguei para fazer backup, a bateria havia zerado de novo e com um reset da bateria, voltou a carregar. Então carreguei e deixei descarregar, anotando a cada 10 min quando carregava e quando não. No fim, mandei os resultados junto com o notebook para que os técnicos consigam reproduzir o problema.
Em breve devo receber o posicionamento deles.
Obrigado!0 -
Atualizando a situação:
A manutenção foi finalizada na última Segunda-feira (1 semana após o envio, assim como muitos apontaram também), segundo informações via chat, foi trocada apenas a bateria pois a anterior estava "viciada" (segundo consta na OS). Sei que esse tipo de bateria não vicia, mas essa descrição deve indicar algum problema genérico.
Recebi o notebook na Quarta-feira. Hoje fui verificar se o problema estava resolvido com o mesmo teste de antes, deixei carregar até 100% e depois descarregar, verificando a cada 10 min se ainda carregava. Com a carga em 59% o problema já aconteceu novamente, não voltou a carregar de primeira. Em 42%, pior ainda, mesmo após muitas tentativas, não voltava a carregar, até que depois de um tempo, testando algumas vezes, voltou. Agora está em 17% nessa situação... Enfim, o problema esta exatamente como antes, não foi resolvido.
Entrei em contato via chat novamente. Perguntei diversas vezes o que indica o LED laranja da bateria piscando (além de não carregar), mas deram voltas e não souberam responder se é um indicativo da bateria ou da placa-mãe. Enfim, 3 dias depois do notebook voltar pra casa, já vai de novo para manutenção...
Vou mandar novamente todos os detalhes para reprodução do problema, espero que dessa vez resolvam em definitivo. E a não ser que eles estejam com um lote de baterias com esse defeito lá, acredito que seja algo na placa-mãe.0 -
Uma pergunta: a versão 1.28 do bios, corrige algo no ME para a versão RS6 (windows 10 1903), veja: Update new battery support. 2. Update Intel ME 1427 for RS6. 3. Update Intel MCU
O que eu quero saber, é se você possui a versão 1903 ou 1909 do windows instalado?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:Uma pergunta: a versão 1.28 do bios, corrige algo no ME para a versão RS6 (windows 10 1903), veja: Update new battery support. 2. Update Intel ME 1427 for RS6. 3. Update Intel MCU
O que eu quero saber, é se você possui a versão 1903 ou 1909 do windows instalado?
Tenho a versão 1909. O windows já foi instalado na versão 1909 após eu adquirir o notebook, eu nunca verifiquei nenhuma falha de carga até o problema de desligamento que relatei que ocorreu em fevereiro.
A BIOS com certeza é a versão 1.28, e foi atualizada novamente para essa mesma versão na manutenção. Algo estranho é que no gerenciador de dispositivos aparece firmware 1.19, mas está errado. Uma vez fiz um update pelo gerenciador de dispositivos pra testar e tive a maior dor de cabeça, começou a dar problema de sincronismo da RAM, tela piscando, etc. Depois de tirar e colocar as memórias uma por vez e restaurar o Windows, resolveu.0 -
O driver firmware que está no gerenciador de dispositivos, pode sim atualizar o bios, desde que a versão que você tenha instalado seja inferior ao que o windows update baixou. Aí sim ele realmente atualiza o bios e pede para reiniciar. Agora, se você possui a versão mais recente já instalada, ao atualizar o driver firmware, você irá apenas atualizar o driver, mas não o bios em si, pois você já tem a versão mais recente. Pode fazer um teste aí e atualizar o driver firmware, que ele não irá atualizar o bios, mas somente o driver. Você verá que o driver firmware não irá pedir para reiniciar o computador, já que a versão mais recente é a 1.28.
Agora, sobre o seu problema, você consegue reinstalar o windows, pressionando alt+f10 antes do logo da Acer?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:O driver firmware que está no gerenciador de dispositivos, pode sim atualizar o bios, desde que a versão que você tenha instalado seja inferior ao que o windows update baixou. Aí sim ele realmente atualiza o bios e pede para reiniciar. Agora, se você possui a versão mais recente já instalada, ao atualizar o driver firmware, você irá apenas atualizar o driver, mas não o bios em si, pois você já tem a versão mais recente. Pode fazer um teste aí e atualizar o driver firmware, que ele não irá atualizar o bios, mas somente o driver. Você verá que o driver firmware não irá pedir para reiniciar o computador, já que a versão mais recente é a 1.28.
Agora, sobre o seu problema, você consegue reinstalar o windows, pressionando alt+f10 antes do logo da Acer?
Não consigo reinstalar o Windows dessa forma, precisei algumas vezes e testei agora de novo, e nada acontece ao pressionar alt-f10 antes do logo. Conferi e o recurso está habilitado na BIOS (D2D Recovery), mas talvez precise de alguma partição original da Acer que não tenho no SSD que coloquei Windows. Por isso, qualquer instalação ou manutenção do Windows tenho feito via pendrive.0 -
Ok! Mas o problema da bateria ocorreu justamente após a atualização do bios? Sobre o windows, o seu modelo veio com o endless?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Ok! Mas o problema da bateria ocorreu justamente após a atualização do bios? Sobre o windows, o seu modelo veio com o endless?
