A515-41G-13U1 - Turbo boost para inglês ver?

cristianodesa
cristianodesa Member Posts: 20

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Olá amigos,

Recentemente adquiri um notebook A515-41G-13U1, o qual é vendido com a promessa de atingir 3,6 Ghz quando em modo turbo. Porém, já fiz de tudo para atingir esse clock e apenas consigo visualizá-lo (através do AIDA) quando não há qualquer uso da APU. Para qualquer situação de uso o clock cai para 2,7 Ghz ou até menos. Ou seja, fazendo uma "analogia automobilística", seria como eu ter um carro com turbo mas tal potência extra só funciona com o carro em ponto morto. rs

Até estou satisfeito com o desempenho em certos jogos (FPS), pois entendo as limitações do equipamento, mas percebo que em alguns casos o desempenho seria mais satisfatório seria tivesse o clock maior da APU. Como no caso do Flight Simulator 2004, onde consigo bons FPS, porém o carregamento das texturas no transcorrer do vôo torna-se sofrível. Tive um outro notebook com APU A6 e conseguia fácil um desempenho melhor.

Alguém sabe se tem como manter esse turbo sempre ativado? Até pensei que possa ser limitação do jogo (software) em si, mas não tem absolutamente nada que faça o clock passar dos 2,7 Ghz, ao menos que queira ficar olhando para a tela do Aida e fazer mais nada.
Gostaria muito que alguém da Acer pudesse mostrar uma situação de utilidade do notebook onde o clock suba, caso contrário tal especificação não se passa de propaganda enganosa.

PS: Uso Win10 OEM Acer, testei diversos drivers de vídeo, bateria 100%, ligado na tomada e configurações de energia do processador todas em 98%.

Muito obrigado 
«1

Respostas

• É importante destacar, que o turbo core somente é ativado quando houver demanda e se o notebook estiver configurado para alto desempenho nas opções de energia! Qualquer velocidade acima de 2.7ghz já ativa o turbo core! Sobre deixar o turbo core ativado, isso não é recomendável! Na verdade, não há propaganda enganosa, pois nas especificações informa que o processador pode atingir até 3.6ghz!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • cristianodesa

Tinkerer

editado julho 2019
    Egydio, está setado em alto desempenho.
    Sobre sua observação quanto a demanda de uso, aí é que está a situação estranha, pois o clock acima do padrão só acontece quando não existe demanda. Qualquer atividade abaixa o clock da APU.
    Por favor, leia com cuidado o que escrevi. Claro que existe sim propaganda enganosa, ao menos que possa me mostrar uma situação de uso onde a APU atinja o clock divulgado, daí "calo a minha boca". Do contrário, dizer que atinge um clock de 3,6 Ghz sem uso algum é chamar o consumir de *****.

Até agora eu estava satisfeito, mas esse tipo de resposta de funcionário para defender a empresa só serve para aborrecer o cliente.
    Fico no aguardo de qualquer exemplo de uso onde o clock suba. Mesmo que exista o tal thermal throttling, não se justifica isso onde mal se usa vídeo e processamento.

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado julho 2019
    Bom dia cristianodesa !

Primeiramente, corrigindo a informação errônea de que os aparelhos com com processadores AMD não utilizam tecnologia TurboBoost (que é de propriedade da Intel) e sim TurboCore.

Não existe nenhum tipo de propaganda enganosa e sim falta de informação.

Esse processador é um A12-9720P, que possui base de clock de 2.7Ghz e PODENDO atingir até 3.6Ghz com a tecnologia Turbo Core ativada.
    O fato é que ambas as tecnologias são regidas pela mesma base.
    O sistema turbo PERMITE que em determinadas situações e condições o clock POSSA subir até um determinado nível.
    Não significa que tenha a OBRIGAÇÃO de atingir tais níveis.
    Qualquer frequência acima de 2.7Ghz já é considerado o turbo como ativado.

