Olá,
Recentemente percebi que o meu cooler está fazendo um barulho como se estivesse raspando em algo. É um ruído baixo mas perceptível, principalmente em baixas rotações (anexei um áudio do ruído com o microfone bem perto do cooler). Também percebi que, em rotação muito baixa (quase nenhum programa rodando e uso do processador abaixo de 10%), ele simplesmente para de girar (eu consigo ver através da grade que ele está parado). Isso é normal? E quando ele está em baixa rotação a temperatura fica oscilando entre 40 e 46°C, mas quando o cooler está parado ela fica um pouco mais alta, oscilando entre 42 e 50°C.
Há quase um ano que eu uso um suporte que deixa o computador inclinado para a tela ficar numa posição mais alta (foto abaixo); será que ficar nessa posição danificou o cooler? Fiz um teste colocando ele em uma superfície plana, e tanto o ruído quanto a parada de funcionamento continuam, mas tive a impressão de que quando está inclinado ele para mais rápido de girar .
Quando forço o processador (100% de uso) ele rapidamente chega por volta dos 75°C, com o cooler em alta rotação. Essa temperatura não seria alta demais? Será que devo trocar o cooler?
Não acho que o problema seja poeira, pois estou sempre limpando a mesa e o computador com um pano para não acumular pó. Também abri ele uns quatro meses atrás para instalar um ssd e aproveitei para tirar o pouco de poeira que havia no cooler.
Obrigado