Desempenho Acer Aspire A515-41G-13U1

Yokohara
Yokohara Member Posts: 5

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Recentemente adquiri esse notebook, e ao tentar jogar vejo que o desempenho dele é bem abaixo do esperado (eu sei que não é gamer, mas jogos mais leves deveriam rodar sem problema algum).
Já rodei a internet inteira atrás de uma solução e vi coisas como: instalar uma versão específica do driver, colocar as configurações para alto desempenho e até formatar o notebook para o windows 7 (inclusive já fiz isso tudo), porém não vi diferença alguma no desempenho do notebook.
Testei os jogos: League of Legends, Eurotruck Simulator 2, Assassin's Creed IV e Guild Wars 2.
Em todos os testes o jogo estava injogável. Taxas de FPS em torno dos 30 (mas caindo com frequência).
Eu sei que esse modelo não é da linha gamer, mas levando em consideração as configurações, ele deveria rodar os jogos citados pelo menos no Low com um FPS aceitável.
Me ajudem, não sei mais o que fazer aqui.

Melhor resposta

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa noite Yokohara !

Esse modelo não é de segmento gamer e não possui suporte adequado a jogos.

Ela cumpri o papel para o qual foi desenvolvida (que não são jogos).
    Os jogos que informou estar tentando jogar ultrapassam os limites de configuração do aparelho.
    Esse "forçamento" do aparelho pode leva-lo a queima interna de componentes.

Começando pelo processador, A12 9720P :
    A AMD desenvolveu esse processador utilizando chip UVL com base na antiga arquitetura Bristol Ridge voltado apenas para desempenho suficiente em aplicativos típicos de escritório e web, além de multitarefa leve.
    Então ele tem comparação a no máximo um i3 de 4ªGen dual-core.
    Ele possui TDP baixo de apenas 15W, que gera a questão de integração da APU com a GPU.

Uma GPU (no caso a RX540) não renderiza nenhuma informação sozinha.
    Ela necessita de um conjunto de hardware adequado para que o desempenho final possa ser alcançado sem gargalos.
    Como o A12 não tem o desempenho final para em conjunto processar e reenviar as informações de saída, a RX540 acaba por ter um desempenho muito próximo de uma 940MX, o que praticamente se equipara a uma MX110

São esses detalhes desconhecidos pela maioria dos usuarios que os leva a acreditar que apenas por um aparelho possuir um processador de clock base mais alto e uma GPU dedicada que irá rodar com desempenho aplicações para as quais não foi desenvolvido.

Pode sim utilizar métodos e procedimentos para tentar melhorar ao máximo o desempenho do aparelho, mas tendo em vista 2 informações:
    1- ele nunca terá suporte adequado a  jogos
    2- a utilização elevada dos recursos irão diminuir a vida do equipamento

Leia esse procedimento desenvolvido por um usuario o qual orientei de diversas formas até conseguir otimizar ao máximo o aparelho:

https://community.acer.com/pt/discussion/581050/aspire-a515-41g-radeon-rx-540-r7-graphics-problemas-com-desempenho-solucionado

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• MaClane
    Responder ✓
    Boa noite Yokohara !

Esse modelo não é de segmento gamer e não possui suporte adequado a jogos.

Ela cumpri o papel para o qual foi desenvolvida (que não são jogos).
    Os jogos que informou estar tentando jogar ultrapassam os limites de configuração do aparelho.
    Esse "forçamento" do aparelho pode leva-lo a queima interna de componentes.

Começando pelo processador, A12 9720P :
    A AMD desenvolveu esse processador utilizando chip UVL com base na antiga arquitetura Bristol Ridge voltado apenas para desempenho suficiente em aplicativos típicos de escritório e web, além de multitarefa leve.
    Então ele tem comparação a no máximo um i3 de 4ªGen dual-core.
    Ele possui TDP baixo de apenas 15W, que gera a questão de integração da APU com a GPU.

Uma GPU (no caso a RX540) não renderiza nenhuma informação sozinha.
    Ela necessita de um conjunto de hardware adequado para que o desempenho final possa ser alcançado sem gargalos.
    Como o A12 não tem o desempenho final para em conjunto processar e reenviar as informações de saída, a RX540 acaba por ter um desempenho muito próximo de uma 940MX, o que praticamente se equipara a uma MX110

São esses detalhes desconhecidos pela maioria dos usuarios que os leva a acreditar que apenas por um aparelho possuir um processador de clock base mais alto e uma GPU dedicada que irá rodar com desempenho aplicações para as quais não foi desenvolvido.

Pode sim utilizar métodos e procedimentos para tentar melhorar ao máximo o desempenho do aparelho, mas tendo em vista 2 informações:
    1- ele nunca terá suporte adequado a  jogos
    2- a utilização elevada dos recursos irão diminuir a vida do equipamento

Leia esse procedimento desenvolvido por um usuario o qual orientei de diversas formas até conseguir otimizar ao máximo o aparelho:

https://community.acer.com/pt/discussion/581050/aspire-a515-41g-radeon-rx-540-r7-graphics-problemas-com-desempenho-solucionado

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Yokohara

Tinkerer

Depois de sair testando várias versões diferentes do driver, achei uma que aparentemente funcionou.
    O League of Legends está com 60-55 fps no médio e eu ainda vou testar outros jogos.
    Sim, eu sei que ele não é do segmento gamer.
  • MaClane
    Qual versão do driver está utilizando?

