Jogos consumindo muito da CPU
rschmitt
Member Posts: 6 New User
Olá, eu estive por muito tempo fazendo pesquisas de como melhorar o desempenho da CPU porque estive enfrentando um problema que me incomoda bastante, a CPU estava quase em 100%...
Com os videos e tutoriais que vi consegui reduzir o consumo para 70/60% mas ainda parece muito, o jogo roda bem (tibia) contudo o consumo ainda é muito elevado, visto que meus amigos com computadores inferiores ao meu rodam o jogo com 15% de consumo total da CPU.
Meu notebook é um gamer acer aspire nitro 5 an515-51 - i5 8gb / 1tb.
Fiz um teste removendo do carregador de bateria e o consumo da CPU foi para 10/15% contudo o jogo fica com 30fps e trava...
Alguém poderia me ajudar com isso?
Com os videos e tutoriais que vi consegui reduzir o consumo para 70/60% mas ainda parece muito, o jogo roda bem (tibia) contudo o consumo ainda é muito elevado, visto que meus amigos com computadores inferiores ao meu rodam o jogo com 15% de consumo total da CPU.
Meu notebook é um gamer acer aspire nitro 5 an515-51 - i5 8gb / 1tb.
Fiz um teste removendo do carregador de bateria e o consumo da CPU foi para 10/15% contudo o jogo fica com 30fps e trava...
Alguém poderia me ajudar com isso?
0
Respostas
-
Já fiz isso que mostrava em outro tópico e não resolveu:0
-
Você já tentou atualizar o windows, os drivers e o bios?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Já fiz todas as atualizações essa semana e tenho o driver booster que me ajuda a verificar drivers desatualizados também, o mesmo diz que está tudo em ordem.0
-
Bom, isso é bem natural, na verdade. Quando você roda um jogo em um computador mais fraco, sem placa dedicada, a taxa de frames será menor, a resolução também, logo a carga de CPU vai ser bem inferior. Ao colocar o mesmo game em um PC com placa gráfica dedicada, como é o seu caso (e o meu, tenho o mesmo aparelho) a GTX vai empurrar muito a taxa de FPS, o que vai fazer com que o processador precise trabalhar muito mais pra entregar o resultado. Novamente, esse consumo de processador não é necessariamente um problema, é até um consumo normal para um jogo.
No entanto, caso você esteja percebendo um consumo demasiado da placa gráfica e do processador, mas com uma qualidade e/ou taxa de FPS baixa, aí sim, pode ser um problema de aquecimento. O processador vai reduzir drasticamente o seu clock para que ele não esquente a ponto de ser danificado. Sugiro que use algum desses softwares de monitoramento do processador e placa de vídeo. Eu, particularmente, uso o intel XTU para ver temperaturas e clock máximo do processador.0 -
Eu fico preocupado pois a ventoinha sempre está ligada quando inicio os jogos. Um amigo tem um computador com uma GTX um pouco mais fraca que a minha e não sofre os mesmos problemas. Abaixo uma foto do meu gerenciador de tarefas.0
-
rschmitt disse:Eu fico preocupado pois a ventoinha sempre está ligada quando inicio os jogos. Um amigo tem um computador com uma GTX um pouco mais fraca que a minha e não sofre os mesmos problemas. Abaixo uma foto do meu gerenciador de tarefas.
Além disso, como disse a cima, o fato de ele ter uma GPU inferior a sua já é motivo para o processador trabalhar um pouco mais folgado. E tem mais uma coisa: o computador do seu amigo é desktop ou notebook? Se for desktop vai fazer toda a diferença, a ventilação é melhor, o que vai fazer os componentes rodarem mais livres também. Diferentes modelos de notebook também podem ter diferentes fluxos de ar e, consequentemente, diferentes resultados no desempenho máximo.0 -
Obrigado pela informação, assim que eu tiver contato com meu amigo vou verificar essas informações, não sei se ele usa notebook ou desktop. Em relação ao aquecimento eu deveria me preocupar? Haveria alguma alternativa em relação a isso?0
-
rschmitt disse:Obrigado pela informação, assim que eu tiver contato com meu amigo vou verificar essas informações, não sei se ele usa notebook ou desktop. Em relação ao aquecimento eu deveria me preocupar? Haveria alguma alternativa em relação a isso?
Ainda sobre resfriamento, sugiro que dê uma olhada nesse vídeo do Adrenaline:
https://www.youtube.com/watch?v=vMDdiMWZu3Y
0 -
rschmitt disse:Obrigado pela informação, assim que eu tiver contato com meu amigo vou verificar essas informações, não sei se ele usa notebook ou desktop. Em relação ao aquecimento eu deveria me preocupar? Haveria alguma alternativa em relação a isso?0
-
Bom dia rschmitt !
Realmente não entendi a tal questão.
O padrão de qualquer sistema é de que o processo com prioridade atinja os limites de uso do CPU.Não há absolutamente nada de errado nisso.
Em relação ao uso, somente conectado na tomada de energia e utilizando plano de alto desempenho o processador e GPU atingiram desempenho máximo.
A questão do uso dos coolers sem alta rotação é perfeitamente normal quando a utilização em desempenho maior.
Pelo seu print e descrição não há absolutamente nada de errado no seu equipamento, apenas fatores normais de uso.
Utilize o HWMonitor quando estiver jogando e post aqui um print das temperaturas.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Apenas como complemento ao tópico, baixe este predator sense para verificar as temperaturas e as velocidades dos coolers:
https://global-download.acer.com/GDFiles/Application/Predator Sense/Predator Sense_Acer_3.00.3130_W10x64_A.zip?acerid=637021347930584744&Step1=NOTEBOOK&Step2=PREDATOR&Step3=PREDATOR PH717-71&OS=ALL&LC=pt&BC=ACER&SC=PA_3
Depois vá na pasta plugs e altere o nome Predator PH315-52 para Nitro AN515-51Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Egydio baixei o programa, mas quando vou executar diz que meu computador não é suportado. Obrigado Isaac sobre as informações sobre resfriamento, vou providenciar um desses suportes, me preocupo bastante com a longevidade do notebook. kkkk0
-
A questão de preocupação com "longevidade" deve ser atentada a problemas no aparelho e não em fatores normais de funcionamento.
Toda sua descrição não demonstrou nenhum erro ou problema.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
O problema é que você não deve ter alterado o nome da pasta Predator PH315-52 que está na pasta plugs, para Nitro AN515-51. Eu tenho essa versão do predator sense intalado no meu AN515-51-75KZ e funciona corretamente.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0