Instalação limpa windows em novo SSD

PredatorBR
PredatorBR Member Posts: 19 Troubleshooter
editado junho 2023 em Arquivo de 2019
Boa tarde a todos!

Adquiri recentemente o notebook predator Helios 300 (G3-572-75L9). Como ele veio somente com um HD de 2TB resolvi comprar um SSD de 256GB, que está a caminho, para ser meu novo drive C. O note vem com Windows 10 Home de fábrica, entretanto pretendo instalar a versão PRO a qual comprarei a licença de uso e assim realizar uma instalação limpa desta versão no SSD.

Minha maior preocupação é em relação a futuros problemas de funcionamento dos componentes do notebook após o windows atualizar automaticamente os drivers durante a instalação. Fui no site da acer e para meu modelo especifico foi listado um total de 13 drivers, alem de dois aplicativos.

Após a instalação do windows é necessário instalar todos esses drivers (incluindo os de vídeo) do meu modelo que estão no site da Acer? Ou os drivers nativos do windows seriam suficientes? Seria bom ter algum relato aqui no forum desse processo. Não consegui encontrar.

Quais cuidados preciso ter para fazer uma instalação com poucas chances de ter problema? Não pretendo apagar a instalação do windows de fábrica que está no HD durante algum tempo(pelo menos durante o prazo de 90 dias de garantia de software)

Agradeço desde já pelo canal de comunicação com os usuários da marca.

Abraços

Melhores respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa tarde PredatorBR !

Após a instalação do SSD, você DEVE atualizar TODOS os drivers.
    Não necessariamente os que os que estão disponibilizados pela Acer.
    Pode baixar diretamente das desenvolvedoras, sem problemas.
    Não existe nenhum cuidado a mais para se evitar "problemas".
    Comece pelo básico e no processo caso precise de ajuda, vá informado aqui que lhe orientamos.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,322 Trailblazer
    Responder ✓
    De nada meu amigo! Poste um teste de desempenho se possível! Além disso, você pode otimizar ainda mais o ssd com este vídeo:
    https://youtu.be/gE5bWnzNuB8
    https://youtu.be/P31v2qo-dPc
    https://youtu.be/Ws6lWjFfXy4
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    Responder ✓
    O EASEUS também é uma ótima opção sim.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

«1

Respostas

• MaClane
    Responder ✓
    Boa tarde PredatorBR !

Após a instalação do SSD, você DEVE atualizar TODOS os drivers.
    Não necessariamente os que os que estão disponibilizados pela Acer.
    Pode baixar diretamente das desenvolvedoras, sem problemas.
    Não existe nenhum cuidado a mais para se evitar "problemas".
    Comece pelo básico e no processo caso precise de ajuda, vá informado aqui que lhe orientamos.

Sincerely, J. MaClane ™

• PredatorBR
    Boa tarde MaClane!

"Após a instalação do SSD, você DEVE atualizar TODOS os drivers. Não necessariamente os que os que estão disponibilizados pela Acer. Pode baixar diretamente das desenvolvedoras, sem problemas."

Resp.: Como eu Faco para atualizar os drivers? É preciso desinstalar os existentes antes dos novos? Existe alguma ferramenta para isso? Li em algum lugar sobre uma ferramenta chamada DDU(acho que era isso) que faz a limpeza completa de algum resquicio de drivers que foram desinstalados antes.

Deixarei a pergunta em aberto até chegar meu SSD e assim que instalar eu passarei o feedback aqui pois imagino que possa ser a duvida de muitas pessoas.

Abraços
  • MaClane
    Pelos seus questionamentos não aparenta ter tanto conhecimento.
    Então a forma mais fácil seria utilizar algum software de automação de drivers, como DriverPack ou DriverBooster.
    Não é necessário a desinstalação de nenhuma versão.
    O DDU é somente para os drivers de vídeo e mesmo assim quando os mesmos apresentam algum erro grave.

