Aspire ES1-533-C8GL Não aceita distribuições Linux

DiogoD
DiogoD Member Posts: 19

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Possuo uma Acer aspire ES1-533-C8GL que veio com Windows 10 de fábrica.

E ao instalar qualquer distribuição linux a tela dele simplesmente congela/trava na hora da instalação quando começa a instalar o 'Grub2'. Já tentei de tudo, mas nada adianta. 

Minha BIOS é muito limitada, só da para desativar o secure boot e habilitar o F12 Boot menu...

Versão da bios: v1.17

Alguém sabe como que eu faço para resolver esse grande problema?

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite DiogoD !

Nenhum aparelho Acer é travado para aceitar qualquer tipo de sistema operacional.
    Quais distribuições Linux já testou?
    Criou a mídia com suporte a UEFi no formato GPT?

Dê uma lida nesse link antes de tentar as soluções abaixo: https://askubuntu.com/questions/862946/unable-to-install-ubuntu-on-acer-aspire-es1-533
    E aqui também: https://lcomlinux.wordpress.com/2018/04/03/criar-tabela-de-particao-gpt-em-pendrive-pelo-gparted/

Tente a seguintes soluções:

Solução 1:
    Primeiro, abra o terminal por CTRL + ALT + F1

sudo dpkg --configure -a
    sudo apt-get update
    sudo apt-get upgrade -y
    sudo reboot

Solução 2: Se o acima não funcionar, tente isto

sudo apt-get update
    sudo apt-get install --reinstalar o ubuntu-desktop
    sudo apt-get install unidade
    sudo shutdown -r agora

Solução 3: Se nenhum dos itens acima funcionar para você, tente o seguinte:
    Se nada funcionar para você, atualize para uma nova versão

sudo do-release-upgrade

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• DiogoD

Tinkerer

MaClane disse:
    Boa noite DiogoD !

Nenhum aparelho Acer é travado para aceitar qualquer tipo de sistema operacional.
    Quais distribuições Linux já testou?
    Criou a mídia com suporte a UEFi no formato GPT?

Dê uma lida nesse link antes de tentar as soluções abaixo: https://askubuntu.com/questions/862946/unable-to-install-ubuntu-on-acer-aspire-es1-533
    E aqui também: https://lcomlinux.wordpress.com/2018/04/03/criar-tabela-de-particao-gpt-em-pendrive-pelo-gparted/

Tente a seguintes soluções:

Solução 1:

sudo dpkg --configure -a
    sudo apt-get update
    sudo apt-get upgrade -y
    sudo reboot

Solução 2: Se o acima não funcionar, tente isto

sudo apt-get update
    sudo apt-get install --reinstalar o ubuntu-desktop
    sudo apt-get install unidade
    sudo shutdown -r agora

Solução 3: Se nenhum dos itens acima funcionar para você, tente o seguinte:
    Se nada funcionar para você, atualize para uma nova versão

sudo do-release-upgrade

Amigo, já tentei inslatar o Ubuntu, Mint e Elementary OS...

Sim, já criei a mídia com suporte a UEFI(partições GPT para UEFI com sistema de arquivos FAT32), utilizando o rufus.

Já tentei o primeiro link, mas também não funciona, o comando: sudo mkdir /mnt/boot/efi  da erro....

Já tentei instalar utilizando os comandos desse vídeo + o primeiro link, e nada também, da o erro da foto mais embaixo...
    Pic: https://prntscr.com/n9g53h
    Vídeo: https://m.youtube.com/watch?v=i5yUfPtruIg&t=291s

Oque pode ser isso?
  • MaClane
    O erro do comando é porque está setando a partição errada do efi. 
    Como estam as partições que criou? 
    O HD está em GPT ou MBR?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Como disse o colega maclane, você deve converter o pendrive e o hd para gpt assim:

Depois baixe um iso somente x64 do ubuntu! Além disso, é necessário criar uma senha no setsupervisorpassword para desativar o secureboot!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • DiogoD

Tinkerer

Como disse o colega maclane, você deve converter o pendrive e o hd para gpt assim:

Depois baixe um iso somente x64 do ubuntu! Além disso, é necessário criar uma senha no setsupervisorpassword para desativar o secureboot!
    Mas o HD já tá em GPT(creio que veio assim já) e o pendrive também em GPT(utilizei o Rufus)...

Na maior parte eu utilizei o ubuntu.

E também já desativei o secure boot e ative i o f12 boot.

Quando instala o Windows 10,vai normalmente, mas, linux sempre congela/trava, seja qualquer distribuição.. 
  • DiogoD

Tinkerer

MaClane disse:
    O erro do comando é porque está setando a partição errada do efi. 
    Como estam as partições que criou? 
    O HD está em GPT ou MBR?
    As repartições foram: https://prntscr.com/n9nsax

HD em GPT

RESPOSTA DO OUTRO TÓPICO:
    * Sim, conhecimento intermediário!
    * Distribuição Ubuntu!
    * Sim, criei a mídia de instalação em GPT(com rufus)!
    * E não, não é dual boot!

PS: Desculpe pelo tópico duplicado...
  • Ok! Você poderia configurar o pendrive manualmente, como eu informei anteriormente? Além disso, você desabilitou o secureboot?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • DiogoD

Tinkerer

Ok! Você poderia configurar o pendrive manualmente, como eu informei anteriormente? Além disso, você desabilitou o secureboot?
    Ok! Irei fazer de novo, com o pendrive configurado manualmente...

E sim, já desativei o secure boot

PS: Olha, pode existir alguma possibilidade de o HD só aceitar Windows? Pq a instalação dele ocorre normalmente... '-'
  • Não! Como o colega maclane informou, é possível instalar qualquer sistema operacional neste notebook! No entanto, infelizmente o linux não tem tanto suporte para drivers como o windows! Mas é possível instalar o linux neste modelo! 

egydiocoelho Trailblazer

• DiogoD

Tinkerer

Não! Como o colega maclane informou, é possível instalar qualquer sistema operacional neste notebook! No entanto, infelizmente o linux não tem tanto suporte para drivers como o windows! Mas é possível instalar o linux neste modelo! 
    Ok! Amigo, obrigado pela ajuda! xD

Estou baixando uma iso nova, e logo digo se deu certo!!! 

• MaClane
    Boa tarde DiogoD !

Seu caso não é problema de drivers nem de compatibilidade e sim nos pacotes de source do Grub.
    Tente não apenas outra ISO, mas também outra mídia (no caso pendrive).
    Recentemente um usuario que orientei solucionou apenas trocando a pendrive.
    Você consegue em algum momento terminar uma instalação completa, mesmo que haja erro de acesso ao sistema no final?
    Caso sim, basta reinstalar o Grub via TTY:
    https://wiki.ime.usp.br/tutoriais:como_reinstalar_o_grub2_no_linux

Sincerely, J. MaClane ™