Desempenho Acer Aspire a515 41g
Gabrielfesc
Member Posts: 8
Tinkerer
Ola pessoal
Venho tendo alguns problemas de desempenho em jogos com este modelo. Ja desinstalei todos os drivers da placa e baixei os mais atualizados mas mesmo assim venho tendo algumas quedas de FPS bruscas em jogos MUITO leves (raganarok online) e League of Legends.
Tambem ja configurei os jogos para alto desempenho no painel da placa, mas por algum motivo ele apenas identifica a placa integrada (radeon 500) para eu configurar o alto desempenho, enquanto em alguns outros programas é usada a placa dedicada (radeon r7 graphics) e eu nao sei como trocar!
O que pode estar causando essa instabilidade? Vi algo sobre desativar a integrada pela BIOS mas nao achei as opçoes que eu queria... Qual o motivo do engasgo?
Vale lembrar que ja desinstalei varios programas inuteis e otimizei ao maximo o notebook... Por que essas quedas de FPS em jogos basicos?
Obrigado
Venho tendo alguns problemas de desempenho em jogos com este modelo. Ja desinstalei todos os drivers da placa e baixei os mais atualizados mas mesmo assim venho tendo algumas quedas de FPS bruscas em jogos MUITO leves (raganarok online) e League of Legends.
Tambem ja configurei os jogos para alto desempenho no painel da placa, mas por algum motivo ele apenas identifica a placa integrada (radeon 500) para eu configurar o alto desempenho, enquanto em alguns outros programas é usada a placa dedicada (radeon r7 graphics) e eu nao sei como trocar!
O que pode estar causando essa instabilidade? Vi algo sobre desativar a integrada pela BIOS mas nao achei as opçoes que eu queria... Qual o motivo do engasgo?
Vale lembrar que ja desinstalei varios programas inuteis e otimizei ao maximo o notebook... Por que essas quedas de FPS em jogos basicos?
Obrigado
0
Respostas
-
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Boa noite!
É o modelo aspire 5 a515-41g-1480. Alguma informaçao faltando?0 -
Veja nesse post o qual já foi discutido amplamente essa questão de configuração e apresentada algumas soluções:
https://community.acer.com/pt/discussion/556836/aspire-a515-41g-1480-problemas-com-desempenho-radeon-rx-540-r7-graphics/p1
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
ja estou a par de todo o topico e a soluçao aparente seria a migração para o windows 7, estou correto?
Ja fiz todos os possiveis metodos de soluçao la apresentados e nao obtive exito algum.
Tambem reparei que no gerenciador de dispositivos consta radeon 500 series e quando eu o atualizo pelo proprio painel para a versao 540, o software da R7 simplesmente desaparece do menu iniciar e nao abre mais, como se houvesse uma imcompatibilidade. Alem disso, quando eu atualizo o software R7 da maneira convencional (baixado pelo site v. 18.12.3) a outra placa retorna para a versao 500 imediatamente.
Entrei em contato com os tecnicos da acer pelo telefone e pedi um reembolso, uma vez que as configuraçoes do note nao fazem jus ao desempenho que era esperado, alem dele ja ter ido para um reparo apos a primeira atualizaçao da placa de video gerar um loop infinito no sistema. Agora estou no aguardo pelo email de confirmaçao para que eu envie o equipamento novamente para a analise de reembolso, mas ainda tenho otimismo quanto a ele, motivo pelo qual venho pedir ajuda.
O que me assusta é o engasgo no jogo Ragnarok (2002). Tenho computadores muito defasados que rodam este jogo de forma mais satisfatoria que o modelo atual (8gb de ram e placa de video dedicada). É IMPOSSIVEL que nao haja algo de errado quanto a compatibilidade dos componentes...0 -
Gabrielfesc disse:ja estou a par de todo o topico e a soluçao aparente seria a migração para o windows 7, estou correto?
Ja fiz todos os possiveis metodos de soluçao la apresentados e nao obtive exito algum.
Tambem reparei que no gerenciador de dispositivos consta radeon 500 series e quando eu o atualizo pelo proprio painel para a versao 540, o software da R7 simplesmente desaparece do menu iniciar e nao abre mais, como se houvesse uma imcompatibilidade. Alem disso, quando eu atualizo o software R7 da maneira convencional (baixado pelo site v. 18.12.3) a outra placa retorna para a versao 500 imediatamente.