Sincerely, J. MaClane ™

• PredatorBR
    Eu já fiz algumas instalações limpas do windows durante minha vida, mas nunca mexi nos drivers do sistema, até porque a maioria das maquinas que eu tive eram montadas. Esse notebook é o segundo que tive. Por se tratar de um notebook é que fiquei com receio do problema que poderia ter com drivers.

Vou pesquisar no google sobre esses softwares DriverPack ou DriverBooster.
  • MaClane
    Se instalou algumas "versões limpas" então com certeza já atualizou drivers.
    Nenhum sistema trabalha sem drivers.
    Não importa notebook ou desktop, drivers são essenciais e padrões.

Sincerely, J. MaClane ™

• PredatorBR
    Eu quis dizer que nunca fiz uma instalação individual de driver após uma instalação do windows. Durante a instalação do windows, creio que os drivers são todos instalados pelo próprio sistema, mesmo que utilize algum genérico para isso. Nunca tive problemas de funcionamento por conta disso(pelo menos que eu tenha percebido), sem precisar fazer atualização especifica de driver. Era isso que eu estava tentando explicar.

Sim, os drivers sao essenciais e imagino que o proprio windows em sua instalação já faz a instalação de todos os dispositivos que encontrar, sem o usuário precisar fazer isso de forma separada.

No caso de notebook, pode ser que exista uma versão especifica para um modelo, por isso fico na duvida de utilizar o que está no site da acer ou não. No site da acer os drivers que existem devem ter sido homologados para o modelo em questão.

Abs.,
  • MaClane
    Nem todos os drivers estão disponiveis nas versões do Windows.
    Por isso a atualização adequada dos drivers é necessário.
    A utilização de driver genéricos, por mais funcional que deixe a máquina, impede que o desempenho máximo seja alcançado.
    Os drivers fornecidos pela Acer são funcionais, porém bastante desatualizados.

Sincerely, J. MaClane ™

• PredatorBR
    Pesquisei sobre o software DriveBooster e achei interessante. Ele busca pelas versões mais atuais dos drivers dos dispositivos instalados no notebook. Após a instalação do windows eu executaria o DriveBooster e ele deverá me dizer se existem drivers mais atualizados para meus dispositivos, certo? Com ele, eu não precisaria me preocupar com os drivers da Acer ?

E em relação ao driver da NVIDIA(gtx 1060), é aconselhavel atualizar por esse aplicativo ou utilizar a versão do site da Acer?

Abracos.

• MaClane
    Tanto DriverPack, DriverBooster ou DriverMax realizam o mesmo serviço.
    Na verdade, o procedimento ideal mesmo seria verificar drivers uma a um nos gerenciador de dispositivos, anotar cada versão e acessar os sites de cada desenvolvedora e baixar e instalar manualmente.
    Acredito que esteja se preocupando demais.
    Drivers são dinâmicos e não existe uma versão única e "melhor"
    Eles devem ser instalados, removidos ou atualizados de acordo com a necessidade e perfil de cada usuario.

Sincerely, J. MaClane ™

• RegisJR
    RegisJR Member Posts: 39 Enthusiast WiFi Icon
    Bom dia PredatorBR.

Eu também recebi o meu equipamento a pouco tempo e meu ssd chegou anteontem e já coloquei aqui. Eu sugiro que vc faça o procedimento de clonagem das partições, como sugerido, mas vou compartilhar contigo a experiência que tive com todo o processo.
    Para a Clonagem, certifique-se de redimensionar a partição do Windows (boot) para um tamanho que vá caber o SSD junto com as partições menores (de recuperação). Isso pode ser feito com o aplicativo MiniTool Partition Wizard que tem versão gratuita. Feito isso, aquele espaço não alocado que sobrou do HD, vc vai movê-lo para o final do HD. Para fazer isto, clique na partição de 1gb (recovery) e depois no painel da esquerda, clique em MOVE/RESIZE PARTITION. Vai abrir uma pequena janela mostrando o espaço da partição e antes dela o espaço que corresponde ao não alocado (vazio), mude este valor do BEFORE para o AFTER, ou seja, vai colocar na parte de baixo. Fazendo isto, vc consegue clonar as partições do hd sem problemas.