As condições são básicas:
    1- o sistema deve estar utilizando um plano de alto desempenho
    2- o aparelho deve estar conectado a tomada de energia

Existem sim alguns métodos de se manter o Turbo ativado.
    Porém eles invalidam qualquer garantia, uma vez que irão forçar um sistema para o qual a constante exigência não será sanada pelo restante do hardware.
    Além de poder gerar queima do processador.

Em relação a funcionários Acer, esse é um fórum aberto colaborativo de usuarios e entusiastas.
    Nenhum usuario aqui trabalha para a Acer ou a representa de forma legal.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Nenhum usuário ACE trabalha para a Acer! O que eu disse é que o processador somente atinge a velocidade de 3.6ghz, quando houver demanda para isso! Além disso, você está utilizando o notebook conectado no adaptador de energia e com a bateria 100% carregada?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • cristianodesa

Tinkerer

editado julho 2019
    MaClane, a informação que tenho é a de quê, quando demandada, a APU aumenta o clock. A resposta dada por você e seu colega apenas subestimam a capacidade de seus clientes.
    Percebam que eu não estou duvidando (pelo menos ainda) da capacidade do hardware em executar o que é proposto, porém não me é mostrado em qualquer situação esse aumento de clock visto que tenho inúmeras situações onde existe demanda e o clock não sobe: testes de stress, jogos, programas simples de texto e planilhas, absolutamente nada sobe esse clock exceto se tiver tudo fechado. Ou seja, esse "PODE" chegar também não existe.
    Então, ao menos que apresente aos clientes algum exemplo onde esse "PODE" existe, ou continuaremos a nos sentir trapaceados já que, de fato, o recurso não existe.
    Por favor, eu ficaria muito satisfeito em ver qualquer situação onde o clock suba.

PS: Me interesso em saber qual método manteria o clock turbo ativado mesmo que acarrete perda da vida útil dos componentes.
  • O recurso existe sim, mas pode não estar sendo alcançado devido ao fato do windows, dos drivers e inclusive do firmware uefi estarem desatualizados! 

egydiocoelho Trailblazer

• cristianodesa

Tinkerer

"Além disso, você está utilizando o notebook conectado no adaptador de energia e com a bateria 100% carregada?" - Não quero ser chato contigo, mas escrevi isso logo no primeiro post. É lógico que sim.
    Obrigado de qualquer forma.
  • MaClane
    editado julho 2019
    MaClane, a informação que tenho é a de quê, quando demandada, a APU aumenta o clock. A resposta dada por você e seu colega apenas subestimam a capacidade de seus clientes.
    Percebam que eu não estou duvidando (pelo menos ainda) da capacidade do hardware em executar o que é proposto, porém não me é mostrado em qualquer situação esse aumento de clock visto que tenho inúmeras situações onde existe demanda e o clock não sobe: testes de stress, jogos, programas simples de texto e planilhas, absolutamente nada sobe esse clock exceto se tiver tudo fechado. Ou seja, esse "PODE" chegar também não existe.
    Então, ao menos que apresente aos clientes algum exemplo onde esse "PODE" existe, ou continuaremos a nos sentir trapaceados já que, de fato, o recurso não existe.
    Por favor, eu ficaria muito satisfeito em ver qualquer situação onde o clock suba.

PS: Me interesso em saber qual método manteria o clock turbo ativado mesmo que acarrete perda da vida útil dos componentes.
    Primeiramente, como lhe informei, NENHUM usuario aqui no fórum trabalha para a Acer ou a representa legalmente.
    E está realmente errado... a tecnologia AFIRMA que o clock PODE chegar e não que tenha a OBRIGAÇÃO de atingir.
    Essa tecnologia é referente a AMD em absolutamente nada tem a ver com a Acer.
    Outra questão é de que a informação que detém não está correta.
    A APU não aumenta clock algum do processador.
    A APU é um chip gráfico encapsulado juntamente com o chip do processador no mesmo envólucro.
    CPU e APU são unidades separadas que podem trabalhar em conjunto.
    Cada qual possui sua caracteristicas e clocks distintos.

