Dúvidas do Notebook Acer Aspire 5 a515 41G

GabrielMascarenhas
GabrielMascarenhas Member Posts: 11

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Bom dia!, Queria colocar um SSD M.2 no Acer aspire 5 A515 41G, não queria clonar o sistema, e sim já instalar o windows 10 home atualizado (e sem programas desnecessários kk).... E tenho algumas duvidas quanto a isso, por exemplo é só instalar o Windows que ele já reconhece a Key pelo BIOS? (Não sei como funciona nunca usei uma formatação com esse tipo de Key) 

E quanto a garantia, vi em outro post que não perco a garantia do hardware e sim do software, até aí entendi perfeitamente! Mas não entendi quando a questão que não posso formatar completamente o HD original, pois tem o windows original, oque devo fazer quanto a isso?

Outra dúvida é quanto ao SSD, vi que não suporta SSD nvme, queria comprar o modelo da western digital m.2 2280 (que é o tamanho exato do 41g) mas queria o de 480gb, e estou com medo de comprar e ele não ser compatível..... Tem algo a ver, a capacidade? Obrigado! :+1:

Melhores respostas

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,322 Trailblazer
    Responder ✓
    Sim, sobre o ssd, ele não suporta nvme. Veja aqui uma lista de pessoas que tentaram instalar e não conseguiram: https://community.acer.com/pt/discussion/comment/643056
    Além disso, o manual de serviço informa que a acer testou com 256gb sata 3, mas não significa que um de 512gb não irá funcionar.
    Sobre o serial, fica gravado no bios e a ativação é feita de forma automática no windows. O ideal é que você clone o hdd para o ssd, pois dessa forma, a partição de recuperação da Acer que fica na unidade Acer c:\ também será clonada. Se essa partição for formatada, você perderá apenas a garantia do software.
    Sobre a placa de vídeo, não é possível desativá-la, pois isso irá gerar erros no sistema.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Bom dia GabrielMascarenhas !

Obrigado por me marcar na pergunta.

Começando pelo SSD, esse modelo tem suporte com slot M.2 2280 Sata 3 sem suporte a tecnologia NVMe.
    Já existem usuarios que instalaram com capacidades de até 512Gb sem problemas.

Quanto a instalação, a opção mais certa seria sim a clonagem.
    Isso porque o sistema OEM de fábrica que é vinculado a seu aparelho possui características próprias.
    Se apagar a partição de recuperação do HDD (que é o local em que ficam armazenados os arquivos de instalação) e necessitar em algum momento, terá de enviar o aparelho a Acer e pagar um valor para reinstalação.
    A chave de licença fica gravada na Bios.
    Então se instalar uma cópia oficial do Windows ela irá ser ativada, mas o sistema em si não será o OEM e sim a chave utilizada.
    Isso fica a critério de cada usuario.

A Acer somente fornece softwares proprietários funcionais (como Quick Access, etc).
    Qualquer outra aplicação pode simplesmente ser removida.

Sobre a APU, o controle é realizado pelo sistema e não manualmente.
    A APU sempre será a GPU principal do sistema a qual faz a ponte de integração entre a GPU dedicada e as saídas de vídeo.
    Se utilizar algum método para forçar o desligamento o sistema irá apresentar erros de interpretação gráfica além de sobreaquecimento, desgaste acelerado da bateria, dentre outros.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• GabrielMascarenhas

Tinkerer

Esqueci de outra dúvida :expressionless: , tem alguma forma de desabilitar a APU do sistema? Pois uso algumas aplicações que exigem muito o processador, e a APU fica em 10/20% pode parecer pouco, mas isso é consumido no TDP do processador que é muito baixo, e quando estou trabalhando ele fica quase travado em 100% de uso, desabilitando ela iria dar um ganho considerável

Creio que umas das pessoas com maior conhecimento no aspire é o 
    @MaClane
    Acho que você mesmo que vai esclarecer minhas dúvidas kkk, então agradeço desde já, sendo você ou outra pessoa!
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,322 Trailblazer
    Responder ✓
    Sim, sobre o ssd, ele não suporta nvme. Veja aqui uma lista de pessoas que tentaram instalar e não conseguiram: https://community.acer.com/pt/discussion/comment/643056
    Além disso, o manual de serviço informa que a acer testou com 256gb sata 3, mas não significa que um de 512gb não irá funcionar.
    Sobre o serial, fica gravado no bios e a ativação é feita de forma automática no windows. O ideal é que você clone o hdd para o ssd, pois dessa forma, a partição de recuperação da Acer que fica na unidade Acer c:\ também será clonada. Se essa partição for formatada, você perderá apenas a garantia do software.
    Sobre a placa de vídeo, não é possível desativá-la, pois isso irá gerar erros no sistema.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    Responder ✓
    Bom dia GabrielMascarenhas !

Obrigado por me marcar na pergunta.

Começando pelo SSD, esse modelo tem suporte com slot M.2 2280 Sata 3 sem suporte a tecnologia NVMe.
    Já existem usuarios que instalaram com capacidades de até 512Gb sem problemas.

Quanto a instalação, a opção mais certa seria sim a clonagem.
    Isso porque o sistema OEM de fábrica que é vinculado a seu aparelho possui características próprias.
    Se apagar a partição de recuperação do HDD (que é o local em que ficam armazenados os arquivos de instalação) e necessitar em algum momento, terá de enviar o aparelho a Acer e pagar um valor para reinstalação.
    A chave de licença fica gravada na Bios.
    Então se instalar uma cópia oficial do Windows ela irá ser ativada, mas o sistema em si não será o OEM e sim a chave utilizada.
    Isso fica a critério de cada usuario.

A Acer somente fornece softwares proprietários funcionais (como Quick Access, etc).
    Qualquer outra aplicação pode simplesmente ser removida.

Sobre a APU, o controle é realizado pelo sistema e não manualmente.
    A APU sempre será a GPU principal do sistema a qual faz a ponte de integração entre a GPU dedicada e as saídas de vídeo.
    Se utilizar algum método para forçar o desligamento o sistema irá apresentar erros de interpretação gráfica além de sobreaquecimento, desgaste acelerado da bateria, dentre outros.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• GabrielMascarenhas

Tinkerer

Consegui compreender tudo! Agradeço vocês @egydiocoelho @MaClane
    Só uma pequena dúvida, é possível eu passar tudo do HD original para um outro HD externo por exemplo, e formatar o HD original, e em algum caso de problema, eu volto com o sistema original no HD original, tendo assim o sistema em uma unidade separada
  • MaClane
    Boa tarde GabrielMascarenhas !

Possibilidade técnica existe.
    Somente irá necessitar de aparelhagem.
    Para isso teria de conectar o HDD em um desktop e clonar todo conteúdo (todas as partições) para o HDD de destino.
    Nesse caso, se precisar retornar, terá de realizar o procedimento inverso de clonagem.

Sincerely, J. MaClane ™

• GabrielMascarenhas

Tinkerer

Entendido! Creio que vou fazer isso, obrigado por me ajudar! Boa tarde!
  • Aceite as respostas que lhe ajudaram, quando tiver solucionado o problema.

egydiocoelho Trailblazer

• MaClane
    Boa noite GabrielMascarenhas !

Que bom que resolveu suas duvidas.
    Precisando de algo, basta postar!

Sincerely, J. MaClane ™