Placa de vídeo dedicada não usa memória dedicada

Luccas
Luccas Member Posts: 10 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Comprei um E5-553G-T4TJ e tive problemas com gráficos por um bom tempo até perceber que meu notebook não esta usando a memória dedicada e sim a integrada. pesquisei de todas as formas métodos para resolver o problema mas não consegui, podem me informar o que posso fazer?

Respostas

• Na verdade, o que você quer saber, é o motivo pelo qual o seu notebook não está utilizando a placa de vídeo dedicada, correto? Você já atualizou os drivers? Você já colocou o notebook em alto desempenho nas opções de energia e nas configurações da placa de vídeo?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Luccas
    Na verdade, o que você quer saber, é o motivo pelo qual o seu notebook não está utilizando a placa de vídeo dedicada, correto? Você já atualizou os drivers? Você já colocou o notebook em alto desempenho nas opções de energia e nas configurações da placa de vídeo?
    Sim, já fiz tudo isso e estou usando um programa de benchmark pra avaliar o desempenho. O notebook não passa dos 9 de fps e esta usando 100% da capacidade de processamento da placa dedicada e toda a memória integrada, mas não esta usando nada da memória dedicada.
  • Este modelo de notebook não é exatamente um notebook gamer! Você verificou a placa de vídeo nvidia está sendo ativada? Eu estou achando que o notebook está utilizando a placa de vídeo intel!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Luccas
    Este modelo de notebook não é exatamente um notebook gamer! Você verificou a placa de vídeo nvidia está sendo ativada? Eu estou achando que o notebook está utilizando a placa de vídeo intel!
    Amigo meu note é um A10 9600 com placa de vídeo R8 M445dx. Ele esta usando ambas as placas da maneira correta, o problema é o gerenciamento de memória, os 512mb da placa integrada não é o suficiente e ele não esta usando a dedicada.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado abril 2019
    Bom dia Luccas !

Por padrão, sua máquina irá utilizar a APU do processador AMD A 10 de sua máquina.
    A GPU dedicada somente será utilizada quando aparelho estiver conectado na tomada de energia, configurado para Alto Desempenho e quando algum software enviar requisições altas de demanda de processamento de vídeo.

Qual versão do Adrenalin está utilizando ?

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia Luccas !

Realize os procedimentos de configuração e otimização abaixo que já foram testados por vários usuarios.
    Lembrando que essas configurações vão otimizar seu sistema o máximo, mas não melhorar suporte a jogos visto que seu modelo não é de segmento Gamer.

Siga a sequencia:

1- Atualize todos os drivers da sua máquina;
    2- Desinstale por completo os drivers da Radeon utilizando esse aplicativo: https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/gpu-601
    e instale essa nova versão com diversas correções e otimizado do Arenalin: https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1
    3- Configure sua máquina da seguinte forma:

Imagens com a versão Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019.
    Agora com o retorno da aba "System" ou "Sistema", onde é possível acessar o menu "Switchable Graphics" ou "Alterar Recursos Gráficos".

Neste menu, ele vai listar as Aplicações Recentes e também dá a opção de Adicionar Programa. Nele, vc vai ter esta aba (setinha pra baixo), onde é possível escolher entre "Power Saving" ou "Economia de Energia", "High Performance" ou "Alta Performance" e "Based in Power Source", que é a alternância entre um e outro a depender do consumo de energia e processamento do aplicativo ou jogo que vc está usando.

Segundo as "Release Notes" desta versão do Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019 (https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1), o Programa de Configuração da AMD RADEON entende que, se vc marca a opção "Power Saving", o sistema redirecionará o processamento gráfico para a APU, que é a R7, da mesma maneira que, se vc marcar a opção "High Performance", o sistema entenderá que vc está dando a instrução de utilizar a placa gráfica para a tarefa, no meu caso, a GPU da RX 540.

Você deve iniciar um jogo, um a um, e configuralos para "High Performance".

Configurações do Sistema:

Plano de energia deve estar em "Alto Desempenho", em "Opções de Energia" do Win10, as opções "Estado de desempenho mínimo" configurado para 98%, na bateria e na tomada, "Resfriamento do sistema" configurado para "Ativo" na bateria e na tomada e o "Estado de desempenho máximo" configurado para 98%, na bateria e na tomada.

Veja aqui:

- Vá nas "Opções de Energia" do Windows
    - Crie um perfil de "ALTO DESEMPENHO"
    - Depois de criado, vá "Alterar configurações do plano"
    - Entre em "Alterar configurações de energia avançadas"
    - Lá dentro, deixe o "Gerenciamento de energia do processador" assim:

- Ok, fechou, salvou, ok.
    - Abra o jogo, inicie ele
    - Saia do jogo, dê quit, saia totalmente dele
    - Abra as Configurações da AMD
    - Vá em "System" ou "Sistema"
    - Última aba "Switcheable Graphics", seja lá como ficou a tradução dessa aba
    - Lá, em "Recent Applications", ou "Aplicativos Recentes", vai ta o jogo que vc iniciou, o .exe dele.
    - Configure-o para "High Performance" ou "Alta Performance"
    - Feche o AMD Settings
    - Pra mim não precisou, mas se vc quiser, vc pode reiniciar o note.
    - Abra seu jogo e teste.

Nota: Adaptação do Tutorial criado e testado pelo usuário TheNightPorter

INFORMAÇÃO:
    Vários usuário já relataram de que a versão 19.3.3 está muito mais otimizada e corrigiu diversos erros de troca entre APU e GPU.
    https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-3

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Realmente este modelo possui uma placa de vídeo amd! Você já verificou as dicas do colega maclane?

egydiocoelho Trailblazer