Utilize a configuração básica para ativar o Turbo:
    1- o sistema deve estar utilizando um plano de alto desempenho
    2- o aparelho deve estar conectado a tomada de energia

Utilize alguma aplicação e verifique a velocidade do clock.

"PS: Me interesso em saber qual método manteria o clock turbo ativado mesmo que acarrete perda da vida útil dos componentes."
    As regras do fórum não permitem nenhum tipo de compartilhamento de procedimentos ou informações que possam gerar danos a equipamentos.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• cristianodesa

Tinkerer

editado julho 2019
    MaClane, obviamente tudo o que testei foi com bateria 100% e ligado na fonte, planos de energia focados em performance, drivers atualizados, mas nada sobe esse clock. Olha, há um equívoco de sua parte quanto à obrigação de se atingir o clock máximo proposto. Se o fabricante informa que o clock pode chegar até os 3.6 GHz proposto, existe sim a obrigação de se atingir isso em alguma situação de uso onde isso pode ocorrer, caso contrário entende-se que isso é algo totalmente hipotético, já que de fato o "PODE" nunca acontecerá. Alguma situação de demanda deve existir, mas até agora nem eu e nem ninguém conseguiu isso. Seria o mesmo que eu te vender num produto um recurso que em algum momento "PODE" existir, mas isso quem define sou eu e o comprador nunca o verá acontecer.
    A APU é AMD, mas quem me vende é a Acer. Nesse caso, a AMD é uma fornecedora. Meu produto final é Acer. A relação aqui é Acer - cliente.

Por favor, alguém já presenciou esse clock subir em alguma situação?
  • MaClane
    editado julho 2019
    Português básico... PODER atingir não significa TER de atingir.
    Todo processador que possui tecnologia Turbo tem o clock base.
    Esse sim tem o DEVER de ser atingido.
    Qualquer hz acima disso já é considerado Turbo, não importa se 1hz ou 900hz.
    Existem sim vários usuarios desse mesmo processador que atingem frequências acima de 2.7Ghz.
    Essa informação pode ser obtida tanto na Intel quanto na AMD.

Por favor, realize o teste informado e post aqui um print:

Utilize o plano de energia e alto desempenho, conecte o aparelho a tomada de energia devidamente aterrada e exclusiva e utilize o HWinfo64 que exibe clocks em tempo real.
    Utilize alguma aplicação que exija do aparelho, como um vídeo no YouTube em alta resolução e tire um print.

Sincerely, J. MaClane ™

• Você já baixou esse programa? https://www.amd.com/en/technologies/amd-overdrive
    Qualquer alteração deve ser feita com muita cautela! 

egydiocoelho Trailblazer

• cristianodesa

Tinkerer

editado julho 2019
    Meu amigo, como você mesmo diz, se "PODE" acontecer de subir, em qual situação isso vai acontecer? Se ninguém conseguiu ver isso ainda, esse "PODE" é algo hipotético, não existe e ponto.
    Se o fabricante não tem obrigação de atingir esse clock turbo que ele anuncia em situação alguma, tá mostrando essa especificação PARA QUÊ? A proposta do turbo é que ele funciona quando necessário, não é?

"Utilize o plano de energia e alto desempenho, conecte o aparelho a tomada de energia devidamente aterrada e exclusiva e utilize o HWinfo64 que exibe clocks em tempo real.
    Utilize alguma aplicação que exija do aparelho, como um vídeo no YouTube em alta resolução e tire um print." - Já foi feito o teste e o clock não sobe, algumas vezes pelo contrário, abaixa. A única situação onde mostra 3,6 GHz (ou mais de 2.7) é em idle.
  • MaClane
    Pode por favor postar o print do teste.
    juntamente realize o teste de stress do AIDA64 e post aqui o print.

Sincerely, J. MaClane ™

• cristianodesa

Tinkerer

Obrigado, MaClane. Não estou com o notebook neste momento.
    No teste de stress do Aida tenho certeza que não deu certo. Testei em jogos e até no Excel mas não deu certo também (nesse caso, nem teria porquê subir mesmo). Tentarei o do YouTube mais tarde.

