Problemas de desempenho com Aspire 5 A515-41G-13U1

Opções
MedicoCubano
MedicoCubano Member Posts: 10 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Ola, estou com o notebook a 1 semana e desde então busco resolver o meu problema de desempenho com o mesmo, apesar de não ser um equipamento gamer, ele apresenta uma boa configuração e está bem acima dos requisitos recomendáveis pelo próprio jogo (No caso League of Legends), é bem estranho ele rodar a uma taxa de quadros entre 40 e 30, enquanto equipamentos com uma config bem inferior rodam tranquilamente a 70 - 80 fps. Ja atualizei os drivers, ativei o modo de alto desempenho no painel da Radeon, instalei o windows 7 (Nesse caso, por não ter obtido resultado, voltei para o windows 10), configurei o computador de forma que o sistema pesasse o minimo possível, fiz diversos procedimentos que li neste fórum e em outros, mas nada resolve meu caso. Sera que existe alguma solução ou estarei fadado a jogar a 40 fps em um equipamento com muito mais potencial? 
«1

Respostas

  • Commodore_1995#
    Opções
    Olá! Você já colocou o notebook para funcionar em alto desempenho tanto na bateria quanto no adaptador de energia? Além disso, você configurou para que o jogo seja rodado pela placa de vídeo amd, nas configurações do adrenalin?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MedicoCubano
    MedicoCubano Member Posts: 10 New User
    Opções
    Sim, na questão da bateria ja ativei o modo de alto desempenho, ja a parte de colocar o jogo rodar na placa da amd não tenho certeza, poderia me explicar o procedimento? Talvez assim eu lembre se eu fiz ou não
  • Commodore_1995#
    Opções
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MedicoCubano
    MedicoCubano Member Posts: 10 New User
    Opções
    Sim, ja fiz esse procedimento também... 
  • Commodore_1995#
    Opções
    @MaClane Cadê aquelas dicas que você havia postado para outros usuários, que melhorava o desempenho na placa de vídeo amd?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MedicoCubano
    MedicoCubano Member Posts: 10 New User
    Opções
    Mais uma coisa, percebi que quando atualizo os drivers pelo "Gerenciador de Dispositivos" o painel da amd (Adrenalin) some, quando eu baixo de novo a versão 19.6.3 do adrenalin (Que seria a versão mais recente) a Rx540 aparece como AMD 500 series no gerenciador de dispositivos, quando coloco atualizar a placa de video novamente o Adrenalin some. Fico nesse ciclo infinito, tem como resolver isso também?
  • Commodore_1995#
    Opções
    O adrenalin some por que o gerenciador de dispositivos instala apenas o driver! O ideal é que você baixe o adrenalin mais recente aqui: https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-7-1
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MedicoCubano
    MedicoCubano Member Posts: 10 New User
    Opções
    Ok, muito obrigado, vou aguardar novos procedimentos pra tentar melhorar o desempenho do notebook, ja acompanhei outros posts do MaClane, acredito já ter feito tudo que ele sugeriu mas vamos ver se tem algo que eu tenha pulado sem querer.
  • Commodore_1995#
    Opções
    Você já tentou atualizar pelo link que eu enviei?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Ola, estou com o notebook a 1 semana e desde então busco resolver o meu problema de desempenho com o mesmo, apesar de não ser um equipamento gamer, ele apresenta uma boa configuração e está bem acima dos requisitos recomendáveis pelo próprio jogo (No caso League of Legends), é bem estranho ele rodar a uma taxa de quadros entre 40 e 30, enquanto equipamentos com uma config bem inferior rodam tranquilamente a 70 - 80 fps. Ja atualizei os drivers, ativei o modo de alto desempenho no painel da Radeon, instalei o windows 7 (Nesse caso, por não ter obtido resultado, voltei para o windows 10), configurei o computador de forma que o sistema pesasse o minimo possível, fiz diversos procedimentos que li neste fórum e em outros, mas nada resolve meu caso. Sera que existe alguma solução ou estarei fadado a jogar a 40 fps em um equipamento com muito mais potencial? 
    Boa tarde!
    Infelizmente, esse aparelho não possui suporte adequado a jogos.
    A GPU é mediana de entrada e se equipara a no máximo uma 940M.
    A grande questão é o processador.
    Ele possui TDP baixíssimo o que causa o thermal throttling na hora da troca entre a APU e GPU.
    Além disso não possui diversas tecnologias embargadas para jogos que são de propriedade da Intel.
    Essa é a grande questão.
    Em alguns cenários, com configurações muito especificas até é possivel rodar alguns jogos, mas sem suporte adequado.
    Esse equipamento não possui nenhum "potencial" para jogos, isso é um fato.

