a515-41g-1480 frequência de memória RAM
ShironCat
Member Posts: 4 New User
Seguindo as orientações do @MaClane estou abrindo essa thread pra tentar resolver meu problema com a frequência da memória RAM do modelo a515-41g-1480.
Após checar a medição da frequência da memória RAM do computador de um colega eu constei que o Windows Task Manager considera MHz equivalente a MT/s. Por uma questão de desambiguação eu chequei a velocidade da memória usando dmidecode no linux pra fazer uma leitura em MT/s. Lembrando que MT/s equivale à frequência multiplicada por 2, ou, à "frequência efetiva" que o Windows Task Manager exibe no windows.
Levando isso em consideração, como pode ser observado no resultado do dmidecode abaixo, esse pente tem capacidade de operar em até 2400 MT/s mas opera a míseros 933 MT/s. De acordo com o modelo da CPU, essa memória deveria operar em até 1866 MT/s, o dobro da sua capacidade atual. Gostaria de saber a que se deve esse corte de desempenho. Desde já, agradeço a atenção.
Após checar a medição da frequência da memória RAM do computador de um colega eu constei que o Windows Task Manager considera MHz equivalente a MT/s. Por uma questão de desambiguação eu chequei a velocidade da memória usando dmidecode no linux pra fazer uma leitura em MT/s. Lembrando que MT/s equivale à frequência multiplicada por 2, ou, à "frequência efetiva" que o Windows Task Manager exibe no windows.
Levando isso em consideração, como pode ser observado no resultado do dmidecode abaixo, esse pente tem capacidade de operar em até 2400 MT/s mas opera a míseros 933 MT/s. De acordo com o modelo da CPU, essa memória deveria operar em até 1866 MT/s, o dobro da sua capacidade atual. Gostaria de saber a que se deve esse corte de desempenho. Desde já, agradeço a atenção.
# dmidecode 3.2
Getting SMBIOS data from sysfs.
SMBIOS 3.0.0 present.
Handle 0x000D, DMI type 17, 40 bytes
Memory Device
Array Handle: 0x000C
Error Information Handle: 0x000F
Total Width: 64 bits
Data Width: 64 bits
Size: 8192 MB
Form Factor: SODIMM
Set: None
Locator: DIMM 0
Bank Locator: CHANNEL B
Type: DDR4
Type Detail: Synchronous Unbuffered (Unregistered)
Speed: 2400 MT/s
Manufacturer: A-DATA Technology
Serial Number: B9020000
Asset Tag: Not Specified
Part Number: AE4S240038G17-BHYA
Rank: 1
Configured Memory Speed: 933 MT/s
Minimum Voltage: 1.2 V
Maximum Voltage: 1.2 V
Configured Voltage: 1.2 V
0
Respostas
-
É possível que a memória ram esteja trabalhando em single channel e por o gerenciador de tarefas do windows identifique apenas com 933mhz. Mas como você mesmo já disse, os 933 é multiplicado por 2.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Eu considerei essa possibilidade, mas a ferramenta dmidecode efetua a medição por slot. No caso do pc do meu colega que eu usei de referência na minha pergunta, a frequência exibida no windows aparecia corretamente para cada slot individualmente. Alem disso, o fato de estar operando em single channel não deveria impactar a velocidade do barramento.0
-
Qual é a versão do uefi? Você pode enviar uma foto do gerenciador de tarefas? Como o cpuz identifica a memória ram?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
UEFI versão: 1.09
0 -
Bom dia ShironCat !
Quanto a informação da RAM estar sendo informada em alguns sistemas ou aplicações com base de clock de 933Mhz não há absolutamente nada de errado.
Esse aparelho utiliza processador AMD A12 9720p que tem suporte base de RAM em no máximo 1866Mhz.
Então qualquer RAM que utilize será limitada pelas instruções do processador.
Lembrando de que a RAM é DDR, ou seja, utiliza 2 pulsos por clock.
Sendo assim, 933 x 2 = 1866Mhz,
" No caso do pc do meu colega que eu usei de referência na minha pergunta, a frequência exibida no windows aparecia corretamente para cada slot individualmente. Alem disso, o fato de estar operando em single channel não deveria impactar a velocidade do barramento."
R: o fato de o Windows apresentar informações de frequência X ou Y é apenas em relação a uma base de dados atualizada ou não.
Não se pode tomar como referencia.
Estar operando em single não limita velocidade do barramento, apenas a informação de saída final será o "clock real"
O demicode não relata velocidade real da RAM e sim a informação base dos chips juntamente com qualquer limitação de hardware.
Utilize o comando e veja o retorno:
dmidecode -t 17 | grep Channel
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Veja esse exemplo de RAMs DDR3 1600Mhz.
O demicode exibe o clock real medido diretamente no chip da RAM, ou seja, 800Mhz (800x2=1600)
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0