MENSAGEM AO REINICIAR/DESLIGAR

Opções
marialims1
marialims1 Member Posts: 6 New User

meu notebook está dando essa mensagem [PARA VOLTAR E SALVAR SEU TRABALHO, CLIQUE EM CANCELAR E CONCLUA AS TAREFAS NECESSÁRIAS quando desligo/reinicio ele, aparece duas opções mas nao da tempo de clicar pois a mensagem é muito rápida, aconteceu isso do nada ontem depois que reiniciei pq deu problema em um jogo, nao sei o que fiz errado, procuro respostas e nao encontro (meu primeiro notebook)

1000065460.jpg

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 18,253 Trailblazer

Oi @marialims1 😊

Essa mensagem que aparece na hora de desligar ou reiniciar o notebook parece ser apenas um lembrete do Windows. Ela surge quando algum programa (como o Bloco de Notas, WordPad, ou até um instalador) fica aberto com alterações não salvas. O sistema te dá a opção de Cancelar para voltar e salvar o trabalho ou Desligar assim mesmo.

No seu caso, como ela aparece rapidinho e desaparece antes de dar tempo de clicar, pode ser que:

• Algum programa esteja rodando em segundo plano com arquivos abertos.
    • O recurso de Inicialização rápida esteja ativado nas opções de energia, o que acelera o processo e encurta esse aviso.

💡 Recomendo:

1. Antes de desligar o notebook, feche todos os programas abertos manualmente.
    2. Se o aviso continuar mesmo assim, pressione Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas e verificar se há algo rodando em segundo plano.
    3. (Opcional) Desative a inicialização rápida: vá em Painel de Controle > Opções de Energia > Escolher função dos botões de energia > Alterar configurações atualmente indisponíveis, depois desmarque "Ativar inicialização rápida" e salve.

É só um cuidado do sistema para não deixar você perder nada. Nada está errado, principalmente se for seu primeiro notebook. Parabéns pela aquisição! 🎉

Se precisar de ajuda passo a passo com algum item, manda aqui que a gente te acompanha 🤝

• marialims1

ola, obrigado por responder, acabei de fazer a terceira opção. como olha no gerenciador de tarefas o que roda em segundo plano? por que aparece muita coisa la. e na tela inicial do windows só tem esses aplicativos da imagem, como disse é meu primeiro notebook e ainda tenho duvidas

1000065485.jpg
  • marialims1

olá, respondi você pela a opção errada, se você puder olhar os comentários e responder o que coloquei lá eu agradeço muito, a terceira opção nao funcionou e eu nao sei fazer as outras duas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 18,253 Trailblazer

Oi Maria 👋

Não se preocupe, essa confusão no Gerenciador de Tarefas é super comum — principalmente no início!

🔎 O que procurar no Gerenciador de Tarefas: Abra com Ctrl + Shift + Esc e veja as abas:

• Na aba “Processos”, os apps que você abriu aparecem no topo (como WordPad, navegadores, jogos).
    • Os processos em segundo plano vêm abaixo — pode ter atualizadores, serviços da loja, ou coisas como “Microsoft Edge Update”.

💡 Dica simples: Antes de desligar, feche você mesma todos os aplicativos abertos (não só minimizar, mas sair mesmo). Isso evita a mensagem de “salvar trabalho” na hora de reiniciar.

⚙️ Sobre a Inicialização Rápida: Se você já tentou desativar e o problema continua, isso confirma que algum app está ativo na hora do desligamento. Normal!

📷 Se quiser, posso te mostrar como fica aqui, com um exemplo do Gerenciador de Tarefas — só pedir.

Parabéns pelo primeiro notebook! Qualquer dúvida, manda aqui no fórum mesmo que a gente te ajuda passo a passo 🎉

• marialims1

ola, no gerenciador de tarefas eu ainda fico muito confusa, então se você puder enviar a foto eu agradeço muito. você diz pra fechar os apps e nao minimizar, eu fecho pelo X e as vezes quando fica lá em baixo ou na setinha eu fecho também, so que já fica alguns abertos desde que chegou, estou com medo de nao resolver esse problema e ter pego algum vírus algo assim