Em relação ao Windows, talvez por ter tentado várias maneiras até descobrir esse detalhe para a clonagem, meu começou a dar uns problemas e acabei mandando restaurar, imaginando que ele voltaria tal qual estava quando recebi o notebook. Isso não aconteceu, logo fiz uma instalação limpa e está tudo funcionando perfeitamente até aqui. O detalhe é que mantive as partições originais de recuperação intactas e não pretendo mexer nelas por enquanto.

Espero ter ajudado, apesar do texto meio complicado.
  • RegisJR
    RegisJR Member Posts: 39 Enthusiast WiFi Icon
    Um detalhe: Eu usei o Driver Nvidea do site deles e o resto atualizou sozinho e normalmente com o tempo. Também baixei os aplicativos Predator Sense e Acer Care Center do site da Acer.
  • PredatorBR
    RegisJR disse:
    Bom dia PredatorBR.

Eu também recebi o meu equipamento a pouco tempo e meu ssd chegou anteontem e já coloquei aqui. Eu sugiro que vc faça o procedimento de clonagem das partições, como sugerido, mas vou compartilhar contigo a experiência que tive com todo o processo.
    Para a Clonagem, certifique-se de redimensionar a partição do Windows (boot) para um tamanho que vá caber o SSD junto com as partições menores (de recuperação). Isso pode ser feito com o aplicativo MiniTool Partition Wizard que tem versão gratuita. Feito isso, aquele espaço não alocado que sobrou do HD, vc vai movê-lo para o final do HD. Para fazer isto, clique na partição de 1gb (recovery) e depois no painel da esquerda, clique em MOVE/RESIZE PARTITION. Vai abrir uma pequena janela mostrando o espaço da partição e antes dela o espaço que corresponde ao não alocado (vazio), mude este valor do BEFORE para o AFTER, ou seja, vai colocar na parte de baixo. Fazendo isto, vc consegue clonar as partições do hd sem problemas.

Em relação ao Windows, talvez por ter tentado várias maneiras até descobrir esse detalhe para a clonagem, meu começou a dar uns problemas e acabei mandando restaurar, imaginando que ele voltaria tal qual estava quando recebi o notebook. Isso não aconteceu, logo fiz uma instalação limpa e está tudo funcionando perfeitamente até aqui. O detalhe é que mantive as partições originais de recuperação intactas e não pretendo mexer nelas por enquanto.

Espero ter ajudado, apesar do texto meio complicado.

Ola, boa noite!

Ficou um pouco confuso pra mim sua explicação. No inicio do seu texto entendi que você fez o processo de clonagem mas que não deu certo. Devido a isso você resolveu fazer  uma instalação limpa quando aí sim o sistema ficou funcionando direito. Sendo assim o que seria recomendado é fazer uma instalaão limpa. Foi isso que entendi. Estou certo?

Minha idéia primária é fazer uma instalação limpa do Windows no SSD e manter a instalação de fábrica no HD por algum tempo(pelo menos 90 dias).

Abs
  • PredatorBR
    RegisJR disse:
    Um detalhe: Eu usei o Driver Nvidea do site deles e o resto atualizou sozinho e normalmente com o tempo. Também baixei os aplicativos Predator Sense e Acer Care Center do site da Acer.
    Quando diz "do site deles" se refere ao site da Acer? Para os demais drivers você deixou o Windows instalar automaticamente? No caso do driver da NVIDIA do site da Acer imagino que tenha sido homologado pela Acer junto a NVIDIA para nosso modelo em específico. Mesmo no site da NVIDIA tendo uma versão mais atualizada tenho receio de não funcionar corretamente no note. Aliás li aqui no fórum alguém dizendo que teve problemas de performance com a ultima versão do driver da NVIDIA no G3-572. O cara disse que teve que instalar o driver do site da NVIDIA do próprio site da Acer para que a performance fosse condizente com o hardware.

