Acer nitro v15 ANV15-51-51UZ não reconhece a placa de video rtx 4050

Opções
Marcelocostam_
Marcelocostam_ Member Posts: 7 New User

Comprei um Acer nitro v15 com Linux e chegou essa semana, no Linux eu verifiquei e a placa estava lá, instalei o windows 10 ontem, atualizei todos os drivers e agora a placa não reconhece mais, não aparece em nenhum gerenciador e quando tento baixar drivers da NVidia diz que não há dispositivo NVidia no computador

Alguém que teve o mesmo problema consegue me ajudar?

IMG-20250716-WA0030.jpeg

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 17,949 Trailblazer

Oi Marcelocostam,

Esse modelo é de 2023 e já vem com BIOS versão 1.26 (datada de 17/04/2025), com atualizações de EC voltadas para o Windows 11 24H2.

O Windows 10 não tem suporte adequado para o hardware mais recente, especialmente para a RTX 4050 com Dynamic Boost e Advanced Optimus.

Recomendo fortemente instalar o Windows 11 24H2 direto do site da Microsoft. Isso garante que o driver da NVIDIA seja reconhecido corretamente e que o sistema funcione com todos os recursos.

🔗 Baixe o Windows 11 24H2 aqui

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 17,509 Trailblazer

Olá, bom dia.

Pelo Gerenciador de Dispositivos, vá até a aba Exibir e marque Mostrar Ocultos. Verifique se o placa estará visível em adaptadores de vídeo.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,864 Guru

Olá,

Sintoma clássico de chip GPU ou VRAM com defeito!

Não fique perdendo tempo e acione a Revenda ou Suporte Técnico para solicitar a troca (não aceite o conserto).

• Marcelocostam_

Sério??? No Linux a placa constava nas configurações

Como faço para entrar em contato com o suporte e solicitar a troca?

• eGomes

@Marcelocostam_,

Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: dxdiag [Enter], aguarde a ferramenta concluir a verificação inicial (barra indicadora verde), clique no botão Salvar informações…. E então, anexe aqui o arquivo DxDiag.txt (vide ícone clips abaixo).

• joaoftg
    joaoftg Member Posts: 15 New User

O Dynamic Boost eu vi que tem habilitado no meu novo nitro V15. Porém o Advanced Optimus não está habilitado. E não acho onde habilita-lo.

• Puraw
    editado July 17

Oi joaoftg, valeu por compartilhar!

O Dynamic Boost está ativo automaticamente, como você notou, mas o Advanced Optimus depende de mais do que só o hardware—ele exige:

• Windows 11 24H2 (versões anteriores ou o Windows 10 não ativam corretamente)
    • Driver NVIDIA atualizado com suporte para MUX dinâmico
    • BIOS 1.26 e EC firmware recente, que já vêm no Nitro V15 ANV15-51-51UZ

⚠️ Não há opção manual para ativar o Advanced Optimus. Quando tudo está configurado corretamente, ele aparece no Painel de Controle da NVIDIA como “GPU dinâmica” ou “MUX automático”.

Se você estiver no Windows 11 24H2 e ainda não vê essa opção:

1. Verifique se o driver NVIDIA está atualizado direto do site oficial.
    2. Reinicie o sistema após a instalação.
    3. Abra o Painel de Controle NVIDIA → Gerenciar configurações 3D → veja se há opção de seleção automática de GPU.

Se quiser, posso te ajudar a verificar se o recurso está ativo com base no seu DxDiag ou prints do painel NVIDIA.

• joaoftg

Meu windows é o 24h2 mais recente.

Meu driver foi baixado pelo site Nvidia corretamente sendo o mais recente.

Acredito que minha BIOS já tenha vindo nesta ultima versão informada.

Acho que vou sim precisar de ajuda para analisar isso.

Segue o arquivo Dxdiag.

• Puraw

Oi joaoftg, obrigado por compartilhar o DxDiag.

Com base no seu sistema e drivers, parece que o Advanced Optimus ainda não está ativado corretamente. Isso pode depender de ajustes internos que só a Acer pode validar. Recomendo entrar em contato com o suporte técnico para confirmar se o recurso está ativo no seu modelo específico.

Boa sorte com o sistema!

• joaoftg

Ok. Entrarei em contato com a Acer para saber mais. Obrigado.

• eGomes
    editado July 17

Olá @joaoftg,

Não há nada de errado com o seu log!

Os Nitro V15 não possuem interruptor de exibição dinâmico (MUX Switch). E consequentemente, não há suporte para o recurso NVIDIA Advanced Optimus:

ANV15-51 schematic.png
  • joaoftg

Ah sim. Isso explicaria muita coisa.

Apesar que no diagrama que enviou não consegui ler que se trata do Nitro V15.

Talvez isso explique porque ele é um dos notebooks com 4050 com mais custo beneficio do mercado.

De qualquer forma estou bastante satisfeito com o notebook.

Tem alguma opção na BIOS ou algo que me indiquem fazer no notebook para melhor ainda mais a experiencia ?

Digo, desabilitar alguma opção inútil para minha utilização (jogos) e vice versa ?

• Marcelocostam_
  • eGomes

@joaoftg,

A imagem acima é um diagrama da placa-mãe (ZYP) que equipa os Nitro V15. Se o seu laptop está funcionando de maneira satisfatória, não há motivos para se preocupar! 😉👍️

@Marcelocostam_,

Como podemos verificar no seu screenshot, sua GPU discreta (RTX 4050) parece que deu a "mãozinha" para São Pedro. 😥😐️

• Marcelocostam_

Vou ter que devolver o notebook então?

• eGomes

@Marcelocostam_,

Como última esperança, experimente realizar o procedimento de reset do controlador EC:

1. Remova a fonte do carregador;
    2. Abra o seu laptop (remova a tampa inferior que dá acesso a placa-mãe), desconecte o cabo da bateria interna e pilha CR2032;
    3. Pressione e mantenha o botão / tecla Power por 30 ~ 60 segundos;
    4. Remonte o seu laptop, reconectando a pilha CR2032 e bateria;
    5. Em seguida, ligue o seu laptop novamente.
    Importante: Após realizar este procedimento, você notará que o POST será mais demorado que o habitual e o seu laptop irá ligar e desligar várias vezes (3x). Isto é um comportamento normal e esperado!

Se o problema persistir, infelizmente você vai ter que acionar a garantia (devolução / troca) do seu aparelho:

https://www.acer.com/br-pt/support/contact-acer

De preferência, entre em contato com a loja / revenda onde você comprou!

• joaoftg

Ah sim. Extremamente satisfatorio.
    Já encomendei inclusive mais 16GB de RAM para ele 5200MHZ. Alguns jogos que instalei já estão pedindo mais de 20GB.

Agradeço a ajuda.

• Marcelocostam_

O PROBLEMA ERA O WINDOWS 10!!!

Atualizou sozinho pro windows 11, baixou os updates e a placa apareceu normal
    Se comprarem um Acer nitro v15 NÃO INSTALEM O WINDOWS 10, USEM O 11.

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 17,509 Trailblazer

Talvez o driver na gpu não fosse compatível com W10, mas normalmente pelo site da Nvidia há a opção para os dois SOs.

image.png
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!