    Mais uma coisa, percebi que quando atualizo os drivers pelo "Gerenciador de Dispositivos" o painel da amd (Adrenalin) some, quando eu baixo de novo a versão 19.6.3 do adrenalin (Que seria a versão mais recente) a Rx540 aparece como AMD 500 series no gerenciador de dispositivos, quando coloco atualizar a placa de video novamente o Adrenalin some. Fico nesse ciclo infinito, tem como resolver isso também?
    Esse erros são causados devido a inconstância falta de suporte da AMD em solucionar problemas dos drivers.

    Quanto a configuração mencionada pelo colega Egydio, seria essa:

    Para melhorar ao máximo possível o desempenho da maquina, realize os procedimentos nessa sequencia de configuração.
    Mesmo sendo uma otimização que visa tentar jogos (sem o aprelho ser desse segmento) ela já deixa ao máximo o desempenho que é possível.

    Siga a sequencia:

    1- Atualize todos os drivers da sua máquina;
    2- Desinstale por completo os drivers da Radeon utilizando esse aplicativo: https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/gpu-601
    e instale essa nova versão com diversas correções e otimizado do Arenalin: https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1
    3- Configure sua máquina da seguinte forma:








    Imagens com a versão Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019.
    Agora com o retorno da aba "System" ou "Sistema", onde é possível acessar o menu "Switchable Graphics" ou "Alterar Recursos Gráficos".

    Neste menu, ele vai listar as Aplicações Recentes e também dá a opção de Adicionar Programa. Aqui, você terá a aba (setinha pra baixo), onde é possível escolher entre "Power Saving" ou "Economia de Energia", "High Performance" ou "Alta Performance" e "Based in Power Source", que é a alternância entre um e outro a dependendo do consumo de energia e processamento do aplicativo ou jogo que você está utilizando.

    Segundo as "Release Notes" desta versão do Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019 (https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1), o Programa de Configuração da AMD RADEON entende que, se você marca a opção "Power Saving", o sistema redirecionará o processamento gráfico para a APU, que é a R7, da mesma maneira que, se marcar a opção "High Performance", o sistema entenderá que está dando a instrução de utilizar a placa gráfica para a tarefa, no meu caso, a GPU da RX 540.

    Você deve iniciar um jogo, um a um, e configura-los para "High Performance".

    Configurações do Sistema:

    Plano de energia deve estar em "Alto Desempenho", em "Opções de Energia" do Windows 10, as opções "Estado de desempenho mínimo" configurado para 98%, na bateria e na tomada, "Resfriamento do sistema" configurado para "Ativo" na bateria e na tomada e o "Estado de desempenho máximo" configurado para 98%, na bateria e na tomada.
    Deixe sempre a bateria carregar a 100% antes de executar um jogo ou aplicação que exija mais desempenho.
    Configure a bateria para o modo de alto desempenho também.