Está segundo essas configurações básicas?

1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    5- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (AMD ou Nvida, caso possua uma) para ser a principal
    6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador

Sincerely, J. MaClane ™

• Yokohara

Tinkerer

Adrenalin 18.10.1.
    Tentei o Catalyst que foi sugerido no post de solução do problema mas ele não reconhece nem APU nem a GPU.

• MaClane
    Ótima informação para o fórum!

Sincerely, J. MaClane ™

• Gabriel515J
    Gabriel515J Member Posts: 5

Tinkerer

Yokohara disse:
    Adrenalin 18.10.1.
    Tentei o Catalyst que foi sugerido no post de solução do problema mas ele não reconhece nem APU nem a GPU.

Ao meu ver a montagem desse notebook não faz muito sentido, o processador não aguenta essa placa de vídeo o que acaba, infelizmente, dando gargalo em quase qualquer jogo mas vou tentar instalar esse driver pra ver se melhora as coisas por aqui. obrigado pela informação que, indiretamente, me ajudou.
  • Yokohara

Tinkerer

Não instale se estiver no windows 10
  • Gabriel515J
    Gabriel515J Member Posts: 5

Tinkerer

Yokohara disse:
    Que sistema operacional vc me recomenda?
  • arfchaves
    arfchaves Member Posts: 4 New User
    Yokohara disse:
    No Windows 10 utilize o 19-12-3. No Windows 7 utilize o 17-7-1. (são os melhores para cada sistema)
  • Yokohara

Tinkerer

Yokohara disse:

Pode parecer que não, mas acho o windows 10 bem melhor pra ele.
    Enfim, tô usando o windows 10 agora, com o driver 17.1 e o catalyst instalados. Tô rodando GTA V com muita coisa no alto a uns 40-35 fps.
  • arfchaves
    arfchaves Member Posts: 4 New User
  • MMRambo1988
    MMRambo1988 Member Posts: 2 New User
    Depois de muitos testes com erros e acertos acredito que posso dar minha opiniao. Esse note é bom, porém não é compativel com todos os jogos. Como assim? Não sei, mas é preciso aceitar isso pra ser feliz. Testei MK11, funciona no maximo a 50fps, battlefield V no alto rodando lisinho, gta V com quase tudo no maximo também rodando liso e Rise of Tomb Raider no alto rodando muito bem. Esses são alguns exemplos que dos que testei que funcionaram muito bem. Outros como metro, pubg lite só passei raiva, sendo configurando o grafico em alto ou minimo ele mantem seu fps em 50 com quedas e lags. Agora explico o erro que muitos cometem. Quando o jogo é iniciado na primeira vez, ele detecta a placa de video do seu note e configura da melhor maneira, porem, alguns jogos detectam a r7, fazendo com que o jogo fique com baixo fps. Nessa situação o usuario acaba baixando mais ainda o grafico, não resolvendo o problema de desempenho e piorando os graficos. O que é preciso fazer é colocar no maximo para forçar o computador ligar a rx540, e como em um passe de magica o desempenho muda da agua pro vinho. Funcionou com 90% dos jogos que testei, porem existem jogos que não sao otimizados pra amd, sendo impossivel achar uma configuração adequada que fique agradavel a experiencia do jogo. Resumindo, esse notebook tem problemas de personalidade, meio bipolar, hora vai, hora te estressa.
  • MaClane
    Depois de muitos testes com erros e acertos acredito que posso dar minha opiniao. Esse note é bom, porém não é compativel com todos os jogos. Como assim? Não sei, mas é preciso aceitar isso pra ser feliz. Testei MK11, funciona no maximo a 50fps, battlefield V no alto rodando lisinho, gta V com quase tudo no maximo também rodando liso e Rise of Tomb Raider no alto rodando muito bem. Esses são alguns exemplos que dos que testei que funcionaram muito bem. Outros como metro, pubg lite só passei raiva, sendo configurando o grafico em alto ou minimo ele mantem seu fps em 50 com quedas e lags. Agora explico o erro que muitos cometem. Quando o jogo é iniciado na primeira vez, ele detecta a placa de video do seu note e configura da melhor maneira, porem, alguns jogos detectam a r7, fazendo com que o jogo fique com baixo fps. Nessa situação o usuario acaba baixando mais ainda o grafico, não resolvendo o problema de desempenho e piorando os graficos. O que é preciso fazer é colocar no maximo para forçar o computador ligar a rx540, e como em um passe de magica o desempenho muda da agua pro vinho. Funcionou com 90% dos jogos que testei, porem existem jogos que não sao otimizados pra amd, sendo impossivel achar uma configuração adequada que fique agradavel a experiencia do jogo. Resumindo, esse notebook tem problemas de personalidade, meio bipolar, hora vai, hora te estressa.

Uma das questões (a qual está certo) é de que muitas desenvolvedoras utilizam base de desenvolvimento de jogos com engine voltada as tecnologias embargadas do conjunto Intel + Nvidia.
    Dessa forma, quando um usuario com conjunto AMD + Radeon decide por jogar tais títulos, problemas de render, flickers dentre outros ocorrem.
    Então ocorre a queda de FPS pelo fato da AMD não possuir várias instruções e tecnologias do conjunto Intel + Radeon.

Sincerely, J. MaClane ™