Entrei em contato com os tecnicos da acer pelo telefone e pedi um reembolso, uma vez que as configuraçoes do note nao fazem jus ao desempenho que era esperado, alem dele ja ter ido para um reparo apos a primeira atualizaçao da placa de video gerar um loop infinito no sistema. Agora estou no aguardo pelo email de confirmaçao para que eu envie o equipamento novamente para a analise de reembolso, mas ainda tenho otimismo quanto a ele, motivo pelo qual venho pedir ajuda.
O que me assusta é o engasgo no jogo Ragnarok (2002). Tenho computadores muito defasados que rodam este jogo de forma mais satisfatoria que o modelo atual (8gb de ram e placa de video dedicada). É IMPOSSIVEL que nao haja algo de errado quanto a compatibilidade dos componentes...
Esse equipamento, rodando Windows 7 x64bits SP1 e qualquer distribuição Linux (que de suporte aos drivers de vídeos) tem desempenho excelente.
Alguns usuários conseguiram resolver setando a RADEON no painel de vídeo, mas nem todos obtiveram sucesso.
É quase impossível identificar todas as APIs, bibliotecas, versões de drivers e plugins que cada usuário utiliza.
Daí a questão de haver apenas uma única solução.
Obrigado pela resposta. O que voce recomenda que em faça, entao? Ja tentei resetar a Radeon no painel de video mas nao obtive sucesso...
Nao tenho tecnica para atualizar o meu note por conta propria para o windows 7, uma vez que sou leigo no assunto e nao saberia instala-lo e muito menos atualizar seus drivers. Por onde eu começo?0 -
Testou as opções via painel de controle, via catalyst, os videos de turbo core, disable integrated graphics e todas as outras soluções propostas?
Testei todos com exceçao da BIOS, onde nao achei a opçao na aba "advanced" para selecionar a placa.
Gostaira de ressaltar que a AMD nao usa mais o catalyst ha algumas atualizaçoes... Inclusive o computador vem de fabrica com a versao "adrenaline"0 -
Gabrielfesc disse:Testei todos com exceçao da BIOS, onde nao achei a opçao na aba "advanced" para selecionar a placa.
Gostaira de ressaltar que a AMD nao usa mais o catalyst ha algumas atualizaçoes... Inclusive o computador vem de fabrica com a versao "adrenaline"
Com relação ao catalyst ou adtenaline, apenas nomes diferentes e algumas funções extras para um software com a mesma base de funcionalidade.
Sendo assim, acredito que uma instalação do Windows 7 seria uma solução a se cogitar.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Se eu comprar um CD do windows 7 eu somente teria que coloca-lo e seguir as instruçoes de instalaçao ou eu teria que fazer algo a mais?0
-
Não.
Existem diversos processos e requisitos que devem ser tomados e seguidos antes da instalação.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Gabrielfesc disse:ja estou a par de todo o topico e a soluçao aparente seria a migração para o windows 7, estou correto?
O que me assusta é o engasgo no jogo Ragnarok (2002). Tenho computadores muito defasados que rodam este jogo de forma mais satisfatoria que o modelo atual (8gb de ram e placa de video dedicada). É IMPOSSIVEL que nao haja algo de errado quanto a compatibilidade dos componentes...
Então, mas você ta fazendo ao contrário.....
A placa dedicada eh a RX540 (500 series) e a da apu eh a R7....Por isso o baixo desempenho0 -
Crie manualmente os perfis de cada jogo no radeon adrenalin e marque para usar o perfil energético de alto desempenho....Vai forçar na placa dedicada e vc não terá mais problemas0
-
diegosansana disse:Crie manualmente os perfis de cada jogo no radeon adrenalin e marque para usar o perfil energético de alto desempenho....Vai forçar na placa dedicada e vc não terá mais problemas
Poderia postar aqui um print do processo para poder ajudar aos usuários que tem esse problema?Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
cara, na verdade nunca tive problema, mas segue abaixo como fazer:
-Em jogos, adicionar o executável principal do jogo
-No perfil do jogo poderá configurar detalhes de como cada placa (apu x dedicada) irá se comportar no jogo
-Depois ir em Sistema e selecionar o executável do jogo e setar para "Alto Desempenho" na aba Gráficos Alternáveis
-Vai em procurar e novamente selecione o executável do jogo
Se quiser, dá para deixar como "Baseado na fonte de energia", daí o jogo usa a GPU embutida quando estiver na bateria, mas fica aquela m****.
