Dúvidas sobre o Procedimento de Substituição do HD Convencional para SSD M2 (Acer NITRO 5)

Midgar
Midgar Member Posts: 14

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2019

Boa tarde !

Lendo em vários sites e vedo vários vídeos para saber como fazer essa troca da forma mais correta possível, acabei coletando algumas informações.
À seguir vai um passo-a-passo, do que eu acredito ser a maneira correta de fazer essa troca, porém minhas duvidas vão estar depois dos passos com um ( * ) asterisco à frente, pois tenho algumas duvidas em relação ao processo. Acredito que vai ser importante para quem tem o mesmo modelo, ou para alguém que ainda tenha duvidas sobre como fazer a migração.
Segue o cronograma:
1 - <Organizar os arquivos que vão ser clonados>
   1.1 - Retirar todos os programas inúteis do Windows. (Deixar o HD com menos tamanho possível).
               *Dúvida: Logo de cara, eu preciso apagar tudo, ou mais para frente na hora da clonagem eu consigo separar só o Windows e os Drivers para ser passado para o SSD?)
   1.2 - Restaurar o sistema de fábrica (Deixar só programas padrões do Windows, desinstalar programas e apagar arquivos)
   1.3 - Configurar Windows para melhor desempenho (Desfragmentar, corrigir erros etc.)
2 - <Desmontando a carcaça do notebook>
   2.1 - Tentar descarregar o máximo de estática possível, para não atingir os periféricos do Notebook (caso tiver uma pulseira ou luva anti-estática, utiliza-la).
   2.2 - Retirar todos os cabos (USB,HDMI, ETHERNET, AC etc), usar um pano para forrar o local onde o notebook vai ser rotacionado e suportado.
   2.3 - Soltar o parafuso do compartimento do HD e da memória RAM (guardar os parafusos no local correto).
   2.4 - Remova o HD tradicional com cuidado (isso é importante para não atrapalhar a remoção da tampa futuramente).
   2.5 - Soltar os demais parafusos e utilizar um cartão para solta das pregas de segurança.
   2.6 - Depois remova a tampa da carcaça com cuidado.
3 - <Colocando o SSD>
   3.1 - Encontre e remova o parafuso do compartimento do SSD.
   3.2 - Remova o SSD da embalagem com cuidado (pegando pelas bordas sem encostar nos contatos).
   3.3 - Insira o SSD no compartimento M.2, pressione suavemente com o dedo indicador até ele abaixar.
   3.4 - Coloque o parafuso e em seguida a tampa da carcaça (pressione levemente as bordas para trava-las, você possivelmente ouvirá alguns estalos).
4 - <Clonando o HD para o SSD>
   4.1 - Aguarde um tempo até ligar o aparelho novamente (2min) para não interferir na energia.
   4.2 - Plugue todos os cabos, e ligue o dispositivo, aguarde o carregamento.
   4.3 - Abra o programa de clonagem preferido e selecione clonar o HD para o SSD.
   4.4 - Após a clonagem feche o programa e desligue e ligue o aparelho.
   4.5 - O aparelho deve iniciar já com o SSD em operação, pois está conectado na porta SATA 0.
5 - <Configurando o SSD>
   5.1 - Após ligar o dispositivo é importante verificar se a memória TRIM está ativado, para isso execute os seguintes comando no CMD (Prompt de Comando):
fsutil behavior query disabledeletenotifyEste código serve para verificar se o TRIM está ativo. Caso esteja em ativa aparecerá (0) no resultado, caso não esteja ativado, você pode ativa-lo com o seguinte código:
fsutil behavior query disabledeletenotify 0
   5.2 - Depois de ativar a função TRIM, é importante cancelar a desfragmentação de disco no SSD (porque diminui a vida útil do mesmo), siga os seguintes passos:
Desfragmentar e Otimizar Unidades > Alterar Configurações > Escolher > Desmarque o SSD na lista e escolha "Ok".
   5.3 - Finalizando o processo é só instalar os programas que utiliza e ser feliz.



