A515-51G: Não consigo selecionar SSD M.2 como prioridade de boot
Prezados,
Realizei a instalação de um SSD M2 NVMe no notebook A515-51G-C97B e estou tendo problemas para selecionar a prioridade do boot na bios UEFI.
Eu fiz a instalação do Windows 10 após ter convertido o SSD para o modo GPT. O M2 aparece nas informações da primeira tela da bios, entretanto na escolha da ordem do boot só aparece do HDD. Notei que quando entra na inicialização aparece aquela tela onde devo escolher qual sistema operacional usar e com isso aparecem os dois Windows 10 (o do SSD e o do HD), como se os dois estivessem instalado no mesmo disco. A partit daí, eu consigo escolher o sistema operacional do SSD e ele inicializa normalmente.
Gostaria de saber se há como fazer este M2 aparecer como opção de escolha da prioridade de boot para ele inicializar direto sem ter que escolher qual sistema operacional? Alguém já teve problema semelhante?
[Título editado para adicionar o nome do produto]
Realizei a instalação de um SSD M2 NVMe no notebook A515-51G-C97B e estou tendo problemas para selecionar a prioridade do boot na bios UEFI.
Eu fiz a instalação do Windows 10 após ter convertido o SSD para o modo GPT. O M2 aparece nas informações da primeira tela da bios, entretanto na escolha da ordem do boot só aparece do HDD. Notei que quando entra na inicialização aparece aquela tela onde devo escolher qual sistema operacional usar e com isso aparecem os dois Windows 10 (o do SSD e o do HD), como se os dois estivessem instalado no mesmo disco. A partit daí, eu consigo escolher o sistema operacional do SSD e ele inicializa normalmente.
Gostaria de saber se há como fazer este M2 aparecer como opção de escolha da prioridade de boot para ele inicializar direto sem ter que escolher qual sistema operacional? Alguém já teve problema semelhante?
[Título editado para adicionar o nome do produto]
0
Comentários
-
Desative a inicialização rápida nas opções de energia tanto no windows do ssd quanto no do hd:
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Não surtiu o efeito desejado. Na verdade ficou até pior, pois antes após a contagem regressiva o notebook escolhia automaticamente o windows do SSD, mas após realizar a mudança sugerida nos dois discos eu precisei clicar em qual seria inicializado, uma vez que a contagem regressiva não apareceu.
Obs: Tentei acessar a bios e permanece sem aparecer o SSD na parte de escolha da ordem de boot. Eu estive até pensando em atualizar a Bios pra ver se dava certo, mas tenho receio devido aos riscos.0 -
Você se apareceu o ssd no boot com a inicialização rápida desativada? Você pode tentar mudar a opção de inicialização, deixando a inicialização do ssd como padrão aqui:
Você deverá ver dois sistemas operacionais! Selecione a do ssd e clique em padrão!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Já estava marcado como sistema padrão no SSD.
No boot não aparece o SSD na tela de ordem de prioridade. Eu acho que para funcionar da maneira correta o SSD tinha que aparecer como opção de boot.
Logo após ligar cai nesta tela e como eu voltei para a inicialização rápida, após a contagem regressiva ele entra no SSD.
0 -
Ao entrar no windows pelo hd, o sistema operacional do ssd, também está marcado como padrão?
Quando você instala um sistema operacional no ssd ou hd, são criados esses arquivos, veja:
Esses arquivos estão existentes na partição do hd ou do ssd? Ou em ambos? Você pode bater uma foto do gerenciador de disco?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Acho que essa sugestão que você deu pode indicar a solução, pois o SSD está somente com um destes arquivos.
No entanto, por curiosidade eu coloquei o pendrive que usei como boot e ele também está com um arquivo. Estou mencionando isto, pois o pendrive consegue ser reconhecido como opção de ordem de boot pela bios.
Quando fui instalar o windows eu usei o diskpart para dar um clean no SSD e depois apenas converti para GPT. Eu deveria ter feito algo mais para funcionar corretamente?
0 -
Na verdade apenas o hd (disco 0) estão como os arquivos de inicialização da partição!
