Acer Nitro V15 com 165hz ?
Hoje chegou meu Acer Nitro V15 com RTX 4050. Instalei todos os drivers originais do site. E quando eu fui verificar a questão do vídeo, informa que a taxa de atualização dele é de 48hz até 165hz. Porém no notebook vem inclusive um adesivo informando que o monitor dele suporta até 144hz. Instalei outros drivers tanto da intel quanto da Nvidia utilizando DDU para ver se poderia ser alguma coisa de software. Más nada mudou. Ou a GPU dedicada de fato tem 165hz ? Vou mandar uma imagem para me ajudarem nesta duvida.
Melhor resposta
-
Oi joaoftg,
o seu Nitro V15 com RTX 4050 tem um painel de 144Hz nativo, como indicado no adesivo. A GPU dedicada suporta até 165Hz (ou mais), mas isso não altera o limite físico do display.
🔍 Sobre a taxa de atualização:
- O intervalo de 48Hz a 165Hz que aparece no sistema é uma estimativa dinâmica — não significa que o painel suporte 165Hz.
- Para confirmar a taxa real, você pode usar o app AIDA64 ou verificar o EDID no NVIDIA Control Panel.
⚠️ Sobre o uso do DDU:
- O DDU (Display Driver Uninstaller) com configurações padrão remove os drivers ativos e limpa o driver store do Windows.
- Isso impede que o sistema reinstale versões antigas ou incompatíveis automaticamente.
- Porém, reinstalar manualmente todos os drivers após o DDU pode anular os benefícios da limpeza e causar conflitos.
- Em notebooks novos, o ideal é usar os drivers do site da Acer e deixar o Windows Update ou GeForce Experience cuidar das atualizações.
Se quiser ajuda para verificar o EDID ou entender melhor o comportamento da tela, posso te orientar. Boa sorte com o novo Nitro!
1
Respostas
-
Oi joaoftg,
o seu Nitro V15 com RTX 4050 tem um painel de 144Hz nativo, como indicado no adesivo. A GPU dedicada suporta até 165Hz (ou mais), mas isso não altera o limite físico do display.
🔍 Sobre a taxa de atualização:
- O intervalo de 48Hz a 165Hz que aparece no sistema é uma estimativa dinâmica — não significa que o painel suporte 165Hz.
- Para confirmar a taxa real, você pode usar o app AIDA64 ou verificar o EDID no NVIDIA Control Panel.
⚠️ Sobre o uso do DDU:
- O DDU (Display Driver Uninstaller) com configurações padrão remove os drivers ativos e limpa o driver store do Windows.
- Isso impede que o sistema reinstale versões antigas ou incompatíveis automaticamente.
- Porém, reinstalar manualmente todos os drivers após o DDU pode anular os benefícios da limpeza e causar conflitos.
- Em notebooks novos, o ideal é usar os drivers do site da Acer e deixar o Windows Update ou GeForce Experience cuidar das atualizações.
Se quiser ajuda para verificar o EDID ou entender melhor o comportamento da tela, posso te orientar. Boa sorte com o novo Nitro!
1 -
Agradecido pela explicação. Estou vindo de um PC gamer de mesa e nele eu sempre setava a taxa de hz para o máximo do monitor devido o freesync.
No caso do Nitro não é possível fazer esse set de frequência em 144hz ? Já que é o limite do display.
Percebi que ele está usando apenas a GPU integrada. Estou fazendo o download do meu primeiro jogo ainda. Quando for necessário ele automaticamente irá usar a GPU dedicada ?
Desculpe pelas perguntas que podem parecer bobas, más é minha primeira vez com um notebook "gamer".
0 -
Amigo o seu notebook está reconhecendo a placa de video?
0 -
Olá, bom dia.
Sim, a gpu dedicada é acionada de forma automaticamente, ou então você pode selecionar os programas que você queira pelo NvidiaApp.
Pelas configurações de vídeo você consegue alterar entre os 144hz ou 60hz,
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Sim. Reconhecendo normalmente. Joguei até um pouquinho ontem com ele.
Minhas configurações de video não habilita essa opção de 144hz. Nem na placa integrada nem na dedicada.
0 -
Verifique nesse site qual resultado dará:
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Fiz o teste e apareceu 165hz. Segue o print do teste no site.
0 -
Então a tela está correta, talvez trabalhando um pouco acima dos 144hz, mas é fato que está normal.
Talvez algum tipo de overdrive na tela, mas aparentemente normal.
Acesse essa opção e verifique se será listado a configuração 1920x1080 144hz
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Nesta opção citada não aparece tal informação. Segue print.
0 -
Clicou ali em Listar Todos os Modos?
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Não percebi essa opção. Más de qualquer forma não está exibindo 144hz na lista.
0 -
Pela lógica então está operando em 165hz.
Há um programa chamada CRU onde você personaliza a resolução da tela, bem como a frequência. Se possível seria interessante criar uma personalizada em 1920x1080 e 144hz. Mas de toda forma 165hz é melhor que os 144hz, apesar da pouca diferença.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Descobri pela Internet que os últimos lotes estão vindo com este painel de 165hz.
0 -
Excelente então.
A questão é que acaba exigindo mais processamento para entregar os 165hz.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Sim de fato. A questao e que a chance de eu alcancar 144hz ja seria quase que impossivel.
0