Acer Predator PHN16-71-72W6 - Porta USB não funciona com o mouse.

Opções
Eduardo_Melo
Eduardo_Melo Member Posts: 5 New User

Adiquiri um Acer Predator recentemente, ele tem um processador 13th Gen Intel(R) Core(TM) i7-13650HX - 2.60 GHz e uma placa de video RTX 4060. Estou com um problema com as portas USB 3.0. Onde ao iniciar/reiniciar o win11, o meu mouse HyperX PulseFire Haste fica com o RGB tremulo e ao movimentá-lo responde na tela como se o dpi estivesse muito baixo. Estou contornando o problema retirando da ubs e reconectando, isso corrige o erro. Mas, caso eu desligue o aparelho ao religá-lo acontece novamente. Já tentei reiniciar os drivers das portas mas não corrigiu o erro.

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,857 Guru
    editado July 13

Olá @Eduardo_Melo,

Seja bem-vindo!

Este problema também ocorre se você testar com outro mouse e as demais portas USB?

Experimente fazer um teste desabilitando temporariamente a opção Fast Boot nas configurações do firmware UEFI / BIOS. E também o recurso Ligar a Inicialização rápida (Fast startup) do Windows:

Verifique também se o firmware do seu Predator PHN16-71 está atualizado com a versão mais recente:

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Predator_PHN16-71/downloads?suggest=PHN16-71;1

• Eduardo_Melo

Olá, obrigado por responder! Eu desabilitei o fast boot na bios e também pelo win11 como demonstrado pelo tutorial. Infelizmente, continua com o mesmo erro. Não tenho outro mouse para testar as portas, entretanto, este mesmo mouse funciona em um nitro v15 que a minha namorada tem sem problemas. Sobre a atualização da bios/firmware, estão na penutima versão lançada, como nunca atualizei a bios tenho receio de danificar o notebook. Vou tentar entrar em contato com o suporte da acer, mas muito obrigado!

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 17,496 Trailblazer

Olá, boa tarde.

Já tentou realizar um reset para as configurações de fábrica?

image.png
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Eduardo_Melo

Olá @RenanVilela, boa noite obrigado por responder! Tentei sim, mas restaurá-lo de fabrica não corrigiu o erro. Consegui testar mais mouses nesta maquina e nos testes não apresentaram os problemas, notei que o erro parece ser junto ao progama HyperX NGENUITY que utilizamos para as configurações de RGB, DPI, etc… Ao ligar a maquina ele se comporta normalmente, mas ao acessar o usuário e ao progama da Hyperx inicializar ocorre o erro. Estou tentando utilizar o mouse sem o app da HyperX mas fico sem o RGB do mouse e não sabendo ao certo o DPI e o Hz que ele está trabalhando. Infelizmente, não ter o software não corrige 100% mas reduz muito as vezes que este mouse apresenta os problemas.

• eGomes
    editado July 15

@Eduardo_Melo,

Ao que tudo indica está ocorrendo um problema de incompatibilidade entre o seu Predator PHN16-71 e software do seu mouse (HyperX NGENUITY).

Como já sugerido anteriormente, procure atualizar o firmware do seu Predator com a última versão disponível. Caso você não se sinta a vontade em fazer este procedimento, procure uma Assistência técnica ou alguém (que possua experiência) e seja de sua confiança.

Verifique também se a sua instalação do Windows 11 está atualizada com a compilação mais recente:

https://support.microsoft.com/pt-br/topic/13-de-julho-de-2025-kb5064489-compila%C3%A7%C3%A3o-26100-4656-do-so-fora-de-banda-14a82ab2-100f-4dd4-8141-f490ec90c8f4

Assegure também que o software HyperX NGENUITY esteja atualizado:

https://apps.microsoft.com/detail/9p1tbxr6qdcx?rtc=1&hl=pt-br&gl=US

• Eduardo_Melo

@eGomes Olá, eu realizei a atualização do firmware não corrigiu o erro ainda. E tanto o Windows quanto o software da HyperX estão atualizados. Eu estou considerando comprar um mouse novo do que resolver este problema kkkkk. Mas estou agradecido pelas dicas e tentativas de ajuda!

• eGomes

Como última sugestão...🥹😅

Experimente desativar a suspensão seletiva USB:

https://www.elevenforum.com/t/enable-or-disable-usb-selective-suspend-in-windows-11.10251/

• eGomes
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 17,496 Trailblazer

Já experimentou utilizar o programa em modo de compatibilidade com versões diferentes do Windows?

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Eduardo_Melo

Olá @eGomes, eu desativei a suspensão seletiva USB mas infelizmente não corrigiu também. Sobre o firmware do mouse já está atualizado também e não corrigiu.
    Olá @RenanVilela, também tentei usar o modo de compatibilidade a outras versões do Windows mas sem sucesso.