NITRO AN515-57 DANDO POWER LIMIT...?

Opções
Felipe06
Felipe06 Member Posts: 15 Troubleshooter

Olá a todos, novamente meu AN515-57 deu problema de desempenho baixo. Quando estou jogando, minha GPU está saíndo de 30w para 15w, sem a temperatura estar alta. Em jogos mais pesados, isso acontece frequentemente. Eu tinha resolvido esse problema fazendo um underclock para 1650mhz em 850mV, mas isso foi antes de instalar um NVME no segundo SLOT (vi algumas postagens onde dava um problema em relação a isso).

Eu mantive esse clock mas agora está frequentemente dando esse problema, até em JOGOS FPS mais leves, tipo o CS2 onde pego 160fps, ele está baixando para 15w e o FPS tendo com uma perca de 40%. Como posso resolver isso? Algo que reparei é que a GPU não está esquentando o suficiente pra dar um thermal throttling, já a CPU está na casa dos 80°.

Esses prints foram após remover o underclock, mas aconteceu mesmo com underclock ativo.

Captura de tela 2025-07-18 171901.png 2050650_33.jpg

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 17,949 Trailblazer

Olá Felipe06,

Power Limit e queda de desempenho? Evite modificações externas Se você já tentou “underclock” via software como MSI Afterburner, o ideal agora é remover qualquer ferramenta de terceiros que altere tensão ou frequência da CPU/GPU — elas podem interferir nos controles internos do sistema e causar instabilidade.

💡 Em vez disso, use as configurações nativas do Windows para gerenciar o desempenho da CPU:

1. Vá para Painel de Controle > Energia > Alterar configurações do plano
    2. Clique em Configurações avançadas de energia
    3. Expanda “Gerenciamento de energia do processador
    4. Em “Política de aumento de desempenho”, selecione “Garantido (agressivo)”

Esse modo força o sistema a manter o clock ideal sem depender de modificações externas, e ajuda a controlar quedas bruscas de consumo (de 30W para 15W, por exemplo) que afetam os FPS nos jogos.

⚠️ Lembre-se: BIOS da Acer não permite ajustes de tensão/frequência da GPU, então qualquer modificação é feita por software e pode gerar conflitos — especialmente se o sistema já estiver reagindo à presença de um segundo NVMe.

Turbo Boost settings.jpg
  • Felipe06
    Felipe06 Member Posts: 15 Troubleshooter

O meu aparece de uma forma diferente, então coloco quantos % em cada configuração?

image.png
  • Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 17,949 Trailblazer
    editado 8:07AM

Oi Felipe06,

Alguns planos de energia podem ocultar certas opções avançadas, como “Modo de aumento de desempenho do processador”. Caso essa opção esteja ausente, é possível reativá-la para visibilidade, sem alterar o funcionamento real do sistema:

🧩 Local do Registro:

plaintext

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Power\PowerSettings\54533251-82be-4824-96c1-47b60b740d00\be337238-0d82-4146-a960-4f3749d470c7

🛠️ Ação recomendada:

• Defina o valor de Attributes como 2 para tornar a opção visível no painel avançado de energia.

📌 Nota: Esta alteração é apenas visual e não afeta a integridade do sistema. Editar o registro requer cautela. Consulte fontes confiáveis ou peça ajuda antes de aplicar.

Turbo boost reg.jpg