Observações.: É importante não lotar a capacidade do seu SSD e nem do HD, pois diminuirá seu desempenho.
Minhas perguntas: Preciso desistalar todos os programas ou tem como clonar o HD para o SSD apenas o Windows e os Drivers, junto com os programas essenciais ? Tem um melhor clonador gratuito ? Tem alguma interferencia na BIOS ou algo do tipo ? O que faço com o HD antigo ?
Referencias: Acesso em 30 de Novembro de 2018 <https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/activar-trim-discos-ssd-windows-10/&gt;
Acesso em 30 de Novembro de 2018 <https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/como-transferir-o-windows-do-hd-para-um-ssd-sem-formatar-o-pc/76103&gt;

Respostas

  • Você não precisa desinstalar todos os programas quando for clonar o hd para o ssd! Você poderá fazer isso quando o ssd já estiver sido clonado! No entanto eu recomendo que você desinstale apenas os antivírus como o norton por exemplo;
    Eu gosto de utilizar o recurso migrar do minitool partition wizard, caso você tenha o ssd e o hd com o mesmo tamanho. Se o seu ssd possuir um tamanho menor que o hd, utilize o macrium reflect, mas será necessário diminuir o tamanho da partição do hd para deixar igual ao do ssd;
    Você deverá colocar o ssd em primeiro no boot do bios para ser inicializado;
    Sobre o hd, como a partição de recuperação oculta da Acer também é clonada no processo, eu deixaria apenas como hd de backup!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Midgar disse:

    Boa tarde !

    Lendo em vários sites e vedo vários vídeos para saber como fazer essa troca da forma mais correta possível, acabei coletando algumas informações.
    À seguir vai um passo-a-passo, do que eu acredito ser a maneira correta de fazer essa troca, porém minhas duvidas vão estar depois dos passos com um ( * ) asterisco à frente, pois tenho algumas duvidas em relação ao processo. Acredito que vai ser importante para quem tem o mesmo modelo, ou para alguém que ainda tenha duvidas sobre como fazer a migração.
    Segue o cronograma:
    1 - <Organizar os arquivos que vão ser clonados>
       1.1 - Retirar todos os programas inúteis do Windows. (Deixar o HD com menos tamanho possível).
                   *Dúvida: Logo de cara, eu preciso apagar tudo, ou mais para frente na hora da clonagem eu consigo separar só o Windows e os Drivers para ser passado para o SSD?)
       1.2 - Restaurar o sistema de fábrica (Deixar só programas padrões do Windows, desinstalar programas e apagar arquivos)
       1.3 - Configurar Windows para melhor desempenho (Desfragmentar, corrigir erros etc.)
    2 - <Desmontando a carcaça do notebook>
       2.1 - Tentar descarregar o máximo de estática possível, para não atingir os periféricos do Notebook (caso tiver uma pulseira ou luva anti-estática, utiliza-la).
       2.2 - Retirar todos os cabos (USB,HDMI, ETHERNET, AC etc), usar um pano para forrar o local onde o notebook vai ser rotacionado e suportado.
       2.3 - Soltar o parafuso do compartimento do HD e da memória RAM (guardar os parafusos no local correto).
       2.4 - Remova o HD tradicional com cuidado (isso é importante para não atrapalhar a remoção da tampa futuramente).
       2.5 - Soltar os demais parafusos e utilizar um cartão para solta das pregas de segurança.
       2.6 - Depois remova a tampa da carcaça com cuidado.
    3 - <Colocando o SSD>
       3.1 - Encontre e remova o parafuso do compartimento do SSD.
       3.2 - Remova o SSD da embalagem com cuidado (pegando pelas bordas sem encostar nos contatos).
       3.3 - Insira o SSD no compartimento M.2, pressione suavemente com o dedo indicador até ele abaixar.
       3.4 - Coloque o parafuso e em seguida a tampa da carcaça (pressione levemente as bordas para trava-las, você possivelmente ouvirá alguns estalos).
    4 - <Clonando o HD para o SSD>
       4.1 - Aguarde um tempo até ligar o aparelho novamente (2min) para não interferir na energia.
       4.2 - Plugue todos os cabos, e ligue o dispositivo, aguarde o carregamento.
       4.3 - Abra o programa de clonagem preferido e selecione clonar o HD para o SSD.
       4.4 - Após a clonagem feche o programa e desligue e ligue o aparelho.
       4.5 - O aparelho deve iniciar já com o SSD em operação, pois está conectado na porta SATA 0.
    5 - <Configurando o SSD>
       5.1 - Após ligar o dispositivo é importante verificar se a memória TRIM está ativado, para isso execute os seguintes comando no CMD (Prompt de Comando):
    fsutil behavior query disabledeletenotify
    Este código serve para verificar se o TRIM está ativo. Caso esteja em ativa aparecerá (0) no resultado, caso não esteja ativado, você pode ativa-lo com o seguinte código:
    fsutil behavior query disabledeletenotify 0
       5.2 - Depois de ativar a função TRIM, é importante cancelar a desfragmentação de disco no SSD (porque diminui a vida útil do mesmo), siga os seguintes passos:
    Desfragmentar e Otimizar Unidades > Alterar Configurações > Escolher > Desmarque o SSD na lista e escolha "Ok".
       5.3 - Finalizando o processo é só instalar os programas que utiliza e ser feliz.



