Como desinstalar o Linux e instalar o Windows de forma segura no Notebook Acer Nitro 5 AN515-52-5771
Respostas
-
LincolnCosta disse:MaClane disse:Bom dia LincolnCosta !
O sistema Endless OS é gratuito, sendo que dessa forma, questões de garantia nãos e aplicariam.
Nesse caso eu recomendo que entre em contato com o suporte para confirmar já que o Endless pode ser baixado diretamente na desenvolvedora.
Então mesmo assim devo fazer o passo a passo de instalação mencionado a cima que vai funcionar para o meu caso?
R: No caso o sistema Windows deve ser instalado inicialmente, apagando qualquer vestígio do Linux.
Uma outra dúvida em um outro artigo o @egydiocoelho cita sobre desativar a função rst with optane e alterar o sata mode para ahci. Preciso realizar esse procedimento também e o que ele faz exatamente e como proceder para realizar?
R: O modo RST with optane somente deve ser ativado caso possua uma memoria optane.
Do contrário, deve manter em AHCi por questões de desempenho e acesso.
E uma última dúvida é em relação aos drives. Após a instalação do Windows eu devo baixar todos os drives correto?
R: Sim, em sua grande maioria.
Os drives que estão disponíveis no site da Acer são todos os drives que vou precisar ou existem mais alguns que terei que baixar de outros lugares?
R: Não.
Todos os drives estão disponibilizados na pagina de suporte.
Mas perceba que mesmo sendo homologados e testados, alguns estão em versões mais antigas.
Então pode baixar diretamente dos sites das desenvolvedoras.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Faça o seguinte: deixe o ssd em primeiro na guia boot do bios. Depois, ative o f12 boot menu e salve ao sair. Antes do logo da Acer, pressione rapidamente f12 e selecione o pendrive. Dessa forma, quando o windows for reiniciado, o ssd estará em primeiro e portanto não ficará dando o boot pelo pendrive.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
egydiocoelho disse:Faça o seguinte: deixe o ssd em primeiro na guia boot do bios. Depois, ative o f12 boot menu e salve ao sair. Antes do logo da Acer, pressione rapidamente f12 e selecione o pendrive. Dessa forma, quando o windows for reiniciado, o ssd estará em primeiro e portanto não ficará dando o boot pelo pendrive.
Muito obrigado!0 -
De nada meu amigo. No entanto, eu insisto que você adquira um serial original, mesmo que a instalação do windows 10 não exija o serial.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:De nada meu amigo. No entanto, eu insisto que você adquira um serial original, mesmo que a instalação do windows 10 não exija o serial.
Só estou aguardando o notebook chegar pra fazer os procedimentos, achei que chegaria hoje mas os Correios não estão ajudando. Enfim!
Depois posto aqui como foi a experiência, isso se não surgir mais nenhuma dúvida durante a instalação (o que é pouco provável) hahaha.
Obrigado novamente!0 -
Ok meu amigo.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Amigos @egydiocoelho @MaClane, consegui fazer a instalação correta do Windows, seguindo as orientações de vocês.
Muito obrigado, deu tudo certo e não tive nenhum problema. Depois da instalação executei o Windows Updater e fiz algumas atualizações, em seguida entrei no site da Intel e com uma ferramenta que eles disponibilizam fiz uma varredura no pc, nisso foi instalado 3 drivers o Intel Graphics, um driver do bluetooth e um driver de wi-fi, em seguida entrei no site da Nvidia e atualizei o driver da placa de vídeo. Minha dúvida é: tudo no notebook está funcionando perfeitamente, áudio, vídeo, entradas usb, touchpad, coloquei um mouse e está funcionando também. Até onde sei (sei bem pouco) os drivers servem pra fazer com que tudo isso funcione correto? Ainda sim devo baixar e instalar os drivers disponíveis no site da Acer? Vi que existem alguns drivers no site também que possuem no nome coisas como Chipset Intel, IO Drivers Intel, IRST Intel, Turbo Boost Intel, dentre outros que aparentam ser das conexões wi-fi (uma Intel e outra Atheros), áudio, conexão Lan, touchpad (são dois downloads também) e etc. Estou com dúvida e medo de sair instalando tudo isso e alguma coisa dar errado, já que tudo aparenta estar funcionando corretamente. Podem me ajudar?
Desde já, obrigado0 -
Até onde sei (sei bem pouco) os drivers servem pra fazer com que tudo isso funcione correto? Isso mesmo.
Ainda sim devo baixar e instalar os drivers disponíveis no site da Acer? Não é necessário. Há não ser que ainda esteja faltando algum driver no gerenciador de dispositivos.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
egydiocoelho disse:Até onde sei (sei bem pouco) os drivers servem pra fazer com que tudo isso funcione correto? Isso mesmo.
Ainda sim devo baixar e instalar os drivers disponíveis no site da Acer? Não é necessário. Há não ser que ainda esteja faltando algum driver no gerenciador de dispositivos.
Ps* Muito obrigado pela atenção, vocês estão me ajudando muito!0 -
Na verdade, alguns drivers são baixados pelo windows update através do catálogo da microsoft. Isso ocorre tanto durante a instalação do windows quanto após a instalação do windows. Você pode enviar algumas capturas de telas do gerenciador de dispositivos?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Na verdade, alguns drivers são baixados pelo windows update através do catálogo da microsoft. Isso ocorre tanto durante a instalação do windows quanto após a instalação do windows. Você pode enviar algumas capturas de telas do gerenciador de dispositivos?
