Caros, bom dia,
Eu sei que este é um tema que já surgiu por aqui (e não deve ter sido poucas vezes), porém não encontrei o assunto conversado recentemente, uma vez que trata-se de placa de vídeo a qual possui drivers sendo atualizados rotineiramente pela AMD.
Pois bem, comprei meu notebook Acer Aspire E5-553-T4TJ em Março do ano passado (fazem praticamente 11 meses, estou chegando ao fim do meu prazo de garantia), porém neste período eu nunca fiz muito uso e dediquei do meu tempo ao mesmo, comprei na época por uma ótima promoção (R$1.649,00) e já quando comprei, pensei: vou fazer upgrade de RAM e SSD (OK!).
Conforme publiquei dúvida aqui na segunda-feira, onde fui ajudado de forma muito precisa e atenciosa pelo sr.
@MaClaine, eu enfim comprei a memória RAM e o SSD, os quais estarão chegando até amanhã.
Chegando na placa de vídeo (assunto que aqui quero tratar), percebi algo que me deixou bastante preocupado. A placa gráfica Radeon R5 (primária) está apresentando apenas 72 MB de VRAM. Quanto a placa Radeon R7 (dedicada) tudo OK, são 2GB, blz!
O que eu preciso entender é, se estes 72 MB de VRAM é um problema de fábrica, é alguma configuração que necessita de minha atenção, ou se isso é por fim assim mesmo? Todos os métodos que utilizei para análise apresentaram este valor ou aproximado disso, no HWiNFO fora apontado como "80 MB" assim como no AMD Radeon Software, vejamos:
HWiNFO64:
Software AMD Radeon (Versão 20.1.3 - 17/01/2020):
Diagnóstico Windows 10 Home x64 (Build 1909 - sem o patch lançado em 28/01/2020):
Pois bem, aonde eu quero chegar são dois pontos:
1º: Isso está correto? Estou com um software atrapalhando o meu hardware? Estou com problema no meu hardware?
2º: Quanto a placa R7 (2 GB), qual é a melhor configuração para que eu posso jogar os jogos que eu tenho interesse e utilizar do poder desta placa de vídeo?
Tenho interesse em jogar games de uma geração antiga os quais estão na minha lista e ainda não tive a oportunidade, onde com o upgrade de RAM e SSD junto da placa R7 conseguirei, por exemplo:
- The Witcher 1
- The Witcher 2
- The Elder Scrolls Skyrim
Agradeço desde já toda a ajuda que chegará até mim. Cheguei a muito pouco tempo na comunidade e a organização e presteza me incentivaram a buscar ajuda quando necessário, e claro, quando possível e dentro de minha capacidade, ajudar.