Sim, veio com o Endless OS e SSD de 128 GB. No SSD tem uma partição com drivers para Windows e outras 2 pequenas partições além do Endless. Como o notebook só te um slot NVME e eu troquei o SSD por um de 256 GB, não consegui clonar de uma forma fácil, então instalei o Windows do pendrive, por isso acho que não tenho acesso ao Alt+F10. Isso eu fiz poucas semanas depois de receber o notebook, e usei desde então, sem problema algum, até o evento de desligamento.
Acompanhei o tópico de outro colega aqui do fórum, com a mesma descrição do problema e que também acionou a garantia. Ele comentou que no caso dele trocaram a placa-mãe e a bateria. Depois ele comentou para mim que recebeu o notebook de volta funcionando adequadamente. Acredito que seja mesmo um problema de hardware, no circuito de carga da bateria que fica na placa-mãe, e o suporte cometeu o erro de simplesmente trocar a bateria e não repetir os testes nas condições que o problema ocorria antes de me devolverem.0 -
Ok! Você ainda tem o sistema operacional original endless fornecido pela acer no outro ssd? Seria interessante verificar se o mesmo problema ocorre no linux e com o hardware original de fábrica, desde que você não formatado o ssd original.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Ok! Você ainda tem o sistema operacional original endless fornecido pela acer no outro ssd? Seria interessante verificar se o mesmo problema ocorre no linux e com o hardware original de fábrica, desde que você não formatado o ssd original.
Antes do primeiro envio, depois que coloquei todo o hardware original no notebook, verifiquei se voltava a carregar, e estava na mesma, só voltou a carregar depois que bateria zerou. A única coisa que não tinha na época era o Endless OS, mas descartei a relação com o SO porque o problema ocorre mesmo com o notebook desligado, e mesmo com o Reset da bateria com o notebook desligado.0 -
Seria interessante fazer o teste com outro sistema operacional. Desde que você ainda tenha o endless original. Teste também alterando o sata mode para rst with optane.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Seria interessante fazer o teste com outro sistema operacional. Desde que você ainda tenha o endless original. Teste também alterando o sata mode para rst with optane.
Depois disso, fiz o teste de descarga com o Endless (e todo hardware original). O problema começou a aparecer por volta dos 30% de carga (no Windows foi por volta dos 59%), mas não posso afirmar que isso está relacionado ao SO, já que esse teste foi feito depois de um ciclo de condicionamento da bateria. Com 8% não consegui fazer a bateria carregar novamente, nem com Reset. Mudei a opção SATA para RST with Optane (esqueci de fazer ao trocar o SSD) e, depois de iniciar o Endless, a bateria aparentemente voltou a carregar, mas menos de 1 minuto depois, a luz voltou a piscar e a carga parou.
Apesar das diferenças em relação aos valores no Windows, ainda acho que o problema é hardware, pois a maior parte dos tópicos que acompanhei aqui se resolveram no Reset, e não encontrei nenhuma situação similar que ao chegar num determinado nível de carga, o circuito pára de carregar. Com 8% de carga, a bateria apresenta uma tensão de 14,7V (visto no app de bateria do Endless), estou achando que o circuito responsável pela carga está medindo algum valor menor (por uma falha dele) e assim acha que alguma célula da bateria está com defeito, por isso não deixar a carga acontecer por segurança. Isso não acontece em % maiores porque ele deve enxergar uma tensão acima do limiar que o impede de carregar.
Ainda estou aguardando o código de envio por parte da Acer para reenviar o notebook, tive que refazer a solicitação porque não encontraram a anterior... Mesmo sendo algo intermitente, espero que consigam verificar que o problema ocorre e o resolvam.0 -
O computador liga mesmo com a bateria desconectada?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:O computador liga mesmo com a bateria desconectada?
Se por algum motivo eu tiver que abrir o notebook novamente antes de enviar, irei verificar isso. O que deveria ocorrer (numa situação normal)? Ele ligaria normalmente ou indicaria algum problema pela falta da bateria?0 -
Seria um teste interessante. Mas como você realmente vai enviar e para não correr o risco de danificar algo, o ideal é realmente enviar para a acer.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Estou voltando apenas para encerrar o assunto. Recebi o notebook de volta da assistência tem umas 2 semanas, mas esperei fazer todos os testes antes de postar. Segundo a OS, foi feita a troca da placa-mãe.
Repeti a calibração da bateria com todo hardware original e o Endless OS e agora com o SSD, memória extra e Windows, ambos finalizaram OK, ou seja, a bateria retoma a carga qualquer que seja sua porcentagem.
Também notei que, da mesma forma que antes, quando a carga está abaixo da metade, o LED laranja pisca ao conectar a fonte, mas agora, depois de um tempo, ele acende fixo e a carga é retomada, ou seja, o problema provavelmente estava no circuito que controla isso. Só é uma pena não saber o significado dessa forma de piscar do LED de carga quando a fonte está conectada.
Muito obrigado pela ajuda!0 -
de nada meu amigo.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0