É possível que na hora que você selecionou a partição do ssd (disco 1) na instalação do windows, estes arquivos não tenham sido criados, pois já havia esses arquivos no hd (disco 0)! Eu recomendo que você reinstale o windows no ssd, mas com o hd desconectado do notebook! Na instalação do windows já com o hd desconectado, exclua todas as partições do ssd!
Você já tentou fazer uma clonagem com o programa macrium reflect?
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!2 -
Eu não tentei fazer a clonagem pois queria começar uma instalação do zero.
Assim que eu puder formatar irei fazer o procedimento indicado para ver se resolve.
Muito obrigado egydiocoelho!
0 -
Talvez, na minha opinião, a melhor opção é a clonagem! Dessa forma, você além de ter a partição de recuperação da Acer também no ssd, você poderá posteriormente formatar o hd e deixá-lo apenas como backup!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Vou tentar clonar mesmo, porque já tentei de outras formas e não deu certo.
Independente de ter ou não o Windows instalado no M2, o correto não seria o dispositivo aparecer como uma das opções de boot para selecionar? Estou achando estranho é o fato do M2 estar formatado em GPT e não estar sendo exibido como opção na tela da prioridade do boot.0 -
O seu ssd não está com problemas! Se fosse um problema físico, ele não estaria sendo identificado no bios!Eu também comprei um ssd recentemente e aconteceu a mesma coisa, ou seja, o computador inicializava pelo hd, mas perguntava por qual sistema operacional eu queria iniciar! O que eu percebi, é que na instalação do windows no ssd, esses arquivos não foram criados, pois já existiam no hd:Você pode verificador isso no seu gerenciador de discos e bater uma foto?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Desculpe-me pois você já tinha mostrado isso! Existe uma outra possibilidade que é desconectar o hd e instalar novamente o windows somente com o ssd conectado!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!2 -
Eu tive um problema semelhante ao relatado pelo Jader. Coloquei o SSD na máquina e instalei o Windows nele. Depois de um tempo, resolvi formatar o SSD pelo Linux e apaguei a partição EFI do SSD. Depois disso o computador não dava mais boot. O motivo é que o Windows 10 instalou o Windows Boot Manager na partição EFI do HD. Logo, o WBM não encontrava mais o Win10 que foi removido. A solução apontada pelo egydiocoelho foi a única que resolveu: desconectar o HD, deixar só o SSD na máquina e instalar novamente o Win10. Com isso, a BIOS vai reconhecer o SSD como unidade bootável. Porém, surgiu um inconveniente conforme imagem anexo: o WBM ficou no HD e no SSD. Tentei várias formas de remover o WBM do HD, mas nada feito. Depois que eu terminar minhas personalizações no Win10, vou formatar o HD para excluir o setor de boot EFI, Linux e tudo mais. O HD vai ficar apenas para repositório de dados.
Na BIOS ficou assim: WDC é o HD e Kingston é o SSD.
Se apertar F12 para escolher a opção de boot, aparece assim. Os itens 2 e 3 devem sumir após formatar o HD.
Portanto, por precaução é melhor remover o HD antes de instalar o Windows no SSD.0 -
Você pode remover o boot assim:
egydiocoelho Trailblazer
Olá!
Estou com um problema parecido. Fiz a instalação de um SSD e clonei o HD do notebook, porém o boot priority reconhece o SSD mas não como Windows boot Manager, e mesmo colocando o SSD como 1 nã prioridade, ele não inicia pelo SSD. Tentando selecionar pelo boot manager F12, o boot do SSD aparece e consigo iniciar o sistema clonado.
Tentando pelo msconfig só aparece 1 boot, tanto iniciando com o SSD ou com o HD. Tentei pelo powershell, o comando delete não funcionou. Como posso resolver?
0 -
Olá!
Estou com um problema parecido. Fiz a instalação de um SSD e clonei o HD do notebook, porém o boot priority reconhece o SSD mas não como Windows boot Manager, e mesmo colocando o SSD como 1 nã prioridade, ele não inicia pelo SSD. Tentando selecionar pelo boot manager F12, o boot do SSD aparece e consigo iniciar o sistema clonado.
Tentando pelo msconfig só aparece 1 boot, tanto iniciando com o SSD ou com o HD. Tentei pelo powershell, o comando delete não funcionou. Como posso resolver?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0