Abs
  • MaClane
    Na verdade, o ideal é sim manter seu sistema OEM (ou pelo menos a partição de recuperação) em que casos específicos podem requerer como:
    A reinstalação de fábrica corrige diversos erros,
    Sem o sistema OEM, você terá um Windows com chave válida, porem não terá mais o sistema OEM,
    Caso necessite em algum momento vender o aparelho, o ideal é que tenha o sistema OEM de fábrica,
    O sistema OEM é otimizado para seu aparelho, o que em alguns cenário oferece desempenho melhorado.

Sincerely, J. MaClane ™

• PredatorBR
    MaClane disse:
    Na verdade, o ideal é sim manter seu sistema OEM (ou pelo menos a partição de recuperação) em que casos específicos podem requerer como:
    A reinstalação de fábrica corrige diversos erros,
    Sem o sistema OEM, você terá um Windows com chave válida, porem não terá mais o sistema OEM,
    Caso necessite em algum momento vender o aparelho, o ideal é que tenha o sistema OEM de fábrica,
    O sistema OEM é otimizado para seu aparelho, o que em alguns cenário oferece desempenho melhorado.
    Certamente pretendo manter pelo menos a partição de recuperação.

"Sem o sistema OEM, você terá um Windows com chave válida, porem não terá mais o sistema OEM,"

Seu eu comprar uma licença ela invalidará a licença OEM ? Não entendi essa frase acima.

• MaClane
    A chave válida de ativação está gravada na Bios.
    Então não há como "perde-la" ou "apaga-la".
    Se adquirir uma licença PRO por exemplo e instalar o Windows, seu sistema será oficial e licenciado, mas não será sistema OEM original de fábrica.
    O sistema OEM de fábrica possui caracteristicas especificas deferente dos sistema de chave FPP ou ESD.

Sincerely, J. MaClane ™

• PredatorBR
    MaClane disse:
    A chave válida de ativação está gravada na Bios.
    Então não há como "perde-la" ou "apaga-la".
    Se adquirir uma licença PRO por exemplo e instalar o Windows, seu sistema será oficial e licenciado, mas não será sistema OEM original de fábrica.
    O sistema OEM de fábrica possui caracteristicas especificas deferente dos sistema de chave FPP ou ESD.
    Pelo fato do sistema OEM ser  otimizado para este equipamento, o ideal seria realizar a clonagem do mesmo para o SSD ao invés de uma instalação limpa ?
  • Sim, essa é a ideia, pois além copiar o sistema operacional, a partição de recuperação da Acer também será copiada! Ainda assim, mesmo após clonar o hdd para o ssd, eu deixaria o hdd intacto por pelo menos 90 dias, que é o prazo legal de garantia do software! Depois de passar este prazo e com a partição de recuperação da Acer já clonada para o ssd, eu formataria o hd!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • PredatorBR
    Sim, essa é a ideia, pois além copiar o sistema operacional, a partição de recuperação da Acer também será copiada! Ainda assim, mesmo após clonar o hdd para o ssd, eu deixaria o hdd intacto por pelo menos 90 dias, que é o prazo legal de garantia do software! Depois de passar este prazo e com a partição de recuperação da Acer já clonada para o ssd, eu formataria o hd!
    Farei isso. Vou clonar o sistema como está e manter a instalação de fábrica pelo menos por 90 dias.

Poderia indicar algum bom app de clonagem? Se possível que seja gratuito.
  • Você pode utilizar o macrium reflect, minitool partition entre outros! Estes são gratuitos se eu não me engano!

egydiocoelho Trailblazer