Touchpad parou de funcionar - Nitro AN515-43
Após alguns meses de utilização do Windows 11. O touchpad do meu Acer Nitro 5 simplesmente parou de funcionar, pesquisei em diversos locais, e vi que existem 2 drivers de touchpad, consegui pela Bios trocar para o driver mais "simples". Porém, ele é horrível, só funciona os botões e o movimento do mouse, não tem as interações do windows de deslizar 2 dedos, 3 dedos, para rolar a página ou abrir as guias abertas. Você precisa levar o mouse até a barra de rolagem. Estou formatando hoje meu PC e reinstalando o windows 10 para verificar se consigo restaurar meu touchpad. Minhas questão é: Preciso mudar isso na BIOS para voltar a utilização do driver original, ou ao fazer a formatação limpando completamente o notebook, é suficiente para voltar ao driver com todas as funções do touchpad?
Respostas
-
Boa decisão voltar ao Windows 10! O Nitro AN515-43 não tem drivers dedicados para o Windows 11 no site da Acer. A versão mais recente da BIOS (v1.12, de 2021) foi feita para o Windows 10 20H2, e não recebeu atualizações para suportar totalmente o Windows 11.
🔧 Problemas comuns com drivers genéricos do Windows 11:
- Touchpad perde gestos avançados (2/3 dedos).
- Áudio e Bluetooth podem apresentar falhas ou não funcionar corretamente.
- O driver “simples” que aparece na BIOS é limitado e não oferece suporte completo.
Reinstalar o Windows 10 deve restaurar o driver original com todos os recursos. Se possível, use os drivers do site da Acer e evite atualizações automáticas do Windows que possam sobrescrever os drivers funcionais.
Boa sorte com a reinstalação — poste aqui se precisar ajuda com os drivers!
1 -
Olá, boa noite.
Você tentou reinstalar os drivers quando ocorreu o problema mencionado?
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Nossa, eu não imaginei que a Acer daria um furo desses, acabei comprando a licença para o W11, fiz toda reinstalação do W10 mas já migrei para o W11. Interessante que, estava funcionando normalmente o touchpad, só precisei alterar na BIOS para o ICL2 que libera as funções com gestos mas hoje cedo tive uma surpresa, o touchpad já não funcionava mais novamente. Agora, não sei se conseguirei "regredir" para o W10 novamente, já são anos usando o W11 e o problema do touchpad veio depois de anos utilizando-o. Será que abrir alguma reclamação diretamente com a ACER possa solucionar ?
Eu trabalho com meu notebook, é um pé no saco ficar carregando um mouse pra cima e pra baixo só pq o touchpad não está funcionando os gestos…0 -
SOLUCIONADO !!!
Liguei diretamente na ACER, consegui falar com uma técnica, a mesma disse que de acordo com tudo que fiz, não haveria outra solução. Não fiquei parado, comecei a pesquisar novamente e lembrei que o ChatGPT poderia me ajudar. Ele me deu um passo a passo e solucionou o meu problema do Driver do touchpad .
Se você possui um ACER NITRO 5 e seu touchpad não funciona mais, siga exatamente esses passos:✅ Passos para resolver o erro "Código 10 - HID descriptor failed"
🔁 1. Reverter atualização de driver
- Pressione
Win + X
→ Gerenciador de Dispositivos. - Vá em "Dispositivos de Interface Humana" (Human Interface Devices).
- Localize algo como "I2C HID Device" ou "HID-compliant touch pad".
- Clique com o botão direito → Propriedades.
- Vá até a aba Driver → clique em Reverter driver (se disponível).
- Isso volta para a versão que estava funcionando antes.
Se a opção estiver cinza, vá para o próximo passo.
🔄 2. Desinstalar e reinstalar o driver manualmente
- No Gerenciador de Dispositivos, clique com o botão direito no mesmo driver e selecione Desinstalar dispositivo.
- Marque a caixa “Excluir o software de driver para este dispositivo” se aparecer.
- Reinicie o computador.
O Windows vai tentar reinstalar um driver genérico. Se ainda não funcionar, siga para o próximo passo.
📥 3. Instalar o driver original do Touchpad (Elan ou Synaptics)
Para o Acer Nitro 5 AN515-43, o touchpad costuma ser da ELAN.
- Acesse o site oficial da Acer:
- https://www.acer.com/br-pt/support
- Pesquise o modelo:
AN515-43
. - Vá na aba Drivers e Manuais.
- Baixe o driver do Touchpad para o Windows 10 (sim, mesmo no Windows 11).
- Instale manualmente e reinicie o sistema.
⚠️ A versão do Windows no site pode ser anterior, mas o driver costuma funcionar normalmente no W11.
🔧 4. Ativar dispositivos ocultos e verificar conflitos
No Gerenciador de Dispositivos:
- Clique em Exibir > Mostrar dispositivos ocultos.
- Veja se o touchpad aparece com algum ícone de alerta.
- Clique com o botão direito → Desativar, depois Ativar novamente.
⛔ 5. Impedir que o Windows atualize drivers automaticamente (opcional)
Depois que o touchpad voltar a funcionar:
- Pressione
Win + R
, digite:
systempropertieshardware - Clique em Configurações de Instalação do Dispositivo.
- Selecione: Não (o dispositivo pode não funcionar como esperado).
- Clique em Salvar alterações.
Isso evita que o Windows troque seu driver novamente.
🆘Para resolver o meu, eu fiz os seguintes passos: 2 → 3 e 5. Os passos 1 e 4 não foram necessários no MEU CASO.
Ponto a considerar. Assim que funcionou, o gesto de rolagem ficou invertido, ao deslizar 2 dedos para cima, a página ia pra cima e vice-versa. Para resolver isto:✅ Como corrigir os gestos invertidos no touchpad (Acer Nitro 5)
🖱️ Método 1 – Pelo Painel de Controle (Driver ELAN)
- Pressione
Win + R
→ digite:
main.cpl - Vá até a aba ELAN (ou Dispositivo, se estiver em português).
- Clique em Opções ou Configurações.
- Procure por algo como "Direção de rolagem invertida", "Scroll invertido", ou "Natural Scrolling".
- Desmarque a opção se quiser que o gesto de arrastar para baixo role para baixo, como é padrão no Windows.
⚙️ Método 2 – Configurações do Windows 11 (caso use driver Precision)
Se o driver for o Microsoft Precision Touchpad:
- Vá em Configurações → Bluetooth e dispositivos → Touchpad.
- Role até a seção Rolar e zoom.
- Na opção Direção da rolagem, escolha "Movimento para cima ***** para cima" (ou equivalente).
🆘Para o meu caso, apenas o método 2 foi suficiente.
VALE SALIENTAR QUE, ANTES DE TUDO, EU FORMATEI MEU NOTEBOOK E INSTALEI O WINDOWS 11 NU E CRU, E INSTALEI TODOS OS DRIVERS DIRETO NO SITE DA ACER. O TOUCHPAD HAVIA FUNCIONADO POR 2 DIAS E PAROU LOGO EM SEGUIDA, AÍ SIM EU FIZ ESSES PASSOS ACIMA. ACREDITO MUITO QUE SEJA ALGUMA ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA QUE O FAZ PARAR DE FUNCIONAR, POR ISSO O PASSO 5 É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA. FIZ ISSO HOJE 19/07/2025 E ESTÁ FUNCIONANDO TODOS OS GESTOS.0 - Pressione