    Observações.: É importante não lotar a capacidade do seu SSD e nem do HD, pois diminuirá seu desempenho.
    Minhas perguntas: Preciso desistalar todos os programas ou tem como clonar o HD para o SSD apenas o Windows e os Drivers, junto com os programas essenciais ? Tem um melhor clonador gratuito ? Tem alguma interferencia na BIOS ou algo do tipo ? O que faço com o HD antigo ?
    Referencias: Acesso em 30 de Novembro de 2018 <https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/activar-trim-discos-ssd-windows-10/&gt;
    Acesso em 30 de Novembro de 2018 <https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/como-transferir-o-windows-do-hd-para-um-ssd-sem-formatar-o-pc/76103&gt;
    Bom dia Midgar !

    Deixarei aqui minha contribuição:

    1.1 - Retirar todos os programas inúteis do Windows. (Deixar o HD com menos tamanho possível).
                   *Dúvida: Logo de cara, eu preciso apagar tudo, ou mais para frente na hora da clonagem eu consigo separar só o Windows e os Drivers para ser passado para o SSD?)

    R: a melhor opção seria realizar a clonagem logo após ativar o Windows somente.
    Antes de qualquer atualização ou configuração.
    Dessa forma, o sistema estaria no seu estado mais "puro" e consequentemente evitaria problemas de quantidade de dados e backup.
    Um procedimento que deve ser realizado antes da clonagem é a desfragmentação do disco.
    Isso porque o Windows grava o disco de forma aleatória.
    A desfragmentação ajudará alocar os arquivos de forma mais contigua possível.
    Porém, já estando o sistema em operação a algum tempo (com arquivos, configurações, etc), o ideal seria sim remover tudo que é desnecessário e deixar apenas o Windows mais "puro" possível.

    1.2 - Restaurar o sistema de fábrica (Deixar só programas padrões do Windows, desinstalar programas e apagar arquivos)
    Questão / Comentário: não entendi essa lógica uma vez que realizar esse procedimento é praticamente como "catar sujeiras do chão para depois passar o aspirador." Isso porque restaurar de fábrica irá apagar todos os dados. Então gastar tempo apagando programas e outras coisas não faz sentido.

    1.3 - Configurar Windows para melhor desempenho (Desfragmentar, corrigir erros etc.)
    Questão / Comentário: outro passo desnecessário antes da clonagem. Muitas configurações que tem como base acesso de escrita e leitura serão perdidas após a clonagem já que o novo o sistema físico do SSD utiliza tecnologias diferentes.

    2 - <Desmontando a carcaça do notebook>
    3 - <Colocando o SSD>
    Questão / Comentário: não entrarei nesse mérito até mesmo porque tenho vários cursos de montagem e manutenção.
    Como conselho fica o seguinte: para usuários e pessoas não capacitadas, que não possuam conhecimento técnico nem ferramentas adequadas e algum receio de realizar o processo, a melhor opção é procurar um profissional da área ou alguém de confiança que tenha preparo.