    Veja aqui:

    - Vá nas "Opções de Energia" do Windows
    - Crie um perfil de "ALTO DESEMPENHO"
    - Depois de criado, vá "Alterar configurações do plano"
    - Entre em "Alterar configurações de energia avançadas"
    - Lá dentro, deixe o "Gerenciamento de energia do processador" assim:



    - Ok, fechou, salvou, ok.
    - Abra o jogo e inicie
    - Saia do jogo, dê um "quit", saia totalmente dele
    - Abra as Configurações da AMD
    - Vá em "System" ou "Sistema"
    - Última aba "Switcheable Graphics", seja lá como ficou a tradução dessa aba
    - Lá, em "Recent Applications", ou "Aplicativos Recentes", vai estar o jogo que você iniciou, o .exe dele.
    - Configure-o para "High Performance" ou "Alta Performance"
    - Feche o AMD Settings
    - Não foi necessário no meu caso, mas se quiser, pode reiniciar o notebook.
    - Abra seu jogo e teste.

    Nota: Adaptação do Tutorial criado e testado pelo usuário TheNightPorter

    INFORMAÇÃO:
    Vários usuário já relataram de que a versão 19.3.3 está muito mais otimizada e corrigiu diversos erros de troca entre APU e GPU.
    https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-3
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Commodore_1995#
    Opções
    A única alteração que eu faria nas dicas do colega maclane, seria com relação a instalação do adrenalin! Eu instalaria logo a versão 19.7.1 que é considerada muito estável por muitos usuários!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MedicoCubano
    MedicoCubano Member Posts: 10 New User
    Opções
    Certo, estou instalando a versão 19.7.1, vou seguir os procedimentos e ja passo o resultado

  • MedicoCubano
    MedicoCubano Member Posts: 10 New User
    Opções
    Ola, voltei, infelizmente mesmo instalando a ultima versão do Adrenalin e seguindo os procedimentos sugeridos pelo MaClane não consegui resolver meu problema, o jogo continua rodando a 40 fps. Mas tenho algo novo para falar, percebi q a versão nova do Adrenalin tem uma opção de monitoramento de desempenho (Como o Afterburner), utilizei ela para analisar o desempenho da GPU e para minha surpresa ela estava tendo uso próximo ou igual a 0% (Com o jogo aberto), claro, podia ser um erro do próprio software por ter colocado a ferramenta recentemente, então fui olhar no gerenciador de tarefas o uso da GPU e comprovei que o uso estava próximo de 0%, alguém poderia me explicar por que isso esta acontecendo e oq eu devo fazer? Vou anexar algumas prints para analise
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Setou a aplicação do jogo EXE no Painel da Adrnalin para usar a 500x?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • MedicoCubano
    MedicoCubano Member Posts: 10 New User
    Opções
    Sim, tem uma print anexada mostrando
  • MedicoCubano
    MedicoCubano Member Posts: 10 New User
    Opções
    Sera que tem solução ou devo acionar a garantia?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Sera que tem solução ou devo acionar a garantia?
    O problema não é físico e a garantia no máximo irá reinstalar seu sistema de fábrica.
    O problema é referente ao suporte dos drivers da AMD, configurações e incompatibilidade desses drivers com o sistema.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • MedicoCubano
    MedicoCubano Member Posts: 10 New User
    Opções
    E tem como resolver esse problema ou tenho que torcer e esperar pela AMD arrumar? 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Sendo o erro de compatibilidade de drivers da AMD, somente a AMD pode lançar as releases de correção.
    Ou tentar diversas configurações diferentes como alguns usuarios até encontrar uma que não gere o erro na troca da APU e GPU.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • MedicoCubano
    MedicoCubano Member Posts: 10 New User
    Opções
    Ah que beleza, mudando de assunto, tendo em vista que não vou conseguir resolver meu problema, acho que vou vender para alguém que não queira usufruir tanto do hardware do Pc, para alguém que use-o para tarefas do cotidiano, tem algum outro modelo de notebook que tenha a faixa de preço do modelo A515-41G-13U1 e que tenha um hardware razoável? Que vá atender meu desejo de rodar jogos intermediários