Egydio, obrigado pela dica do Overdrive. Ainda não testei pra ver, mas li que não funciona com esse modelo, por isso... Mas tentarei.
  • MaClane
    Assim que realizar os testes nos informe aqui. 
    Realmente entendo sua dúvida é questão sobre a tecnologia turbo. 
    Também a tive durante um bom tempo, até que fui esclarecido por uma palestra de um desenvolvedor da Intel.
    A tecnologia realmente parte do princípio que legalmente, o clock base é o que adquirimos. 
    Então, qualquer Hz acima é considerado em turbo. 
    Se por exemplo, um processador de base 3.0Ghz com turbo até 3.6 rodar a 3.001 já se considera a tecnologia ativavada.

Sincerely, J. MaClane ™

• cristianodesa

Tinkerer

MaClane, a tecnologia eu conheço, faz tempo, e não tenho dúvidas. A única dúvida que tenho é: por que nesse notebook ela não dá as caras? 
    Em desktops cansei de ver funcionando redondinho, Intel ou AMD. Até num outro notebook que tive anos atrás com APU A6 ela se mostrava direitinho também. Na época eu também usava o K10Stat para manter o clock sempre no turbo. Para esse A12 não encontrei nada semelhante.

Não dá pra engolir essa de que legalmente são obrigados a nos entregar o clock base. ANUNCIAM que o produto é capaz de fazer algo em determinada situação, uma hora ou outra essa determinada situação vai acontecer e o produto deve ser capaz de cumprir com o prometido. Se isso não acontecer nunca, simplesmente pode ser mentira ou o produto tem defeito.

Bom, vamos às imagens. Não sei o por quê de agora nem mesmo os 2,7 GHz atinge, não mudei nada da configuração de energia.

Idle:

YouTube:

Aerofly FS 2: (fica a dica de simulador de vôo, feito em Vulkan, roda muito suave)

Stress do Aida:

Enfim, nada nesse mundo faz esse clock subir. Já li trocentas postagens, assisti vídeos... Acho que a única esperança é esperar algum driver novo.

• Você já baixou o overdrive? qual é a versão do uefi?

egydiocoelho Trailblazer

• MaClane
    editado julho 2019
    FATO: todo processador (seja de segmento notebook, desktop, smartphone, etc) é desenvolvido em cima do clock base.
    Não é questão de concordar ou não.
    A tecnologias Turbo são somente um bônus.
    Pode ou não atingir determinado valor acima do clock base em determinados cenários.
    Não é questão "engolir".
    É questão de ser um fato.
    AMD e Intel desenvolveram a tecnologia para ser aplicada dessa forma.
    Por mais que discordemos, esse fato não será mudado.

Agora pelos prints, acredito que haja algum erro no driver da controladora já que o clock não atingiu os 2.7Ghz em momento algum.
    Ou atingiu?

Sincerely, J. MaClane ™

• cristianodesa

Tinkerer

Egydio, não tenho certeza se é isso mesmo: V1,09, faz sentido esse número?
    Sobre o Overdrive, não consigo instalá-lo de jeito nenhum, trava no meio da instalação.
    Fiz mais alguns testes e descobri algo interessante: li em várias postagem a sugestão de usar o valor 98% para como máximo para o processador, e isso foi o que limitou em 2,3 GHz dessa vez. Agora coloquei novamente os valores mínimos e máximos no 100% e voltou a subir o clock para 2,8 GHz.
  • MaClane
    Egydio, não tenho certeza se é isso mesmo: V1,09, faz sentido esse número?
    Sobre o Overdrive, não consigo instalá-lo de jeito nenhum, trava no meio da instalação.
    Fiz mais alguns testes e descobri algo interessante: li em várias postagem a sugestão de usar o valor 98% para como máximo para o processador, e isso foi o que limitou em 2,3 GHz dessa vez. Agora coloquei novamente os valores mínimos e máximos no 100% e voltou a subir o clock para 2,8 GHz.
    Então confirma que o clock ultrapassou a base de 2.7Ghz?

Sincerely, J. MaClane ™