    Observações.: É importante não lotar a capacidade do seu SSD e nem do HD, pois diminuirá seu desempenho.
    Questão / Comentário: Depende. HD cheio não significa propriamente que haverá perda de desempenho.
    Cada caso tem de ser observado separadamente.
    Como exemplo, um HD de 500Gb pode estar com capacidade em 90% de uso e mesmo assim não sofrer perda de desempenho alguma por esse fator.
    O que deixa um HD "mais lento", são outros fatores que não a quantidade de arquivos.
    Um exemplo: num HD de 250Gb, se houver espaço ocupado de 200Gb, porem a quantidade de arquivos for muito volumosa em um único diretório, processos que precisarem realizar operações nesse diretório sentirão impactos na velocidade.
    Lógico... lembrando que se voce extrapolar um certo limite ocorrerá sim lags e travamentos.
    Principalmente pelos fatores de uso de memória virtual, criação de arquivos temporários, movimentação de arquivos e escrita e leitura em disco.

    Minhas perguntas:
    Preciso desistalar todos os programas ou tem como clonar o HD para o SSD apenas o Windows e os Drivers, junto com os programas essenciais ?
    R: Se no seu tutorial você irá "restaurar de fábrica", então não vejo o porque dessa questão já que todos serão removidos com esse processo.

    Tem um melhor clonador gratuito ?
    R: Eu gosto bastante do CloneZilla. Porém não é uma ferramenta de fácil utilização para quem não possui um bom conhecimento.
    Mas é bastante completo e realiza tarefas que muitos outros não conseguem.

    Tem alguma interferencia na BIOS ou algo do tipo ?
    R: Não entendi realmente a utilização da palavra "interferência".
    Se referiu a configuração, o SSD deve ser setado como primário na Bios.
    Se referiu a alguma incompatibilidade, apenas se o modelo não for o suportado pela sua placa-mãe.

    O que faço com o HD antigo ?
    R: você deve guarda-lo inicialmente por, pelo menos, o tempo de garantia de sua máquina.
    Isso porque caso seja necessário acionar a garantia, o HD original dever retornar e o SSD deve ser removido antes de enviar.
    Além disso, a partição de recuperação criada pela Acer não pode ser apagada, pois irá gerar perda da garantia de software.
    Após passada a garantia, pode utiliza-lo da melhor maneira que lhe convier.



    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Midgar
    Midgar Member Posts: 14

    Tinkerer

    Obrigado pelas dicas, consegui fazer o processo de troca e agora sim estou gostando do aparelho ! Parece outra maquina.
  • Eng_GUS
    Eng_GUS Member Posts: 9

    Tinkerer

    Boa noite,
    Tenho um Nitro 5 a pouco mais de um ano, agora instalei um SSD WD de 500 GB NVMe. O hardware foi reconhecido e parece estar funcionando sem problemas. Ainda falta transferir o Windows para o SSD, e neste ponto estou com dúvidas, por isso estou buscando ajuda da comunidade.
    1- Esse item 5 colocado pelo Midgar, da memória TRIM, do que se trata é realmente necessário?
    2- Como tenho o note a mais de um ano, já acumulou uns "lixinhos", por isso, gostaria de passar o Windows para o SSD "zerado" pela restauração da própria Acer, é possível? Qual a melhor maneira de fazer isso? Qual o melhor passo-a-passo a adotar?

    Desde já, agradeço a colaboração.

  • @Eng_GUS Este tópico tem quase um ano. O ideal é que você crie um novo tópico, informando o modelo exato do ssd e do notebook. Exemplo sx6000lnp e an515-51-75kz. Me adicione colocando um @ que eu responderei por lá.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia Eng_GUS !

    Para manter o fórum organizado e sua duvida ter maior visibilidade, por favor, evite de postar em tópicos já solucionados ou inativos.
    Sempre abra um novo post, assim como já foi orientado pelos moderadores.
    Para criar, clique nesse link.
    Coloque um @ na frente do meu nome que lhe oriento por lá para qualquer duvida.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!