Controle de Carga da Bateria parou de funcionar após formatação

Opções
LucasCorrea
LucasCorrea Member Posts: 1 New User

Olá! Estou com um problema no controle de carga da bateria do meu notebook ANV15-51 após uma formatação recente do sistema.

O que eu fiz:

1. Formatei o computador e instalei o Windows 11.
  2. Instalei o software da fabricante, o Care Center, e ativei a função de limite de carga da bateria, para limitar a carga em um nível 80%.

O que aconteceu:

• Inicialmente, a função pareceu funcionar perfeitamente. O sistema realizou um ciclo de calibração, carregando a bateria até 100% e depois descarregando-a.
  • No entanto, após esse ciclo, o recurso parou de funcionar. Agora, sempre que o notebook está conectado à tomada, a bateria carrega até 100% e permanece assim, ignorando o limite que configurei.
  • Mas quando entro no care center, a função parece como ligada.

Alguém já enfrentou um problema parecido ou sabe como fazer o controle de carga voltar a funcionar corretamente? Já tentei desativar e reativar a função no software, mas não resolveu.

Obrigado!

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 18,253 Trailblazer

👋 Olá @LucasCorrea ,

Obrigado por compartilhar os detalhes — você não está sozinho nessa. Há um conflito maior entre o Acer Care Center, o NitroSense e o gerenciamento de energia nativo do Windows 11 (especialmente na versão 24H2) que muitos usuários ainda não perceberam.

⚠️ Sobre o limite de carga da bateria:

• Limitar a carga a 80% parece útil em teoria, mas não oferece benefícios reais em laptops convencionais.
    • Reduz a autonomia disponível — e essa é justamente a principal função de uma bateria em um dispositivo móvel.
    • Também pode interferir no modo de espera moderno do Windows (Modern Standby), afetando a performance em modo suspenso ou mesmo a retomada do sistema.

🛑 Além disso:

• Acer já removeu esse recurso em firmwares mais recentes — justamente por causa de incompatibilidades com o Windows.
    • Usar o Care Center e o NitroSense simultaneamente pode causar conflitos na lógica de carga, ventilação e planos de energia. Evite deixá-los ativos juntos.

Recomendação atual:

• Use o plano “Equilibrado” no Windows, com o ajuste de “Melhor eficiência energética” nas configurações de bateria.
    • Deixe o gerenciamento com o próprio Windows — isso evita conflitos e otimiza a performance conforme o uso real do sistema.

Se quiser, posso ajudar a verificar sua versão de BIOS ou sugerir uma forma limpa de desinstalar completamente o Acer Care Center para evitar interferências futuras. 👍

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 17,613 Trailblazer
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!