0 -
Meu modelo é exatamente o mesmo do seu, aqui quando formatei os unicos drivers que instalei manualmente foram os da gpu nvidia, o da intel, o do touchpad e controladores ide, que no caso no site da acer está como "intel irst". O resto o windows update instalou tudo certinho.1
-
Meu modelo é exatamente o mesmo do seu, aqui quando formatei os unicos drivers que instalei manualmente foram os da gpu nvidia, o da intel, o do touchpad e controladores ide, que no caso no site da acer está como "intel irst". O resto o windows update instalou tudo certinho.
No seu caso o touchpad também estava funcionando mas mesmo assim vc instalou os recomendados pela Acer ou o seu não funcionava?0 -
LincolnCosta disse:Meu modelo é exatamente o mesmo do seu, aqui quando formatei os unicos drivers que instalei manualmente foram os da gpu nvidia, o da intel, o do touchpad e controladores ide, que no caso no site da acer está como "intel irst". O resto o windows update instalou tudo certinho.
No seu caso o touchpad também estava funcionando mas mesmo assim vc instalou os recomendados pela Acer ou o seu não funcionava?0 -
LincolnCosta disse:Meu modelo é exatamente o mesmo do seu, aqui quando formatei os unicos drivers que instalei manualmente foram os da gpu nvidia, o da intel, o do touchpad e controladores ide, que no caso no site da acer está como "intel irst". O resto o windows update instalou tudo certinho.
No seu caso o touchpad também estava funcionando mas mesmo assim vc instalou os recomendados pela Acer ou o seu não funcionava?1 -
Depende @EmersonNeves. O mesmo modelo pode vim com o touchpad synaptics.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Depende @EmersonNeves. O mesmo modelo pode vim com o touchpad synaptics.0
-
É por que ambos são compatíveis. Para você ter uma ideia de como a configuração varia, este modelo possui o conector do fingerprint também. Basta adquirir o touchpad com o fingerprint e conectar.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Galera, só pra atualizar a todos aqui:
Fiz o procedimento de instalação do Windows seguindo as orientações contidas no PDF (em anexo) disponibilizado pelo @egydiocoelho e correu tudo bem, não tive nenhum problema e foi super fácil de fazer. Eu estava com receio pois nunca havia formatado um computador, mas seguindo exatamente o que vocês me disseram desde a criação do pendrive bootavel até a instalação dos drivers, obtive sucesso em tudo! Para alguém que possa estar lendo isso e tiver dúvidas de como fazer, segue o que eu fiz:
Siga os passos do PDF, lembre apenas de alterar na BIOS o Sata Mode para AHCI (o meu estava em RST with optane) no PDF não consta isso mas foi comentado aqui no tópico também. Depois do Windows instalado percebi que meu HD de 1 TB não estava aparecendo então segui esse passo a passo que achei em um outro tópico aqui: "É só atribuir uma Letra para o HD, que não estava aparecendo no Disco Local, lá em Painel de controles -> Sistema e Segurança -> Ferramentas Administrativas -> Gerenciamento do computador -> Gerenciamento de disco -> botão direito do mouse no volume que não está aparecendo no Disco Local -> alterar letra de unidade e caminho -> inserir a letra e salvar" ai ele vai pedir pra formatar o HD que no meu caso estava vazio e pronto. Após isso eu entrei no Windows Update e cliquei para fazer as atualizações (no meu caso foram algumas), percebi que nisso alguns drivers já foram instalados automaticamente. Depois que tudo foi atualizado e instalado (o Windows pediu pra reiniciar o computador algumas vezes durante o processo) eu entrei no site da Intel, lá eles disponibilizam uma ferramenta que faz uma varredura no seu pc e te mostra quais drivers Intel estão faltando ou necessitam atualização e o programa permite baixar tudo e instalar também, no meu caso foram instalados os drivers da placa gráfica, de blutooth e wi-fi que eram todos da Intel. Em seguida entrei no site da Nvidia e atualizei o driver da placa de vídeo. Após serem instalados entrei no gerenciador de dispositivos do Windows que fica no Painel de Controle e fui revisando um a um os drivers (por lá é possível atualizar os drivers) eu cliquei com o botão direito em cima de cada driver e depois cliquei em Atualizar o Driver. Ai o Windows busca automaticamente na internet a versão mais atual desse driver. No meu caso a grande maioria já estavam na sua versão mais atual, se não me engano foram apenas o do touchpad e mais uns dois que não lembro quais que foram atualizados. Não cliquei pra atualizar nenhum driver que continha na pasta Dispositivos de Sistema pois abria uma pasta muito grande com drivers de chipset e outros nomes que por não ter certeza do que se trata preferi não mexer para evitar algum dano já que o computador estava funcionando normalmente, também não mexi nos drivers do Processador nem de Firmware nem de Unidades de Disco (aconselho não mexer também, apenas se você de fato souber o que está fazendo!). Depois disso entrei no site da Acer e baixe 3 aplicativos que eles disponibilizam lá: o Acer Care Center (te ajuda a monitorar o pc), o Nitro Sense que te permite controlar as ventoinhas do pc dentre outras funcionalidades e o Acer Quick Acces que te permite acesso mais rápido a algumas opções do pc. Com isso tudo o notebook está funcionando normalmente e bem, inclusive já rodei jogo nele!
E assim espero poder contribuir para que mais gente tenha sucesso nessa operação.
A todos que colaboraram aqui nesse tópico meu muito obrigado, vocês me ajudaram muito e me ajudaram a aprender algo novo que eu nunca tinha feito antes!
Um obrigado em especial ao @egydiocoelho e ao @MaClane que desde a abertura desse tópico me auxiliaram e sempre responderam minhas perguntas de forma rápida, clara e educada. Muito obrigado meus amigos, parabéns pelo excelente trabalho e disponibilidade, desejo o melhor a vocês, grande abraço!
Att.
Lincoln Costa
1 -
De nada meu amigo.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1