Olá,
Por orientação dos moderadores
@MaClane e
@egydiocoelho, estou abrindo este novo tópico para dirimir minhas dúvidas sobre o upgrade que realizei no meu laptop.
Tenho um Acer
Aspire Nitro AN515-51-75KZ a pouco mais de um ano, agora instalei um SSD WD Blue M.2 SN500 NVMe de 500 GB. O hardware foi reconhecido e parece estar funcionando sem problemas. Mas para ter o real benefício do upgrade, ainda falta transferir o SO para o SSD, e neste ponto estou com dúvidas, por isso estou buscando ajuda.
1- No tópico
https://community.acer.com/pt/discussion/556085/duvidas-sobre-o-procedimento-de-substituicao-do-hd-convencional-para-ssd-m2-acer-nitro-5 é falado sobre memória TRIM, do que se trata, é realmente necessário a ativação dessa memória para melhor utilização do SSD?
2- Como tenho o laptop a mais de um ano, já acumulou uns "lixinhos", por isso, gostaria de passar o Windows para o SSD "zerado" pela restauração da própria Acer, é possível? Qual a melhor maneira de fazer isso? Qual o melhor passo-a-passo a adotar?
3- No processo de passar o Windows para o SSD, é necessário/melhor usar a clonagem do HD ou posso instalar o Windows diretamente no SSD?
4- Quero manter o HD atual para armazenamento de arquivos, então penso em formatar a partição do Windows após passar o SO para o SSD, mas quero manter utilizável aquela partição da restauração OEM, quais cuidados devo tomar?
Desde já, agradeço a colaboração.