A fan da minha RX540 não funciona.
Tomus
Member Posts: 5
Tinkerer
Monitorando com Afterburn.
Em alguns jogos mais pesados a temperatura chega a + de 80C e a fan permanece a 0% de velocidade. Os FPS caem pra 2-3, depois de uns segundos a temperatura cai também e os FPS normalizam, mas tempo depois acontece novamente.
Acontece desde que comprei o note, há cerca de 1 ano.
Alguém me ajudaria a entender?
MaClane
Aspire A515-41G
Processador AMD A12-9720P 2.7GHz
Memória RAM 8GB
Radeon RX540 2GB
Windows 10 Home
Em alguns jogos mais pesados a temperatura chega a + de 80C e a fan permanece a 0% de velocidade. Os FPS caem pra 2-3, depois de uns segundos a temperatura cai também e os FPS normalizam, mas tempo depois acontece novamente.
Acontece desde que comprei o note, há cerca de 1 ano.
Alguém me ajudaria a entender?
MaClane
Aspire A515-41G
Processador AMD A12-9720P 2.7GHz
Memória RAM 8GB
Radeon RX540 2GB
Windows 10 Home
0
Respostas
-
Você já tentou reinstalar o nitro sense? Além disso, você já configurou a bateria para alto desempenho nas opções de energia e a deixou carregar 100%?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Bom dia Tomus !
A primeira situação que deve entender é de que esse aparelho não pertence ao segmento gamer e a Acer não o comercializa dessa forma.
Tanto GPU como principalmente a APU (conjunto do processador + a GPU integrada) não oferecem suporte adequado a jogos.
Comece por verificar o básico:
1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados (no seu caso, principalmente o Adrenalin)
2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
5- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (AMD ou Nvida, caso possua uma) para ser a principal
6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
MaClane disse:Bom dia Tomus !
A primeira situação que deve entender é de que esse aparelho não pertence ao segmento gamer e a Acer não o comercializa dessa forma.
Tanto GPU como principalmente a APU (conjunto do processador + a GPU integrada) não oferecem suporte adequado a jogos.
Comece por verificar o básico:
1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados (no seu caso, principalmente o Adrenalin)
2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
5- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (AMD ou Nvida, caso possua uma) para ser a principal
6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
Eu já havia feito essas verificações para resolver um outro problema. Tudo de acordo.
É possível que a ventoinha da GPU esteja sim funcionando e o Afterburner não identifique?
Notei que há uma ventoinha trabalhando numa saída de ar traseira do note, próximo ao plug da fonte (imagem).
É da GPU?
0 -
Eu estava verificando o manual de serviço desse modelo e ele mostra somente um cooler, veja:
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Boa tarde Tomus !
Sim, essa é a saída de ar principal do seu aparelho.
Existe somente um fan responsável por resfriar tanto dissipador do processador quanto GPU que são integrados.
O que pode ter ocorrido é de que o sensores do Afterbuner não foram capazes de identificar essa questão física.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
egydiocoelho disse:Eu estava verificando o manual de serviço desse modelo e ele mostra somente um cooler, veja:0
-
MaClane disse:Boa tarde Tomus !
Sim, essa é a saída de ar principal do seu aparelho.
Existe somente um fan responsável por resfriar tanto dissipador do processador quanto GPU que são integrados.
O que pode ter ocorrido é de que o sensores do Afterbuner não foram capazes de identificar essa questão física.
É isso então, esquenta muito pra esse unico fan dar conta.
Na maioria dos jogos que o aquecimento e engasgo acontecem, elevar o note resolve. A temperatura fica em média em 75 e não há engasgos.
Vou arrumar uma base de resfriamento pra ajudar.
Alguma recomendação de especificação para base para esse modelo de note?
0 -
Na verdade a questão não é a GPU e sim a APU.
Esse processador possui TDP muito baixo de apenas 15W.
Então quando altas requisições são realizadas, ocorre o throttlestop e consequentemente a queda de desempenho.
Recomendo que utilize sim uma base para evitar qualquer tipo de aquecimento, pois isso causa diminuição dos clocks e consequentemente queda no desempenho.
Opte por uma base que possua cooler ativo, preferencialmente tenha suporte de alumínio (evite plástico) e utilize fonte própria de energia.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0