Cooler fazendo barulho e parando de funcionar Aspire A515-51G-58VH
Jonascc
Member Posts: 5 New User
Olá,
Recentemente percebi que o meu cooler está fazendo um barulho como se estivesse raspando em algo. É um ruído baixo mas perceptível, principalmente em baixas rotações (anexei um áudio do ruído com o microfone bem perto do cooler). Também percebi que, em rotação muito baixa (quase nenhum programa rodando e uso do processador abaixo de 10%), ele simplesmente para de girar (eu consigo ver através da grade que ele está parado). Isso é normal? E quando ele está em baixa rotação a temperatura fica oscilando entre 40 e 46°C, mas quando o cooler está parado ela fica um pouco mais alta, oscilando entre 42 e 50°C.
Há quase um ano que eu uso um suporte que deixa o computador inclinado para a tela ficar numa posição mais alta (foto abaixo); será que ficar nessa posição danificou o cooler? Fiz um teste colocando ele em uma superfície plana, e tanto o ruído quanto a parada de funcionamento continuam, mas tive a impressão de que quando está inclinado ele para mais rápido de girar .
Quando forço o processador (100% de uso) ele rapidamente chega por volta dos 75°C, com o cooler em alta rotação. Essa temperatura não seria alta demais? Será que devo trocar o cooler?
Não acho que o problema seja poeira, pois estou sempre limpando a mesa e o computador com um pano para não acumular pó. Também abri ele uns quatro meses atrás para instalar um ssd e aproveitei para tirar o pouco de poeira que havia no cooler.
Não acho que o problema seja poeira, pois estou sempre limpando a mesa e o computador com um pano para não acumular pó. Também abri ele uns quatro meses atrás para instalar um ssd e aproveitei para tirar o pouco de poeira que havia no cooler.
Obrigado
0
Respostas
-
Boa noite Jonascc !
O arquivo não está disponível.
Deve upa-lo para o YouTube e compartilhar o link aqui.
Quanto a seu problema, existem algumas questões:1- devemos analisar para identificar se o som realmente e do cooler "batendo / raspando" ou apenas o som característico de alta rotação.2- em alguns aparelhos e perfis de energia é possivel sim que o cooler entre em modo passivo e somente se ative quando os gatilhos de instruções ativarem para determinadas temperaturas.
3- a posição do suporte podem sim descalibrar o eixo de oscilação do cooler fazendo com que ele penda para uma posição, causando o "raspamento"
4- seu processador possui TDP máximo seguro de 100ºC. Então as temperaturas mensuradas então completamente dentro dos parâmetros.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Boa noite, MaClane,
Obrigado por responder.
Tem um arquivo chamado "ruído.rar" no final da minha primeira postagem. Se você não conseguir baixar, tente este link, por favor: https://easyupload.io/87pgfz
Definitivamente não é barulho de alta rotação, pois tanto em baixa quanto em alta eu ouço o ruído, sendo inclusive mais nítido em baixa.
0 -
O arquivo sempre baixa constando como "danificado"
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Eu consegui ouvir maclane. O barulho realmente vem dos fans, veja:
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Por algum motivo, o arquivo somente me chega com erro, em 3 aparelhos ja testados.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Estranho! Eu consegui baixar e ouvir perfeitamente aqui.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Eu enviei o áudio extraído para o seu email maclane.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Agora sim... mas o som realmente aparenta dos coolers raspando em algo
Vocês acham melhor trocar o cooler?0
-
Seu aparelho ainda está na garantia?
Não, ele já tem quase dois anos de uso.0
-
Você já tentou abrir o notebook e checar os fans?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Ainda não. Vou fazer isso.0