Monitorando pelo MSI Afterbuner mostra certinho a GPU dedicado ativando e depois desligando quando sai do jogo.1 -
Outra coisa, não utilizo o último driver da AMD, pois quando fui atualizar deu bug e não ligava mais a tela. Deixo na 18.9.3.
Também deixe setado no painel de controle, nas opções de energia para maximizar desempenho na tomada nas opções relativas À placa de vídeo.1 -
Boa noite , comprei esse notebook faz uns 15 dias, achei (acho) que as configurações dele são boas, porém esta acontecendo cmg também a queda de fps ao extremo, e creio que com bastante gente com adquiriu esse notebook, não teria um solução para o problema?
Já tentei todos os métodos, só não coloquei o win "7" , porque é uma ***** sacanagem a Acer deixar a Deus dará, pois não e legal mudar de um windows original , por um falsificado do win 7!
Obrigado !
Espero respostas...
0 -
Boa noite Viniveeiga!
Existem já várias soluções disponíveis já no fórum.
A proposta pelo diegosansana já ajudou alguns usuários.
A Acer não deixa nada "a Deus dará".
O equipamento funciona perfeitamente e tem Windows de fábrica testado e homologado.
Outros usuário já comprovaram de que muitos aplicativos como AutoCAD, Photoshop dentre outros que consomem muitos recursos funcionam perfeitamente.
Já e sabido também que vários jogos atuais apresentam diversos problemas de desempenho e má otimização.
Quanto a instalar uma versão do Windows 7, não vi nenhum usuário afirmando de que são "piratas".
Se for o caso, pode adquirir uma licença oficial da Microsoft.
Não existe nenhum impedimento.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Conforme exposto no outro tópico sobre o assunto. Já fiz de tudo que era possível... menos instalar o win 7, em razão da falta de drivers.
Eu testei em alguns jogos, mas meu foco era no Cs-go. Acontece que no modo “mata mata”, o game ficava com TUDO NO LOW, com 30fps de media.
Já no modo competitivo, obtia uma média de 60fps com tudo no low.
Monitando pelo afterburner, vi que a GPU (Rx 540) estava trabalhando..
Acontece, que ontem quando fui desligar o notebook, apareceu uma mer## de uma atualização pra fazer. Resultado da ópera: fui testar o cs-go e a Rx 540 nao estava operando, mas tão somente o lixo da APU (R7)...
Totalmente desanimador... agora já não sei mais nem o que fazer. Ja estava “ruim”, mas ao menos a Rx 540 estava em uso. Agora está PESSIMO.
Alguma dica? Tem como reveter essa merd# de atualização do windows?
0 -
Luc4sfc disse:Conforme exposto no outro tópico sobre o assunto. Já fiz de tudo que era possível... menos instalar o win 7, em razão da falta de drivers.
Eu testei em alguns jogos, mas meu foco era no Cs-go. Acontece que no modo “mata mata”, o game ficava com TUDO NO LOW, com 30fps de media.
Já no modo competitivo, obtia uma média de 60fps com tudo no low.
Monitando pelo afterburner, vi que a GPU (Rx 540) estava trabalhando..
Acontece, que ontem quando fui desligar o notebook, apareceu uma mer## de uma atualização pra fazer. Resultado da ópera: fui testar o cs-go e a Rx 540 nao estava operando, mas tão somente o lixo da APU (R7)...
Totalmente desanimador... agora já não sei mais nem o que fazer. Ja estava “ruim”, mas ao menos a Rx 540 estava em uso. Agora está PESSIMO.
Alguma dica? Tem como reveter essa merd# de atualização do windows?
Outros usuários já instalaram Windows 7 sem nenhum problema nesse modelo.
Quanto a atualização, basta verificar nos programas instalados qual foi a última atualização e remove-la.
De qualquer forma, de uma lida nesse post:
https://community.acer.com/pt/discussion/comment/6368
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0