SSD M2 NVMe e PCIe são as mesmas coisas?

IgorMacêdo
IgorMacêdo Member Posts: 9

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Olá pessoal, gostaria de saber se um SSD NVMe e um PCIe são iguais, pois estava lendo no fórum da Kingston e não vi nenhuma menção referente a NVMe, apenas ao PCIe, e como estou procurando um bom SSD M2 NVMe Gen3x4 estou querendo esclarecer todas minhas dúvidas. Obrigado

Comentários

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde IgorMacêdo !

Não.
    Não são a mesma "coisa".
    PCIe se refere a conexão física e NVMe a tecnologia embargada.
    Dê uma lida nesses links:

https://canaltech.com.br/hardware/o-que-e-sata-express-sata-m2-ssds-pcie-e-nvme/
    https://www.kingston.com/br/ssd/resources/dcp-1000-NVMe-vs-SATA

Qual modelo exato do seu laptop?

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• IgorMacêdo

Tinkerer

MaClane disse:
    Boa tarde IgorMacêdo !

Não.
    Não são a mesma "coisa".
    PCIe se refere a conexão física e NVMe a tecnologia embargada.
    Dê uma lida nesses links:

https://canaltech.com.br/hardware/o-que-e-sata-express-sata-m2-ssds-pcie-e-nvme/
    https://www.kingston.com/br/ssd/resources/dcp-1000-NVMe-vs-SATA

Qual modelo exato do seu laptop?

Olá, obrigado pela atenção.

O modelo exato é Acer Aspire 5 A515-52G-58LZ, pelo que eu olhei em alguns tópicos no fórum ele aceita SSD NVMe Gen3x4 (não consigo identificar o que seria essa geração) só não sei até qual capacidade em gigabytes. Por isso que estou querendo realmente confirmar, pq caso contrário eu colocarei um tipo SATA mesmo.
  • MaClane
    Este modelo tem suporte a SSD M.2 2280 tanto Sata 3 quanto NVMe Gen3x4
    A tecnologia NVMe é inerente a velocidade de transferência de dados.
    NVMe tem maior taxa e a Gen3x4 significa o numero de "lanes" (trilhas) para transferência que seu aparelho suporta.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• IgorMacêdo

Tinkerer

MaClane disse:
    NVMe tem maior taxa e a Gen3x4 significa o numero de "lanes" (trilhas) para transferência que seu aparelho suporta.

Eu conseguiria colocar um SSD M2 NVMe e também substituir o HD por um SSD de 2,5 polegadas?
  • MaClane
    MaClane disse:

Eu conseguiria colocar um SSD M2 NVMe e também substituir o HD por um SSD de 2,5 polegadas?
    Fisicamente não haveria problemas.
    Porém existem algumas questões que deve saber:
    1- a diferença de leitura e escrita entre o SSD Sata de 2.5'' para um M.2 NVMe e quase a mesma de um Sata 2.5" para um HDD padrão.
    Ou seja, a velocidade de acesso aos dados do M.2 para Sata não seria tão gritante.
    Então pelos valores não vejo qual seria a necessidade.
    2- no seu HDD de fábrica existe uma partição de recuperação criada pela Acer para seu sistema OEM de fábrica.
    Se ela for removida ou danificada você perdera a garantia de software e não poderá mais ter acesso a seu Windows OEM.
    3- se em algum momento precisar acionar a garantia, deverá remover quaisquer hardwares instalados e retornar com todos originais.

Sincerely, J. MaClane ™

• Este link explica com mais detalhes todas as suas dúvidas, veja: M 2 SSD - Perguntas mais frequentes | Kingston
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)